TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO QUÍMICO

Projeto de pesquisa: RELATÓRIO QUÍMICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  619 Palavras (3 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 3

RELATORIO DE QUIMICA

WILKER DOS REIS CARVALHO RA 6855481762

1 INTRODUÇÃO........................................................................................................04

2 RELATÓRIO...........................................................................................................05

3 QUESTIONÁRIO.....................................................................................................06

4 CONCLUSÃO.........................................................................................................07

Introdução

Neste trabalho iremos apresentar uma experiência feita em um laboratório de química, aonde realizamos a separação de quatro substâncias.

Raramente encontramos substâncias puras na natureza, em função disso, é necessário utilizarmos métodos de separação se quisermos obter uma determinada substância.

Para a escolha dos melhores métodos para a separação de misturas devemos ter um conhecimento de algumas das propriedades das substâncias presentes. Por exemplo, se tivermos uma mistura de Cloreto de sódio, (NaCl) e areia, devemos saber que o NaCl se dissolve na água, enquanto a areia não se dissolve.

Muitas vezes, dependendo da mistura, é necessário usar vários processosdiferentes, numa sequencia. Neste experimento, tivemos a oportunidade de testar os métodos de filtração, dissolução fracionada e separação magnética, em uma mistura contendo NaCl, Limalha de ferro, K2Cr2O7 (Dicromato de Potássio) e areia.

RELATÓRIO

Na aula prática de química do dia 13/09 recebemos 4 substancias, são elas, areia lavada, limalha de ferro, cloreto de sódio e dicromato de potássio misturadas dentro de um saco plástico.O primeira etapa foi separar a limalha de ferro dos outros, com um pequeno imã. As outras 3 substancias continuaram misturadas e colocamos dentro de um funil com papel filtro, Colocando água em uma temperatura aproximadamente de 100 Cº na mistura para que pudesse separar a areia dos outros elementos.

Percebemos que após a filtragem no papel filtro ficou apenas a areia lavada e o filtro, e o líquido da filtragem ficou com uma cor laranjada. Despejamos esse líquido em um béquer de 100 ml, e colocamos em um recipiente com gelo para que houvesse a diminuição da temperatura para a separação do dicromato de potássio e o cloreto de sódio, deixamos por alguns minutos e percebemos que com a temperatura baixa, o cloreto de sódio foi se separando do dicromato de potássio, onde ficou apenas no fundo do béquer substancias que seria o sal.

E por ultimo, fizemos novamente outra filtragem com o líquido de cor laranjada (dicromato de potássio e o cloreto de sódio) em um filtro de papel, no filtro só ficou o cloreto de sódio e no recipiente ficou o dicromato de potássio e a água utilizada para a separação deles. E com a filtragem obtivemos os resultados : Filtro depapel 1,420 mg e Sal 0,280 mg.

QUESTIONÁRIO SOBRE ATIVIDADES PRÁTICA

1)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com