TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Repensando As Relações Internacionaus

Pesquisas Acadêmicas: Repensando As Relações Internacionaus. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2012  •  1.022 Palavras (5 Páginas)  •  793 Visualizações

Página 1 de 5

Repensando as Relações internacionaus

HALLIDAY, Fred. Repensando as Relações Internacionais. Porto Alegre: Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1999. Um encontro necessário: o materialismo histórico e as Relações Internacionais. P. 61-86

O irlandês Fred Halliday, nascido em 1924, foi professor de Relações Internacionais na “London School of Economics”, uma respeitada faculdade em Londres. Além disso, é autor de diversos livros bem conceituados e especialistas em questões do Oriente Médio, de desenvolvimento e nas teorias das relações internacionais. Em 1994, Halliday escreveu o livro “Repensando as relações internacionais”, no qual desenvolve uma renovadora discussão teórica em torno das RI. e propõe novas abordagens sobre este tema, enquadrando-o aos acontecimentos da década de 90 na política mundial. Neste resumo crítico, é abordado exclusivamente o segundo capítulo deste conceituado livro, escrito por Halliday.

Neste segundo capítulo da obra de Halliday, é apresentado uma releitura das relações internacionais, tendo como base o ponto de vista marxista. Além disso, vemos também a disposição do autor em apontar o Materialismo Histórico como um dos principais meios para se explicar as relações internacionais e o cenário político, assim como também apresenta os principais desafios dessa teoria para fazer o mesmo, já que a teoria possui algumas insuficiências.

O Materialismo Histórico, foi elaborado primeiramente por Marx e Engels, e trata de uma abordagem metodológica que visa explicar as mudanças acontecidas na história, na economia e da sociedade, utilizando-se de fatores práticos, tecnológicos (materiais) e o modo de produção.

Dito isto, Halliday começa a desenvolver sua teoria acerca da influência do materialismo histórico nas Relações Internacionais, que segundo ele, é bem reduzido, devido ao fato do marxismo estar desacreditado, e além disso, o materialismo histórico tem maior foco no que diz respeito à economia, enquanto que as RI visam política e segurança.[1]

Em seguida o autor, nos mostra que existem três grandes debates nas RI. São eles: Utópicos vs. Realistas, Tradicionalistas vs. Positivistas e Estado vs. Sistema Internacional, ressaltando o fato de que o marxismo não consegue se adaptar aos dois primeiros, porém, em relação ao ultimo debate, o marxismo possuí argumentos significativos que poderiam garantir a sua adequação ao tema.

Para nos mostrar o potencial explicativo do materialismo histórico para as com as Relações Internacionais, o autor nos diz: “o materialismo histórico, é uma teoria geral abrangente da ação política social e econômica, capaz de considerar todos os campos da ação social” (HALLIDAY, Fred). Para ele, as relações internacionais podem ser explicadas de forma abrangente tendo o materialismo histórico como base, pois ele teoriza a questão socio-econômica que normalmente passariam despercebidas, fazendo com que isto ajude no entendimento das RI.

Halliday nos mostra o que ele chama de “paradigma materialista histórico”, no qual analisa os escritos de Marx e Engels e indica quatro temas centrais para a compreensão do materialismo histórico, que são a centralidade dos fatores socio-economicos (segundo o autor, “as relações internacionais são o estudo entre as formações sociais e não o das relações entre Estados”), a importância da análise da determinação histórica (segundo Marx, os eventos e as características de qualquer sociedade poderiam ser percebidos em seu contexto histórico, além do passado influenciar diretamente o presente e o futuro), a noção de classe social (o autor “destaca a centralidade das classes sociais como atores na vida política doméstica e internacional”, dando justa importância aos movimentos sociais)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com