TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE REFLEXÕES DOS TEXTOS APRESENTADOS NO LIVRO TEXTO

Exames: RELATÓRIO DE REFLEXÕES DOS TEXTOS APRESENTADOS NO LIVRO TEXTO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2014  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  495 Visualizações

Página 1 de 2

EDUCAÇÃO? EDUCAÇÕES: APRENDER COM O ÍNDIO

Quando pensamos em educação, temos uma idéia de que ela acontece somente na escola. Porém, a educação é um processo de ensino-aprendizagem que se inicia desde o nosso primeiro momento de vida. Ela relaciona-se com o nosso processo de socialização, quando aprendemos a viver em sociedade. A educação esta presente em todos os lugares, na família, na escola, na igreja, no trabalho, ou seja, para tudo o que fazemos, sabemos, estamos passando por um processo de educação.

A educação não ocorre semelhantemente em todas as sociedades. Ela diferencia-se conforme a cultura de cada povo. Como também, não podemos dizer que uma educação é melhor ou pior que a outra, pois para cada lugar ou cultura, as necessidades de educação são diferentes. Como exemplo, vemos na carta que os chefes indígenas escreveram aos norte-americanos, dizendo que a educação deles não servia para seu grupo, pois os costumes e o conceito de educação para esses grupos eram diferentes. Como as atividades que os norte-americanos achavam essenciais saber para viver em sociedade, para esse grupo indígena não era importante.

Algumas nações usam a educação como forma de dominar outros grupos sociais, achando sua cultura ou educação superior ao do outro. Vemos isso, quando o chefe escreve na carta de resposta aos norte-americanos, que “para mostrar nossa gratidão oferecemos aos nobres senhores da Virginia que nos enviem alguns de seus jovens, que lhe ensinaremos tudo o que sabemos e faremos deles homens”. Neste trecho percebe-se que essa comunidade indígena, está resistindo ao processo de dominação norte-americana, pois alem de negar a intromissão de outra cultura na sua, demonstra que o modelo de educação de sua comunidade é tão importante como a deles. Já os norte-americanos, ao pedir-lhes que aprendam sua cultura, acham sua forma de educação, e sua maneira de viver superiores as da comunidade indígena.

Outra questão relevante sobre a educação, é que o saber vem sendo controlado por um sistema centralizado de poder, e o usam como uma forma de reforçar a desigualdade entre os indivíduos, e os grupos sociais. Esse saber controlado, esta presente em toda a sociedade, nas mídias e até mesmo nas escolas.

Se analisarmos os manuais didáticos, e as metodologias de ensino utilizadas por muitos professores, vemos como ocorre esse processo. Em muitos manuais didáticos, encontrasse conteúdos com um discurso dominante, como um conteúdo pronto e acabado, como uma verdade absoluta, que não necessita de questionamentos. Como também, leva a exercer uma metodologia de ensino tradicional.

O papel do professor é fundamental nesse processo de ensino-aprendizagem. É ele quem vai escolher se vai fazer uma educação em que o saber é controlado, ou formar sujeitos críticos, que vão questionar esse saber, e analisar criticamente a sociedade em que vivem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com