TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO DE QUIMICA LABORATORIO

Ensaios: RELATORIO DE QUIMICA LABORATORIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  1.389 Palavras (6 Páginas)  •  648 Visualizações

Página 1 de 6

1. RESUMO.

Este experimento irá mostrar como se separa mistura heterogêneas (Polifásicas).

Visando o estudo da solubilidade das substancias (areia, ferro, cloreto de sódio e dicromato de potássio) dentre outros estudos verificados durante o experimento.

2. OBJETIVOS.

Esse experimento visa estudar e chegar nos seguintes objetivos:

 Separação de misturas

 Métodos de se separar 4 substancias heterogêneas (área, ferro, cloreto de sódio e dicromato de potássio.

 Solubilidade das substancia.

 Possíveis mudanças de fase durante o processo.

 Identificar as fases das substancias.

 Perdas dos componentes durante a separação.

3. INTRODUÇÃO.

Poucas são as substancias encontradas na natureza ou criadas pelo homem que são puras. Mesmo sendo pequenas proporções elas contêm outras substancias assim não sendo 100% puras. Por esse motivo a há necessidade de interferência por meios tecnológicos, de síntese industrial ou laboratoriais para chegar na pureza desejada da substancia. Estudando essas misturas é possível usar o método especifico para separação de cada substancia. Há vários processos de separação de componentes assim variando dependente de seu estado físico, (Solido, Liquido ou gasoso), de tamanho (granulado) do grau de interação (mistura homogênea ou heterogênea).

Alguns tipos de mistura homogênea liquidas que tenham pontos de ebulição diferentes, por exemplo podem ser separados por meio de destilação fracionada. Sendo um processo que se aquece a mistura ate chegar em cada ponto de ebulição de cada um dos líquidos que se quer separar. Em cada ponto de ebulição que no processo de separação devera ser constante para que toda a substancia que neste ponto esta mudando de estado liquido para o estado gasoso seja condensado em outro recipiente, assim junto para cada substancia e para cada ponto de ebulição que esta na mistura a ser separada. Para mistura heterogênea existe existem vários processos que podem separar cada uma das substancias. No experimento que faremos para a extração dos componentes: Areia, ferro, Cloreto de Sódio e dicromato de potássio que esta em uma mistura heterogênea usaremos os seguintes processos de separação:

Filtração: Uma mistura heterogênea de um solido dispersa num liquido que e submetida a um filtro com possibilidade adequada, e somente uma das fases e capaz de passar dos poros do filtro. O componente solido ficara retido no filtro enquanto o liquido atravessa.

Separação Magnética: Usando um imã nos resíduos sólidos os componentes de metal (malha de ferro) será atraindo assim separando o metal que pode ser atraído pelo imã.

Dissolução fracionada: Sduente é dissolvido apenas uma das espécies por meio de filtração separa-se o componente não dissolvido que ficara retido no filtro de papel que se dissolveu. O componente que foi retido no filtro e então secado, por evaporação separa-se o dissolvido do solvente.

Decantação: A mistura heterogênea liquido/solido é deixado em repouso ate que o componente mais duro se deposite (Decantação) e passa ser retirado por equipamentos adequados como funil de separação ou sifão.

4. PARTE EXPERIMENTAL.

O processo de separar uma mistura heterogênea contendo as seguintes substancias:

1-Areia lavada;

2-Limalha de ferro;

3-Cloreto de sódio (NaCL);

4-Dicromato de potássio (K2 Cr2 O7)

Foi usado a mistura contendo 4 componentes com as proporções seguintes:

5g de NaCL

10g de K2G2O7

10g de areia lavada

10g de limalha de ferro

40 ml de água

Colocando em um béquer de 100 ml todos os componentes citados acima assim formando a mistura a ser estudada.

Foto 1

Procedimentos de filtração da mistura:

1- Essa mistura foi aquecida e mexida até que chega-se ao ponto de ebulição.

Foto 2

2- Em seguida essa mistura aquecida foi passada por um funil com um filtro de papel visando a retirada dos componentes sólidos e não dissolvidos.

Foto 3

3- Agora temos 2 misturas uma que foi filtrada e a outra que são os resíduos sólidos e não dissolvidos que estão no filtro de papel sendo definidos como mistura 1 filtrada e mistura 2 resíduos sólidos e não solúveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com