TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quimica- Volumetria

Ensaios: Quimica- Volumetria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/8/2014  •  644 Palavras (3 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 3

A volumetria consiste na medição de volumes de duas soluções que reagem uma com a outra, sendo uma solução de concentração conhecida e a outra contendo a substância a ser doseada. A primeira é adicionada, em geral, gradualmente à solução da substância a dosear até que se atinja a quantidade estequiométrica. O processo de medição de volumes é designado por titulação.

Titulação é o processo empregado em Química para se determinar a quantidade de substância de uma solução pelo confronto com uma outra espécie química, de concentração e natureza conhecidas. A substância de interesse em qualquer determinação recebe o nome de analito. A espécie química com concentração definida recebe o nome de titulante, que é, em geral, uma solução obtida a partir de um padrão primário. No entanto, padronizando-se uma solução comum, esta também pode ser utilizada. A solução a ter sua concentração determinada recebe o nome de titulado.

A titulação apresenta grande precisão e requer aparelhagem simples e, geralmente, são executados com rapidez. De um modo geral, as análises volumétricas exigem os seguintes requisitos:

a) recipientes de medida calibrados, incluindo buretas, pipetas e balões volumétricos;

b) balanças analíticas, para pesar quantidades relativamente pequenas com grande precisão;

c) substâncias de pureza conhecida para o preparo de soluções padrão;

d) indicadores visuais ou métodos instrumentais para detectar o fim da reação.

Existem vários tipos de titulação, entre elas destacam-se a titulação ácido-base. Numa titulação faz-se a adição do titulante ao titulado, até se atingir as proporções este- quilométricas entre as duas substâncias reagentes, isto é até que se atinja o chamado ponto de equivalência da volumetria. Na prática, porém, este ponto é detectado um pouco antes ou um pouco depois do ponto de equivalência e é designado por ponto final. A diferença entre o ponto de equivalência e o ponto final é o chamado erro de titulação. O Ponto Final da Titulação também pode ser determinado através da chamada Curva de Titulação ou Curva de Neutralização, uma representação gráfica dos valores do pH em função do volume de titulante adicionado.

A representação gráfica de uma curva de titulação mostra três zonas de variação do pH:

• uma variação suave, quase horizontal, na zona ácida da escala de pH (varia pouco devido à capacidade de tampão da solução de ácido forte);

• uma variação brusca, quase vertical, passando da zona ácida para a zona alcalina;

• de novo, uma pequena variação na zona alcalina.

O Ponto de Equivalência é o ponto de inflexão da curva de titulação, isto é, é o ponto em que muda a inclinação da curva. O ponto de equivalência é definido por duas coordenadas: o volume equivalente lido nas abcissas e o pH equivalente lido no eixo das ordenadas.

Dentro da titulação ácido-base do tipo ácido forte/ base forte, o ponto de equivalência se dá aproximadamente em pH 7, pois o ácido ioniza-se praticamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com