TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REAÇÕES E EQUAÇÕES QUIMÍCAS

Trabalho Escolar: REAÇÕES E EQUAÇÕES QUIMÍCAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  842 Palavras (4 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

As reações químicas são processos pelos quais um tipo de matéria se transforma em outro. Podemos observar as reações químicas, como: mudanças de cores, emissão de luz, absorção ou liberação de calor, liberação de gases, fazendo uso do laboratório, conseguimos comprovar a relação de conservação de massa e as estruturas que regem os tipos de reações existentes. Assim podendo escrever e balancear equações e reações químicas e identificar os produtos formados em uma reação.

2 REVISÃO DA LITERATURA

Uma equação química é um método abreviado de descrever uma transformação química. As substancias do lado esquerdo da equação são chamadas de reagentes e as do lado direito de produtos. A equação, figura 1, exprime o fato de que o dióxido de manganês reagira com o acido clorídrico para formar cloreto manganoso, água e cloro.

Figura 1 – Equação química.

Fonte: Primaria.

Se a equação for balanceada, exprime o fato de que o numero de átomos de um lado precisa ser o mesmo dos dois lados da equação. Figura 2.

Figura 2 – Equação química balanceada.

Fonte: Primaria.

A equação química balanceada é uma expressão da lei da conservação da massa e fornecem a massas dos vários reagentes e produtos (Castellan, 1986).

3 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Foram utilizados os seguintes materiais e equipamentos nos experimentos:

• Equipamentos usados foi béquer, pinça, tubos de ensaio, fio de cobre, zinco metálico e tiras de magnésio.

• Materiais utilizados foram dióxido de manganês, sulfato de zinco, sulfato de sódio, peróxido de hidrogênio, sulfato de cobre, nitrato de prata, ácido clorídrico, hidróxido de sódio, nitrato de bário e carbono de sódio.

Os experimentos foram feitos no laboratório de química da católica Santa Catarina Joinville Centro. Com todos os equipamentos em condições de uso e o local em ótimas condições para fazer nossas experiências.

-Foram feitas as seguintes experiências:

• Reação de síntese.

Cu + O2 , foi pego um pedaço de cobre de 5 cm e segurando com uma pinça aquecemos na chama, a energia cinética de suas partículas aumentaram levando a ponto de fusão.

• Reações de analise.

H2O2 + MnO2 , foi adicionado uma pequena quantidade de catalisador em 10 ml de peróxido de hidrogênio, a reação foi a liberação de gases.

• Reações de simples troca.

1. Zn(s) + Cu+2(aq) + SO4-2(aq) , foi adicionado 1 ml de sulfato de cobre em uma placa de zinco, esperando alguns minutos o sulfato de cobre escureceu a placa na superfície onde se encontrava.

2. Cu(s) + Zn+2(aq) + SO4-2(aq) , foi adicionado 1 ml de de sulfato de zinco em um pouco de cobre metálico, esperando alguns minutos não houve reações.

3. Mg(s) + Ag+1(aq) + NO3-1 (aq) , foi adicionado 1 ml de nitrato de prata junto a tira de magnésio, esperando alguns minuto as tiras de magnésio foram se dissolvendo criando uma pasta no fundo do tubo de ensaio.

4. Mg(s) + H+1(aq) + Cl-1(aq) , foi adicionado 1 ml de ácido clorídrico junto a tira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com