TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO RADIOLOGIA CETEC-FEB

Por:   •  4/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.386 Palavras (10 Páginas)  •  2.787 Visualizações

Página 1 de 10

CETEC

COLÉGIO E ESCOLA TÉCNICA DA FEB

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

DO CURSO TÉCNICO EM RADIOLOGIA

Barretos:SP

2012

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

DO CURSO TÉCNICO EM RADIOLOGIA

Relatório apresentado à CETC-FEB

Com pré-requisito parcial para a aprovação na disciplina de Estágio bem como na obtenção de título de Técnico em Radiologia.

BARRETOS- SP

2013


AGRADECIMENTOS

Expresso meus sinceros agradecimentos aos professores do curso, por demonstrar, além de suas qualificações profissionais, espírito e alma humilde em suas iniciativas e atitudes em me proporcionar seus conhecimentos teóricos e práticos. Agradeço a todos os profissionais do da Santa Casa de Guaraci que colaboraram de forma preciosa, enriquecendo ainda mais o conteúdo deste relatório.


  INTRODUÇÃO

 A radiologia é uma ciência que estuda as radiações e aplicação das mesmas, tanto na área industrial, quanto na área médica entre outras.

A função do técnico em radiologia está  ligado à aquisição e processamento de atividades radiológicas que são produzidas em filmes e/ou arquivos, tendo a finalidade de dar apoio ao diagnóstico médico. A qualidade das imagens é de fundamental importância para auxiliar na interpretação do médico. Conforme Correa (2010, pag. 08 e 09) por meio de equipamentos e ferramentas radiológicas específicas, o técnico em radiologia produz imagens que podem diagnosticar problemas no interior do organismo do paciente.

 A atuação do técnico não está limitada apenas a um ambiente, pois haverá casos em que o paciente não poderá se deslocar pelo hospital. Ele pode atuar em unidades de terapias intensivas, centros cirúrgicos, leitos adultos e infantis, evitando assim que pacientes se locomovam até a unidade de radiologia se for necessário. Existem requisitos que são importantes para o técnico de radiologia se tornar um bom profissional.

 O fundamental, a todos da área clinica, é a paciência e a empatia. O bom profissional da área da saúde, de maneira geral, deve ser sensível aos problemas dos pacientes, auxiliando para que seja rápida a melhora no quadro clinico. Além disto, o profissional deve buscar sempre capacitação, pois a inovação de equipamento no ambiente hospitalar não pode impedir os procedimentos dos profissionais de radiologia.

Outro ponto importante é a ética profissional. Em alguns casos os técnicos de radiologia terão que realizar procedimentos em áreas do corpo que podem causar constrangimento ao paciente, o que vai exigir cuidados e uma postura respeitosa nessas situações. O campo de atuação do técnico em radiologia é bastante amplo, o profissional podendo atuar não apenas em ambiente hospitalar, mas sim em indústrias até clinicas veterinárias, além de consultório odontológico entre outro. Este relatório foi baseado em fontes de pesquisas como livros, entrevistas, questionamentos, arquivos, o próprio estágio no hospital que foi de fundamental importância para os esclarecimentos e aprimoramentos dos conhecimentos adquiridos, proporcionado pelo acompanhamento efetivo e incentivador do supervisor de campo José Carneiro da Guia, onde pode mostra de forma teórica em cada capítulo deste relatório.

2 -  FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Todo este relatório foi construído em cima do aprendizado sobre a radiologia e seus empregos. Como é a produção de uma imagem no interior do corpo que permite diagnosticar situações patológicas como pneumonia, tumores ou fraturas ósseas, entre muitos outros. Pode então executar toda produção de uma imagem latente dentro da câmara escura desde a retirada do filme do chassi até coloca-lo nos químicos para então revelar, lavar e fixar a imagem no filme radiográfico..

 As funções do técnico em radiologia compreendem a preparação e posicionamento do paciente para realização do exame, bem como a sua vigilância durante o mesmo. Além disso, colabora na execução dos procedimentos necessários ao esclarecimento da situação clinica dos doentes. Por vezes, atuam de forma direta no auxílio a pedido do médico no diagnóstico a possíveis fraturas, pelo fato de terem mais intimidade com a imagem radiográfica. Estes profissionais de radiologia médica devem manter um nível Máximo de segurança com a própria vida e principalmente a dos pacientes, pois eles desconhecem os efeitos causados pelo mau uso das radiações ionizantes, como é o caso dos raios-x. Perante esta condição perigosa, usamos de forma efetiva vários tipos de EPIs (equipamentos de proteção individual) e noções de biossegurança, para então garantir toda a segurança no uso do avental de chumbo, protetor de tireóidea, protetor de gondonas, uso do dosímentro  que mede a quantidade de radiação absorvida durante o mês pelo técnico, entre outros, tudo isso garante a proteção do técnico, do paciente e as futuras gerações.

Fazendo o uso do conhecimento que tem dos equipamentos, os técnicos tentam obter uma imagem de diagnóstico o mais esclarecedora possível. Pois na rede publica, brigamos com um inimigo quase invencível, que é o descaso e o pouco investimento por parte dos governos, um problema de âmbito nacional, mas que exige em muito dos técnicos fazer o jeitinho brasileiro de fazer improvisos mediante a má qualidade dos materiais utilizados para a obtenção da imagem radiográfica, tudo isso é compensado junto aos equipamentos que auxiliam no uso dos regimes (MA, MAS e KV) observando também o biótipo do paciente, procurando sempre uma boa obtenção na qualidade da imagem radiográfica. Além dos conhecimentos técnicos e científicos, o técnico deve ter a capacidade de trabalhar em equipe. De uma forma eficaz, uma vez que trabalham em estreita colaboração com outros profissionais: colaboram diariamente com clínicos gerais etc. alguns exames tem de ser realizados com ajuda de outros profissionais como: maqueiros entre outros. A capacidade de comunicação é determinante no sucesso de todo o processo, designadamente entre o médico que prescreve o exame e o técnico de radiologia que o realiza, daí a importância desse espírito de parcerias e de humanidade, neste ambiente muitas vezes hostil. Por outro lado, devem ser capazes de uma avaliação rápida do doente, tendo sempre presente à necessidade de estabilizar a sua ansiedade, pondo-o, tanto possível, a par do objetivo do exame. Neste sentido, a segurança e o rigor que transmitem são determinantes para criar um clima de confiança, facilitador de uma realização bem sucedida do exame. Essas são varias formas de se relacionar demonstrando alto confiança e resistência emocional no uso de suas atribuições como técnico em radiologia médica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (122.9 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com