TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO LABORATÓRIO DE QUIMICA

Por:   •  23/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  926 Palavras (4 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 4

RELATÓRIOS DE QUÍMICA

Belém-PA

2014

Titulo: Técnicas de Filtração

Objetivo: Aprender a separar substâncias líquidas de sólidas a partir das técnicas de filtração simples. (Aula01)

INTRODUÇÃO

A filtração simples é um processo unitário que se destina à separação dos componentes de misturas heterogêneas sólido-líquidas, através da passagem desta última por um meio permeável e poroso. A esse meio, poroso e permeável, dá-se o nome de filtro. Ele funciona como uma peneira microscópica onde somente o líquido passa pelos seus minúsculos ofícios, acumulando a fase sólida dentro do filtro. Para isso, são utilizados alguns materiais de auxilio que citaremos no corpo do presente trabalho.

Materiais utilizados:

1. Béquer;

2. Erlenmeyer;

3. Bastão de vidro;

4. Funil de vidro;

5. Suporte universal;

6. Papel filtro;

7. Balão Volumétrico;

8. Luvas;

9. Solução de nitrato de chumbo e

10. Solução de iodeto de Potássio.

Procedimento experimental:

1. Colocar as luvas e iniciar a mistura das duas substâncias de cada balão volumétrico, Iodeto de Potássio e Nitrato de Chumbo no Erlenmeyer.

2. Colocar o papel filtro no funil usando as técnicas corretas.

3. Iniciar a transferência da parte liquida da sólida que ficará retida no papel filtro, utilizando o auxílio do bastão de vidro e tendo como intermediário, o suporte universal que apoia o funil de vidro com uma argola, imediatamente transferir todo o volume de Iodeto de Potássio e Nitrato de Chumbo do erlenmeyer para outro Erlenmeyer de graduação maior, como observado na figura a seguir. Observar que o liquido que por ventura permanecer no bastão de vidro, para removê-las deve-se suavemente rolar o bastão de vidro na parte superior lateralmente do papel filtro.

4. Após a transferência, iniciar o processo de descartes dos materiais, o papel filtro deve ser descartado em lixeira adequada.

5. Ao final da experiência, Lavar na pia do laboratório de química de forma correta o Erlenmeyer, bastão de vidro e os demais materiais utilizados para total retirada dos resíduos da mistura das duas substâncias e organizar para a técnica guardar posteriormente.

Titulo: Manipulação de ácidos em um laboratório de química.

Objetivo: Aprender a manipular ácidos de forma adequada, utilizando os equipamentos de proteção individual e coletivo. (Aula02)

INTRODUÇÃO

No presente trabalho, realizaremos da forma correta orientada pela docente Mariana Muller a manipulação do ácido sulfúrico, Ácidos são substâncias voláteis que necessitam ser manipulados com certas medidas de segurança e para isso, tornou-se necessário estarmos bastante atentos, à explicação e a orientação, e tomar o máximo de cuidados, já que estávamos manipulando um ácido de caráter mineral forte. É solúvel na água em qualquer concentração. Mas de qualquer forma usaremos corretamente não só a capela de exaustão como também os demais materiais de auxilio com o intuito de evitar possíveis acidentes. A seguir, são apresentados os materiais utilizados e os procedimentos necessários.

Material utilizado:

1. Béquer;

2. Papel toalha;

3. Pisseta com água destilada;

4. Luvas;

5. Ácido Sulfúrico;

6. Pipeta graduada de 5 ml e

7. Pera de borracha.

Procedimento experimental:

Descrição por etapas:

1. Colocar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (53.9 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com