TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quimica - Bomba Nuclear

Trabalho Escolar: Quimica - Bomba Nuclear. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  756 Palavras (4 Páginas)  •  870 Visualizações

Página 1 de 4

- Breve Histórico

A bomba atômica é uma arma explosiva, na qual a sua energia é derivada de uma reação nuclear em cadeia com alto poder destrutivo. A sua descoberta foi realizada e pesquisada por diversos cientistas, dentre eles Albert Einstein.

Esse equipamento foi utilizado pelos Estados Unidos da America durante a segunda Guerra Mundial, quando a base de Pearl Harbor foi bombardeada pelos japoneses.

A primeira bomba foi lançada no dia 06 de Agosto de 1945 na cidade de Hiroshima, o que provocou a morte de milhares de pessoas. Como os japoneses não se renderam aos ataques dos Norte Americanos, esses lançaram uma segunda bomba atômica sobre Nagasaki.

Após esses acontecimentos foi determinado o fim da Segunda Guerra Mundial. Os aperfeiçoamentos das bombas nucleares continuam até os tempos atuais, sendo uma arma de domínio não apenas dos Estados Unidos, mas também da Coréia e de outros.

- Tipos

Normalmente as bombas atômicas têm um funcionamento diferente de acordo com o material que é usado para a explosão. São divididas em quatro tipos:

Bomba Suja

A bomba suja não possui uma força destrutiva como as demais bombas atômicas, ela age através da expansão de gás sobre uma extensa área. Ao ser acionada, ela espalha o material radioativo na forma de uma nuvem de poeira, daí o nome “bomba suja”. A poeira é transportada pelo vento, danificando uma área maior do que a da própria explosão.

Bomba de nêutrons

Talvez seja essa a menor de todas as bombas atômicas, é composta por um dispositivo termonuclear pequeno. A reação de fusão se dá através de elementos como níquel ou cromo. Nesse caso, os nêutrons gerados não são absorvidos pelo interior da bomba, eles escapam.

Os nêutrons, uma vez presentes na atmosfera, têm um grande poder destrutivo sobre organismos. Possuem alta energia e são capazes de penetrar tecidos vivos como nenhuma outra partícula.

Bombas de fusão nuclear

Como o próprio nome já diz, a reação que aciona esse tipo de bomba é proveniente do núcleo atômico. Os núcleos leves de hidrogênio e hélio combinam-se para formar elementos mais pesados e liberar enormes quantidades de energia.

A bomba de fusão nuclear é a mais temida de todas, em razão de sua potência. É também conhecida como bomba de hidrogênio ou bomba termonuclear. Até hoje ela só foi usada em testes nucleares, um deles foi realizado pela União Soviética em 1961 e ficou conhecida como Tsar Bomba.

Bombas de fissão nuclear

Bombas que também utilizam de reações nucleares, isto é, a reação acontece com pesados núcleos atômicos provenientes do elemento urânio ou plutônio. Quando o núcleo é desintegrado, o elemento se torna mais leve. A reação é possível a partir do bombardeamento do núcleo por nêutrons.

Ao bombardear o núcleo, tem-se a produção de mais nêutrons, esses por sua vez se chocam com outros núcleos, gerando uma reação em cadeia.

Princípios de funcionamento

A bomba atômica é uma arma com grande poder de destruição, o Urânio é um dos principais elementos causadores da explosão.

Quando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com