TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REEDUCAÇÃO SUSTENTÁVEL NO DIA A DIA

Trabalho Universitário: REEDUCAÇÃO SUSTENTÁVEL NO DIA A DIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  2.057 Palavras (9 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

O ser humano atualmente não percebe como está agindo contra o seu próprio ambiente. O mau manuseio de matérias recicláveis contribui, não só na poluição ambiental, como também na destruição da natureza.

Pensando nisso o tema sustentabilidade vem sendo bastante discutido não só pelo governo, como também em empresas e escolas. A educação tem sido um dos melhores caminhos para promover mudanças de atitudes e comportamentos e com o intuito de preservar a ecologia e economizar no que diz respeito a reutilização de matérias recicláveis reduzindo a poluição que é deixada pelo homem.

O conceito de sustentabilidade apesar de muito discutido é pouco compreendido e menos ainda, vivenciado. Percebemos que ainda não há uma conscientização do homem em relação a tais problemas que ele mesmo tem causado. Há atualmente programas bastante significativos que funcionam como ferramentas de reflexão sobre o que pode ser feito para a melhoria de praticas sustentáveis em vários campos sociais.

O fato é que, para continuarmos construindo uma sociedade mais sustentável é preciso inicialmente compreender o que as pessoas pensam sobre o assunto e como agem no seu dia a dia.

1 O que é Sustentabilidade?

Analisar a triste realidade atual é ao mesmo tempo refletir sobre a importância de manter em pé e vivo o que o homem tem destruído até hoje. O mais importante é ter em mente que são necessárias ações de reconstrução e reeducação sobre essas iniciativas. A esse processo dar-se o nome de sustentabilidade, palavra que é derivada do seu próprio verbo; sustentar, erguer e conserva.

Dar suporte a alguma condição, em algo ou alguém, chama-se sustentabilidade, é a condição para um processo ou tarefa existente, usado para designar o bom uso dos recursos naturais, a mesma é atualmente discutida pelo homem.

Sustentabilidade virou um tema essencial atualmente, e é utilizado para chamar diversos produtos e serviços, por exemplo, existem carros com conceito de sustentabilidade, prédios, empreendimentos, e até mesmo roupas. É um conceito para mostrar que o produto foi fabricado feito sem danificar ou prejudicar o meio ambiente, é ecologicamente correto, não polui, não foram utilizados madeiras de locais proibidos, e etc.

A condição de um processo ou de um sistema que permite a sua permanência, em certo nível, por um determinado prazo. Este conceito tornou-se um princípio, segundo o qual o uso dos recursos naturais para a satisfação de necessidades presentes não pode comprometer a satisfação das necessidades das gerações futuras, e que precisou do vínculo da sustentabilidade no longo prazo, um "longo prazo" de termo indefinido, em princípio.

Sustentabilidade também pode ser definida como a capacidade do ser humano interagir com o mundo, preservando o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras.

2 DIVISÕES DA SUSTENTABILIDADE

2.1 Sustentabilidade Empresarial

O cenário vivido pela humanidade nos implica numa árdua missão de reconstruir a sociedade. Neste sentido, se faz necessária uma mudança de paradigma por parte dos cidadãos e das organizações e isso passa por uma reinvenção dos modelos de produção e consumo adotados pelo ser humano. Para tanto, são necessárias novas formas de organização, como a sustentabilidade empresarial. Proposição que inova e desafia organizações e administradores a respeito da necessidade de conciliar as dimensões econômica, ambiental e social nos negócios.

Cada vez mais as empresas se preocupam com o meio ambiente, e ao mesmo tempo é uma estratégia. Nas empresas, sustentabilidade está ligada diretamente com responsabilidade social, tornou-se inclusive uma vantagem competitiva. A empresa que se preocupa com a sustentabilidade é aquela que cuida do Planeta, preocupa-se com a comunidade, com o meio ambiente, e é sempre bem-vista aos olhos do público.

Essas empresas para fazerem parte da sustentabilidade usam sistemas de tratamento e reaproveitamento da água, proporciona o racionamento da água e da energia elétrica, a reciclagem do lixo sólido, reutilizam obras de matéria-prima e montam projetos educacionais voltados para a preservação do meio ambiente.

No sentido da sustentabilidade empresarial, através de ações inovadoras de eco eficiência, a sustentabilidade empresarial pode ser uma oportunidade para novos negócios, gerando receita e contribuindo para a perenidade da empresa.

2.2 Sustentabilidade Ambiental e Ecológica

É o próprio planeta que necessita sobreviver com proteção e que siga da mesma forma no futuro. Procedimentos concretos devem ser implantados nos diversos setores das atividades humanas, como a utilização de energia que sejam renováveis, em substituição a aquelas que não são, como no caso, o combustível extraído da cana de açúcar e no uso consciente de outras diversas fontes como a água, por exemplo.

O setor industrial também está inserido nas questões ambientais, como: utilização de energias limpas, como, por exemplo, o gás que é liberado dos aterros sanitários, que pode servir também à população do entorno. Empresas que se utilizam da flora na fabricação de seus produtos, devem, como já o fazem, tanto o replantio da vegetação utilizada, como para a recuperação de áreas devastadas.

Procedimentos públicos devem aprofundar a sustentação do meio ambiente com investimentos em tecnologia que permitam a extração e o desenvolvimento social. A propaganda mostra, a educação fornece o conhecimento e a lei regulamenta.

Sustentabilidade ambiental e ecológica é a manutenção do meio ambiente do planeta Terra, é manter a qualidade de vida, manter o meio ambiente em harmonia com as pessoas. É cuidar para não poluir a água, separar o lixo, evitar desastres ecológicos, como queimadas, desmatamentos. O próprio conceito de sustentabilidade é para longo prazo, significa cuidar de todo o sistema, para que as gerações futuras possam aproveitar.

2.3 Educação Sustentável

A educação está altamente associada às atitudes sociais, sendo que a escola é tida como base para formação de indivíduos conscientes e responsáveis. Um aprendizado focado na educação sustentável pode gerar cidadãos preocupados com os problemas ambientais e com suas devidas soluções. Mas, é preciso difundir a importância da sustentabilidade na escola e como ela interfere na formação dos alunos.

Algumas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com