TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELACOES COM EMREGADOS

Ensaios: RELACOES COM EMREGADOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  928 Palavras (4 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT

Programa Parceladas

Curso de Bacharelado de Administração

Disciplina: Gestão de Pessoas I

Docente: Cristhiane Santana Souza

Relações com

Empregados

Ana Paula de Almeida

Elisangela Pereira Gomes

Fabricia de Deus

Genivaldo Pereira

Ismarlon Pires

Liandra Fernandes

Ronei Marinho

Discentes

Mirassol D’oeste, 09 de maio de 2014

Relações com Empregados

A política de relações com empregados são atividade da área do RH associadas com tratamento e movimentação dos colaboradores dentro da empresa.

Podemos definir que um conflito e mais do que um desacordo ou um choque de interesse, uma interferência deliberada sobre a tentativa de outra parte atingir seus objetivos, ele significa idéias sentimentos, atitudes, interesses.

Segundo Chiavenato, o conflito pode ocorrer dentro de um contexto de relacionamentos contínuos entre pessoas, grupos e organizações.

Três fatores que conduzem a criação de condições que dispõem ao conflito,

Diferenciação de atividades: equipes com objetivos e interesses diferentes, ou seja, a percepção da incompatibilidade de objetivos.

Recursos compartilhados: recurso disponível na empresa pode gerar percepção de incompatibilidade de objetivos entre equipes.

Atividades Interdependentes: as equipes dependem uma das outras, quando as equipes se tornam altamente interdependente, surgi à percepção de oportunidade de interferência.

As condições que desencadeiam o conflito, e a percepção da incompatibilidade de objetivos, percepção da oportunidade de interferência, assim as condições antecedentes produzem as condições favoráveis à ocorrência de conflitos.

Todo conflito tem em seu bojo forças construtivas que levam à inovação, motivação, atenção para um problema e mudança e forças destrutivas que levam a frustração, dispersão, bloqueio, desgaste e à negociação.

Todavia, a ausência de conflitos significa acomodação, apatia estagnação, pois o conflito existe porque existem pontos de vista e interesses diferentes que normalmente se chocam.

O conflito pode ser administrado de três maneiras sendo elas, resolução ganhar-perder, quando uma das partes ganha e a outra perde, resolução perder-perder, quando as duas partes não entram em um acordo, e as duas perdem resolução ganhar-ganhar, quando as duas parte uma solução benéfica para ambas, ou seja, as duas ganham motivadas por um sindicato.

As reivindicações sindicais nos conflitos trabalhista em prol a condições legais, econômicas, físicas, sócias, representatividade no trabalho.

E um ato jurídico pactuado entre sindicatos e empregados e de empregadores, para o estabelecimento de regras nas relações de trabalho em todo o âmbito das respectivas categorias.

Uma convenção coletiva de trabalho acaba determinando obrigações e direitos às partes,que devem ser respeitada durante sua vigência. Ressalta-se que suas clausulas não podem ferir direitos previstos na legislação sob pena de nulidade.

Negociação coletiva, e a convenção coletiva de trabalho e o fruto de negociação entre as parte,através de respectivas comissões de Negociação que são escolhidas, e tem o poder de negociação aprovadas em assembléias convocadas para esta finalidade.

Política de relações trabalhistas baseia em políticas da relação da organização, em relações aos sindicatos, tomados como representantes dos anseios, aspirações e necessidades dos empregados. Elas pode se definir diferentes relações trabalhistas, como a política paternalista que e caracterizada pela aceitação fácil e rápida dos reivindicadores, seja

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com