TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATOS MEMORIAL DA MINHA FORMAÇÃO

Artigos Científicos: RELATOS MEMORIAL DA MINHA FORMAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  2.044 Palavras (9 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 9

MARIVANIA PEREIRA DOS SANTOS

Anote seu número de protocolo:

125221601

RELATOS MEMORIAL DA MINHA FORMAÇÃO

Xinguara-Pará

2013

MARIVANIA PEREIRA DOS SANTOS

RELATOS MEMORIAL DA MINHA FORMAÇÃO

Trabalho apresentado ao Curso (Pedagogia) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Psicologia da educação: Desenvolvimento e Aprendizagem. Politicas Publicas na Educação Básica. Teoria e Práticas do Curriculo. Prática Pedagogica Interdisciplinar; Escola e Sociedade. Seminário interdisciplinar II].

Prof. Carlos Eduardo Gonsalves, Lisnéia Rampazzo, Raquel Franco Ferronato, Samira Kfouri, Edilaine Vagula, Vize Vidotte, Rosely Montagnini, Bernadete Estrang e Fabio Luiz da Silva.

Xinguara-Pará

2013

INTRODUÇÃO

Neste contexto irei abordar toda trajetória curricular dos meus conhecimentos de ensino aprendizagem dentro da educação onde irei destacar as dificuldades enfrentadas e as suerações até adentrar me no ensino superior. Procurei ainda discutir sobre a pedagogia, relatando ainda que apedagogia não é apenas na aréa educacional más também vereda se por caminhos de assistencias de empresas. Abarquei ainda que a educação não aacontece apenas na escola más sim em todos os lugares, apesar de que, ser educado hoje é uma exeção.

Comecei estudar aos 7 anos de idade na Escola Caiapó no municipio de Água Azul do Norte Pará com sistema de Ensino multe série como o sistema de verbas/dinheiro era mau distribuido cada pai de aluno era resposável de fazer a carteira/cadeira para seu filho acomodar se para estudar, nossa professora era a dona Zélia Veloso de Moura e sua auxiliar Divina Batista estudei la até a 4ª série. Na 2ª série eu fiquei de recuperação porque a professora viajou e minha irmã ficou substituindo era vespera de prova então eu achei que como era minha irmã ela tinha que mim ensinar a fazer as prova por isso não estudei acabei ficando de recuperação.

Nesta época por volta de 1991 como era dificil pra minha familia não tinha condição de comprar brinquedos e por tambem morar na zona rural a brincadeira que eu mais gostava de brincar era da bandeirinha e me lembro que tinha ninguem pra nos colar eu como meu irmão, para chegarmos até a escola tinhamos que passar por muitos obstaculos além dos 8 km de caminhada, efretamos ainda enchentes quando o corrego, enchia tinhamos dificuldade para atraversarmos, os maiores ajudava os menores mas mesmo assim molhava as roupas os materiais algumas vezes não conseguiamos atravesar por conta da enchente, contudo isso iamos para a escola a pé ou a cavalo, tinha vaca valente no meio da estrada nós passava cada um com um pedaço de madeira na mão para caso as vacas nos enfrentasse assim com toda dificuldade consegui em 1995 terminar minha educação infantil.

Depois disso vinheram os tempos dificeis, meu pai vendeu a terra/propriedade comprando outra em um lugar bem mais dificil, pra mim continuar meus estudos, tive que morar na casa da minha irmã tendo que trabalhar cuidando dos meus sobrinhos pequenos e estudar com dificuldade em ter que trabalhar e estudar reprovei na 5ª série, em 1997 comecei a estudar na 5ª série na escola Henrique Francisco Ramos no município de Xinguara Pará, quando chegeui na 7ª série tive que retornar pra casa dos meus pais fui estudar em uma vila chamada de Canadá municipio de Água Azul do Norte Pará na escola Marechal Rondon com isso, lá conclui 7ª série, retornei no ano de 2000 pra concluir a 8ª série na escola Henrique Francisco Ramos

Depois que me tornei adulta e adentrei na maravilhosa área a administrativa escolar, comecei a querer entender quais eram os motivos que me fizeram a gostar da educação. Em 2001 comecei a estudar no Dom Luiz Também no município de Xinguara no ensino normal/magistério passando por bastante dificuldade em 2002 fiquei de dependência em biologia devido ter descoberto que meu irmão, que também era meu amigo de infância aos 22 anos de idade estava com câncer na cabeça, aonde veio a falecer em 2005, apesar de tudo de ruim que me aconteceu terminei meu ensino em 2004.

Reconstruir a minha trajetória de forma a tentar envolver a minha formação descansei a mente por 9 anos retomei meus estudos em 2013 na Unopar. Não me preparei academicamente para ser professora, mas alguma coisa em mim me levava a essa área e assim que tive a oportunidade a segui densamente, compreendi que a base científica e metodológica da Pedagogia e da Educação eram lacunas para mim. Se eu me sentia professora o que teria me feito assim? Conhecendo melhor a área da pesquisa educacional, deparei-me com uma investida relativamente nova: o método autobiográfico. Vi nessa perspectiva a chance de poder, a partir do meu experimento, compreender o processo formativo, e fazer com que outras pessoas pudessem reconhecer as suas histórias na minha história. Eu não estudei para ser professora, mas quis muito consistir em hoje, eu sou o que muitas pessoas também gostariam de ser.

Ao me apresentar por meio de um relato, faço uma interpretação de mim mesma, uma vez que explicito as etapas e os campos temáticos da minha construção. Respectivamente, assumo o papel de intérprete do mundo histórico e social em que estou inserta e assim, lanço disposições que consente me apropriar do mundo social no qual tenho definido o meu lugar.

1.1 MINHA OPÇÃO PELO O CURSO DE PEDAGOGIA

Remontar a meu conhecimento escolar e os meus entornos, referenciando pessoas, grupos e acontecimentos que fazem parte da minha trajetória, fora o que me sugeri, para tanto, busquei traçar um fio condutor da história de minha vida que tivesse no eixo do processo de formação escolar desde o ensino infantil até a buscar á graduação. No entanto, foi

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com