TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de Laboratorio de Quimica Aplicada a Enenharia

Por:   •  7/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.416 Palavras (6 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade Federal Rural do Semi-árido

Campus Pau dos Ferros

Bacharelado em Ciência e Tecnologia

Eletrólise

Hewernh Marques

Kauana Mesquita

Maria Luedna

Pedro Alves

Pablo Ramos

Samilly Nobre

Thayse Lima

Pau dos Ferros

Março - 2016

Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Campus Pau dos Ferros

Bacharelado em Ciência e Tecnologia

Eletrólise

Relatório Apresentado à disciplina Laboratório de Química Aplicada ministrada pelo Prof. Marteson Cristiano em complementação a um dos requisitos para a obtenção da nota da Unidade I.

Pau dos Ferros

Março – 2016

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO .................................................................................................................... 4

2. OBJETIVOS ........................................................................................................................ 4

3. MATERIAIS E PROCEDIMENTOS ................................................................................. 4

4. RESULTADOS OBTIDOS ................................................................................................ 5

5. CONCLUSÃO ..................................................................................................................... 9

6. REFERÊNCIAS ................................................................................................................ 10

1. INTRODUÇÃO

Eletrólise é conhecida como todo processo químico não espontâneo causado por uma corrente elétrica proveniente de um gerador. Algumas reações químicas acontecem apenas quando fornecemos energia na forma de eletricidade, enquanto outras geram eletricidade no momento em que ocorrem. Trata-se de um processo inverso ao da pilha, que é espontâneo e transforma energia química em elétrica. Por exemplo, eletricidade pode ser usada para decompor cloreto de sódio fundido em seus componentes:

2 NaCl (l) → 2 Na (l) + Cl2 (g)

Por causa dos altos pontos de fusão das substâncias iônicas, a eletrólise de sais fundidos necessita de altas temperaturas. Uma alternativa seria realizar a eletrólise em meio aquoso. A eletrólise é muito utilizada na indústria, pois por meio dela é possível isolar algumas substâncias fundamentais para muitos processos de produção, como o alumínio, o cloro, o hidróxido de sódio, etc. Além disso, também é um processo que purifica e protege (revestimento) vários metais.

2. OBJETIVOS

Observar a eletrólise do Iodeto de Potássio (KI), da Água (𝐻2𝑂) e do cloreto de Sódio (NaCl), verificando os principais produtos e as condições necessárias para que ocorram.

3. MATERIAIS E PROCEDIMENTO

3.1 MATERIAIS

- Indicadores de pH (Azul de bromotimol)

- Iodeto de Potássio (KI) 5% m/v

- Solução de MnSO4 a 5%

- Solução de NaCl 5% m/v

- 4 Placas de Petri

- Eletrodos

- Aparelho – Fonte Contínua

- Fios de conexão com conectores jacaré

3.2 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

3.2.1 Eletrólise do Kl

Numa placa de Petri, adicionar 25 mL de solução KI 5% e os eletrodos de aço inox opostamente colocados. Conecte os eletrodos à fonte de corrente pelos cabos e conexões necessários. Em seguida, faça a ligação do circuito.

3.2.2 Eletrólise do NaCl

Na placa de Petri, dentro dela, colocar opostamente os eletrodos de aço inox, como realizado nos outros procedimentos. Conecte os eletrodos à fonte de corrente pelos cabos e conexões necessários. Adicionar 25 mL de solução NaCl 5% na placa de Petri e fazer a ligação do circuito. Observar. Adicionar duas gotas de indicador e observar novamente.

3.2.3 Eletrolise de H2O sem MnSo4

Colocar H2O na placa, colocar os eletrodos de aço inox, conectar os eletrodos à conte de corrente. Adicionar 20 gotas do indicador Azul de bromotimol e observar.

3.2.4 Eletrolise de H2O com MnSo4

Adicionar na placa de Petri a solução de MnSO4 (± 25 mL). Adicionar 20 gotas do indicador Azul de bromotimol e observar.

OBS.: As cores diversificadas do indicador Azul de bromotimol: Cor da forma ácida (AMARELO) /Cor intermediária (VERDE) /Cor da forma básica (AZUL).

4. RESULTADOS OBTIDOS

4.1 Eletrólise do KI

Dissociação do KI:

    ( ) ( ) ( ) 2 2 2 aq aq aq KI K I

Dissociação da H2O:

    2 ( ) ( ) ( ) 2 2 2 l aq aq H O H OH

Semi-redução:

2H2O(l) + 2e-  2 OH-

(aq) + H2(g)

E0 = -0,83

Semi-oxidação:

  I I  e aq aq 2 2 ( ) 2( )

E0 = 0,54

 

 

 

 

 

    

 

 

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (116.4 Kb)   docx (574.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com