TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quimica Inorganica

Ensaios: Quimica Inorganica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2014  •  566 Palavras (3 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 3

Elemento Químico é um conjunto formado por átomos que possuem o mesmo número de prótons em seu núcleo, isto é, o mesmo número atômico (Z). Cada elemento é reconhecido por um símbolo. O Oxigenio, por exemplo, tem símbolo O e o Enxofre é o S.

A Tabela Periódica traz uma enorme quantidade de elementos químicos que são distribuídos seguindo em ordem crescente por seus números atômicos e de acordo com a semelhança de suas propridades. A maioria dos elementos são encontrados na natureza e são conhecidos como Elementos Naturais. Alguns elementos cujos átomos são criados artificialmente, em laboratórios num acelerador de particulas, e são chamados de Elementos Sintéticos. Recentemente foram inclusos dois novos elementos na tabéla periódica, sendo eles o Ununquádio (Uuq), e o Ununhexium (Uuh) que esta presente na Família 6A.

Simbolos dos Elementos Químicos

Nos dias de hoje, os símbolos seguem critérios internacionais, o que permite que um elemento químico da Tabela Periódica seja identificado em qualquer lugar do mundo, independente da língua ou alfabeto. Em outras palavras, o símbolo dos elementos químicos passou a ser universal.

O padrão adotado para a escolha da simbologia é sempre baseado no nome do elemento em latin com sua letra inicial em maiúscula, seguido, se houver necessidade, de uma segunda letra, dessa vez minúscula.

Por exemplo, o símbolo do Cálcio é Ca justamente porque já existia outro elemento com o símbolo C, no caso o Carbono.

Ao contrário dos períodos, as Famílias da Tabela Periódica são distribuídas de forma vertical, em 18 colunas. Os elementos químicos que estão localizados na mesma coluna da Tabela Periódica são considerados da mesma família pois possuem propriedades físicas e químicas semelhantes. Esse elementos fazem parte de um mesmo grupo porque apresentam a mesma configuração de elétrons na última camada (camada de valência).

O grupo 16 ou 6A é o dos Calcogênios. O nome “calcogênio” vem do grego “khalkos”, que significa cobre, e “genos”, uma família de origem nobre. A junção dos nomes gera “calcogênios”, que quer dizer “originário do cobre” ou “que vem do cobre”. Todos os elementos dessa família são Não-Metais e o o polônio (Po) é o único deles que é radiotivo.

Os elementos químicos do grupo 16 são caracterizados por possuir 6 elétrons na camada de valência. Eles formam compostos com metais e com o hidrogênio, quando o número de oxidação é -2. Os números de oxidação +2, +4 e +6 ocorrem quando os elementos do grupo formam compostos com outros elementos do seu próprio grupo, ou com os elementos do grupo dos Halogênios.

Este grupo é formado pelos seguintes elementos e suas caracteristicas:

Oxigênio (O): Gás incolor, inodoro, insípido; Pouco solúvel em água; Essencial para manutenção da vida; Elemento mais abundante dentro do globo terrestre; É responsável por aproximadamente um quinto da contribuiçao do ar puro.

Enxofre (S): é insoluvel em água, porém, apresenta solubilidade em dissulfeto de Carbono; localizado com relativa facilidade na natureza; os alquimistas na idade media conheciam a possibilidade de combinar o Enxofre como Mercúrio; O nome Enxofre deriva do Latim “sulphurium”

Selênio (Se):

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com