TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO 1 INTRODUÇÃO À ERGONÔMICA

Tese: RELATÓRIO 1 INTRODUÇÃO À ERGONÔMICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  Tese  •  2.242 Palavras (9 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 9

1. Introdução

A ergonomia visa otimizar a eficiência das empresas e tornar a vida mais confortável e harmônica, tanto pessoal como social. No trabalho a seguir trataremos dos diversos aspectos da ergonomia.

2. Desenvolvimento

HISTÓRIA

As origens da ergonomia podem ser consideradas como sendo da pré-história, a partir do design das ferramentas manuais, contudo, o mais defendido e aceito é que o desenvolvimento da ergonomia está ligado ao da tecnologia, tendo como inicio, portanto na época da revolução industrial no final do século XIX e inicio do século XX.

O termo ergonomia foi utilizado pela primeira vez em 1857 no artigo “Esboço da ergonomia ou ciência do trabalho baseada sobre as verdadeiras avaliações da ciência da natureza” pelo polonês Wojciech Jastrzebowski. Sua definição estabelecia que “a ergonomia como uma ciência do trabalho requer que entendamos a atividade humana em termos de esforço, pensamento, relacionamento e dedicação”.

Devido uma serie de falhas com equipamentos militares como aviões e radares derivadas da inadequação dos mecanismos as capacidades humanas, após a segunda guerra mundial diversos pesquisadores e cientistas se reuniram na Inglaterra em 12 de julho de 1949, a fim de levantar estudos para adequar equipamentos a capacidade humana, sendo oficializada a Ergonomia e adquirindo o status de disciplina formalizada na década de 1950 pela Ergonomics Reserch Society.

RELATÓRIO 1 INTRODUÇAO A ERGONOMIA

O principal objetivo da ergonomia é otimizar o bem estar humano e o desempenho do sistema, em outras palavras, adequar o trabalho ao homem para que o mesmo possa executa-lo da melhor forma possível.

Os primeiros estudos sobre ergonomia surgiram durante a revolução industrial, com um aumento da demanda expressivo, as fabricas foram expandindo suas produções com a aquisição de novos maquinários, porém faltava mão de obra. Com isso foram feitos diversos estudos para reduzir o desperdício (materiais e tempo) e aumentar a produção. Um dos pioneiros nesses estudos foi Frederick W. Taylor, cujo método visava obter maior eficiência na produção a partir da divisão do tempo e de tarefas sequenciais em uma linha de produção. Esse método foi amplamente criticado por forçar o máximo da capacidade dos trabalhadores, ignorando o bem-estar dos mesmos.

A Ergonomia evoluiu muito desde sua criação, em sua primeira fase a ergonomia tinha como interesse o correto dimensionamento de ferramentas e postos de trabalho usados por operários para melhorar as condições de trabalho e aumentar a eficiência. Numa segunda fase, o enfoque era controlar ambientes agressivos ou isolar os operários destes, seja dos agentes físicos como clima ou ruído, seja por agentes químicos como gases e toxinas, adequando o ambiente de trabalho ao homem. A terceira fase da ergonomia se relaciona com os processos cognitivos do ser humano, elaborando sistemas de transmissão de informações cada vez mais eficientes com as capacidades humanas. Atualmente, estudos estão sendo feitos com foco nas reações psicossomáticas dos trabalhadores, ou seja, nas reações dos mesmos diante de situações problemáticas da rotina do trabalho.

A abordagem macro ergonômica ou quarta fase da ergonomia é relacionada com a otimização dos sistemas sócio técnicos, incluindo sua estrutura organizacional, políticas e processos. A visão macro consiste em visualizar o ser humano, o processo, a organização, o ambiente e a máquina como um todo que faz parte de um sistema mais amplo.

Algumas pessoas de diferentes idades e classes sociais foram questionadas sobre seus conhecimentos de ergonomia, e foi constatado que em geral o conhecimento apresentado se limitou a primeira fase da ergonomia, que diz a respeito do conforto e capacidade mecânica do corpo humano.

Atualmente os conceitos da ergonomia estão aplicados em todos os lugares, apresentaremos a seguir alguns exemplos:

1 – Caixa de supermercado

Os caixas possuem esteira que traz os produtos ao alcance, dispensando locomoções;

Há cadeiras com altura ajustável e que rotacionam, evitando torções no tronco e postura inadequada;

Não possui quinas vivas por segurança;

Monitor em altura confortável com informações importantes de forma clara.

2 - Carro

O assento tem ajuste de posição e altura, além do layout que da maior estabilidade;

A maioria dos comandos está disposta a uma distancia confortável;

O tamanho do volante é proporcional ao do veículo para reduzir o esforço do motorista;

O volante possui regulagem de altura.

3 – Consultório odontológico

Assentos acolchoados, sendo a poltrona do cliente com altura ajustável por comando no piso, dispensando o uso das mãos para tal e evitando tensões excessivas na coluna;

Ambiente climatizado, itens de higiene para evitar qualquer tipo de contaminação;

Ponto de iluminação manuseável, para adequar sua posição com a necessidade;

Ferramentas anatômicas para todas as situações, podendo ser alocadas em uma bandeja também com posição manuseável.

RELATORIO 2 PROPOSTA COMERCIAL PARA A EMPRESA DE TRANSPORTES

Analisando o posto de trabalho apresentado foram encontrados alguns pontos que merecem atenção em relação à ergonomia:

• Excesso de equipamentos;

• Escaninho em local incômodo, tendo que curvar o corpo para acessa-lo;

• De frente para a parede, necessitando interromper seu serviço no caso de precisar atender algum colaborador que compareça ao local;

• Falta de climatização e iluminação adequada;

• Falta de um assento adequado.

Com base nos problemas identificados, apresentamos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com