TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qustionário

Artigo: Qustionário. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2015  •  495 Palavras (2 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 2

1 QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: HISTÓRIA E EVOLUCÃO

A Qualidade de Vida no Trabalho apesar de amplamente discutida e facilmente estudada nos dias de hoje, apresenta um contexto histórico bem recente. A percepção da necessidade de politicas inerentes à Qualidade de Vida no ambiente de trabalho foi de suma importância no desenvolvimento desse processo.

Na inicio do século XX surgiramas primeiras preocupações com o individuo e o trabalho, porém deforma ainda muito primitiva. De acordo com Rodrigues (1998, p. 19), “[...] em um primeiro momento, na década inicial do século passado a racionalizaçãodo trabalho a partir de métodos científicos foi predominante, onde o objetivo maior era a elevação da produtividade e consequentemente maiores ganhos aos detentores de capital”.

Nas décadas sequentes, mais especificadamente nas três décadas posteriores era analisado o comportamento do individuo, o trabalho e a satisfação de forma isolada. Estes aspectos só foram analisados de forma correlacionada a partir da década de 50. Segundo Rodrigues (1998, p. 19), “foi a partir da década de 50 que surgiram teorias tentando explicar que a produtividade e a satisfação do trabalhador estavam completamente associadas”.

Desse modo, nos anos 60 muitos movimentos reivindicatórios de trabalhadores em outros países, ocasionou conflitos e crises dentro das organizações, favorecendo o surgimento de indivíduos mais conscientes e o desenvolvimento de estudos sobre Qualidade de Vida no Trabalho, que já haviam sido iniciados na Inglaterra e nos Estados Unidos (RODRIGUES, 1998).

A partir da década de 70 estimulados pelo sucesso industrial japonês, que tinha uma forma de gerenciamento diferente do Ocidente, surgiram os primeiros movimentos e as primeiras formas de se utilizar e aplicar a QVT nas empresas. Assim na década de 80 com o crescimento tecnológico, e a constante modernização das empresas, se fez necessário e importante a presença de um bom gestor, que soubesse administrar a importância das pessoas e não somente das máquinas dentro da organização (RODRIGUES, 1998).

Segundo Sampaio (2003, p. 25), “desde a década de 90 [...] a complexidade das organizações e o advento de métodos de produção em massa trouxeram, como consequência, uma maior desumanização do trabalho”. Mas foi também na década de 90 que a qualidade de vida passou a integrar as pautas acadêmicas e literárias, nesta época de acordo com Bom Sucesso (1998, p. 29), “[...] o termo qualidade de vida invadiu todos os espaços, passou a integrar o discurso acadêmico, a literatura relativa ao comportamento nas organizações, os programas de qualidade total, as conversas informais e a mídia em geral”. Nesse contexto, não demoraria muito para os gestores perceberem que qualidade de vida não podia ser desassociada do trabalho, pois esta desumanização do trabalho culminaria, no longo prazo, danos não só para o funcionário, mas para a empresa como um todo.

São por esses e outros motivos que a aplicação da QVT, geradiscussões e estudos até os dias de hoje, em que se tenta medir e avaliar a importância dos Programas de QVT para as empresas. É o que será discutido e analisado ao longo desse estudo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com