TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO DE ALUMÍNIO

Relatório de pesquisa: PRODUÇÃO DE ALUMÍNIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2014  •  Relatório de pesquisa  •  844 Palavras (4 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA

RELATÓRIO I - PRODUÇÃO DE ALÚMEN

LUIS HENRIQUE MARANGONI

LETICIA COSTA DO NASCIMENTO

DEISE M. P DE O. SANTOS

PALHOÇA 2014

INTRODUÇÃO

OBJETIVOS

Elaborar um processo químico que pode ser utilizado para transformar latas vazias de Alumínio em um composto químico muito útil, o Alúmen- KAl(SO4)2+12H2O. Efetuando ao final deste os devidos cálculos de rendimento do processo químico apresentado.

MATERIAIS UTILIZADOS

Balança

Funil de Buchner

Papel Filtro

Chapa de Aquecimento

Proveta de 250 ml

KOH 1,5 M

Tesoura

Béquer de 150 ml

Béquer de 250 ml

Bastão de vidro

Kitasato de 500 ml

Óculos de Segurança

H2SO4 9M

PROCEDIMENTO

Primeiramente a turma se dividiu em duplas para realização do procedimento, de modo que cada dupla recebeu um retângulo de alumínio retirado de uma latinha. Removemos com palha de aço os vestígios de tinta e a camada de oxidação que protege o alumínio.

Em seguida pesamos o retângulo de alumínio em balança de precisão. Anotamos a massa do mesmo e o recortamos em pedaços pequenos.

Colocamos os pedaços de alumínio num béquer de 150 ml e adicionamos 50 ml de KOH ( hidróxido de potássio) 1,5M , em seguida colocamos o béquer sobre uma chapa de aquecimento e buscamos manter a temperatura entre 50 e 60 ºC. Ao decorrer da reação o liquido que inicialmente era incolor vai tornando-se escuro. A reação tornou-se completa quando já não se era mais possível visualizar pedaços de alumínio na mesma.

Montamos o aparato para realizar a filtração da solução quente, através de aspiração. Fixamos o kitasato, colocamos o funil de buchner na boca do kitasato e colocamos um papel filtro no funil. Com ajuda de um bastão de vidro, derramamos o conteúdo do béquer dentro do funil. Todo resíduo escuro ficou retido no filtro, deixando o filtrado incolor.

Transferimos o filtrado incolor para um béquer de 250 ml limpo. Enxaguamos o kitasato com água destilada utilizando um frasco lavador. Aguardamos a solução resfriar um pouco.

Com cuidado, adicionamos 20 ml de ácido sulfúrico (H2SO4 9M) na solução. Inicialmente, apareceu um precipitado de hidróxido de alumínio, Al(OH)3, que se dissolveu conforme adicionamos mais ácido. A solução aqueceu devido a característica exotérmica da reação ácido - base.

Aguardamos o filtrado resfriar um pouco e adicionamos 5 ml de etanol, em seguida levamos o mesmo ao banho de gelo. Como a precipitação dos cristais de alúmen só ocorre após o resfriamento do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com