TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO: TEMPO MODERNO E GESTÃO CONTEMPORÂNEA DE PESSOAS

Projeto de pesquisa: RELATÓRIO: TEMPO MODERNO E GESTÃO CONTEMPORÂNEA DE PESSOAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.062 Palavras (13 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE ANHANGUERAUNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE GESTOR EM RECURSOS HUMANOS

PLANO DE AÇÃO

Tucuruí - PA

2013

Tucuruí - PA

2013

INTRODUÇÃO

A Gestão de Pessoas é um conjunto de políticas e práticas definidas de uma organização para orientar o comportamento humano e as relações interpessoais no ambiente do trabalho, ocorre através da participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento de funcionários de uma empresa, e a área tem a função de humanizar as empresas, é uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas, com o objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano nas organizações, possui uma grande responsabilidade na formação dos profissionais que a instituição deseja, é uma das obras mais conhecida de Idalberto Chiavenato. A Gestão de Pessoas tem como objetivo ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão. A Moderna Gestão de Pessoas, para mobilizar e utilizar plenamente as pessoas em suas atividades, as organizações estão mudando os seus conceitos e alterando as suas práticas gerenciais, em vez de investirem nos clientes, elas estão investindo nas pessoas que os atendem e os servem e que sabem como satisfazê-los. Gestão de Pessoas é representada pela intima interdependência das organizações e das pessoas. O contexto da Gestão e Pessoas é representado por pessoas e organizações, se de um lado temos as organizações que precisam das pessoas pra alcançar resultados, do outro temos as pessoas que precisam das organizações para alcançar seus objetivos, da junção temos a moderna Gestão de pessoas. Temos que observar, no entanto que isso depende de varias questões, tais como, a cultura da organização, o ramo de atividade, e tantos outros. Na atualidade, todos os processos produtivos se baseiam na parceria, onde cada parte contribuirá com seu recurso. Os empregados podem ser vistos como parte produtiva.

1. RELATÓRIO: TEMPOS MODERNOS E A MODERNA GESTÃO DE PESSOAS

Só existe um caminho para o nosso aprendizado, aprender a pensar com mais clareza e isso em um contexto sistêmico, de desenvolver uma forma de pensar de caráter mais amplo, a vida em geral, e a vida organizacional, em especial, não compartilham dessa forma simplória de pensar, em nosso pensar é preciso, também, que venhamos a dividir com nossos acadêmicos/ colegas noções novas, tais como a de competência, que lhes permitam saltar fora da maneira tradicional de pensar, que se apoia em um paradigma único. Na relação Tempos Modernos/Chaplin, retrata a mecanização industrial sem mera preocupação com a gestão de pessoas em seu ambiente organizacional que se tem difundido na atualidade, dentre elas podemos citar os nossos contribuidores aos quais alavancaram o nosso pensamento sistêmico pragmático nos orientando para a fuga do paradigma vigente naquela década, bem vamos a eles como educação e conhecimento, inteligências múltiplas e inteligência emocional dentre outros. O filme Tempos Modernos evidência a teoria de Taylor e demonstra claramente a importância na produção em escala. Foca a vida na sociedade industrial caracterizada pela produção pegando por base o sistema de linha de montagem e criticando a alienação do operário desse meio de produção e também a modernidade e o capitalismo crescente, já que o trabalhador é manipulado pelo poder do capital. O operário era submetido a uma linha de produção rotineira, sem muitas qualificações. Não havia importância ao risco no processo, qualidade de vida, alterações físicas ou psicológicas do operário, no entanto, havia cada vez mais o aumento da linha de produção visando apenas o lucro. Com o passar dos anos as organizações perceberam a importância de enxergar a empresa como um todo e principalmente à valorização e investimento em seu elemento interno. As mudanças começaram desde a época do filme onde a máquina a vapor executa um serviço que antes era realizado por muitas pessoas. Hoje não é diferente a máquina é muito importante, passou por adaptações, novas tecnologias. Os equipamentos têm mais capacidade, velocidade, designer moderno. E a indústria procura trabalhar sempre buscando o melhor. A empresa deixa clara sua missão, metas e objetivos e dispõe de treinamento, benefícios e recompensas, a fim de proporcionar motivação e fazer com que o colaborador seja parceiro da organização.

Nesta fase, as pessoas deixam de ser simples recursos organizacionais e com isso o profissional se sente engajado em participar da estrutura como um todo. Neste contexto, as pessoas precisam adequar-se ao mercado de trabalho, conhecer as novas tecnologias para até mesmo garantir o seu emprego e o seu futuro.

2. DADOS DA EMPRESA

LOJAS VISÃO

Empresa: Lojas Visão

Endereço: Rua Lauro Sodré, 675 – Loja 09 - Centro Tucuruí/PA

Tucuruí Shopping - centro / Tucuruí – Pará

CEP: 68.456-000

Tel: (94) 3787-1414

E-mail: visaotu@lvisao.com.br

Gerente: Edson Ramos

Horários: Segunda a Sábado - 10h00 às 22h00 / Domingo - 14h00 às 22h00

Atividade: Vendas de Confecções, sapatos, eletrodomésticos e outros.

Números de Empregados: 84(oitenta e quatro) colaboradores.

QUESTIONÁRIO DIRETIVO

Gestora da Organização: Marcela Campos

Contato: (94) 3787-1414

Qual o modelo de gestão da empresa?

O modelo de gestão da empresa VISÃO está voltado para a valorização dos funcionários assim como dos seus clientes. É mais do que estar preparado; é ser preparado. A importância da devida formação e reciclagem de seus colaboradores sempre foram prioridades para a empresa.

Qual a forma de Recrutamento?

Através da seleção de currículo e de recrutamento das redes sociais.

Como é o método de seleção?

Na entrevista, análise do conhecimento na área de atuação da empresa e perfil compatível.

Como é feita a análise do desempenho na empresa?

Junto com o cliente a empresa é avaliada através de links disponibilizados nas páginas da empresa onde somente clientes cadastrados podem acessar analisando o desempenho perante situações de difícil resolução e outras avaliativas. Temos feedback para melhoria do atendimento, com programa de sugestões de melhorias que vão Estimular, avaliar, e implementar sugestões oferecidas pelos colaboradores e recompensar aqueles que fornecem ideias que tenham aplicações práticas e gerem resultados para a organização.

HISTÓRICO

O Grupo Visão foi fundado por Francisco Pio, em 1965. Atualmente é composto por onze lojas: Visão Pátio Belém, Visão Boulevard, Visão Castanheira, Visão João Alfredo, Visão LAR, Visão BR, Visão Icoarací, Visão Castanhal, Visão Tucuruí, Visão Parauapebas e a mais recente loja a ser lançada a Visão Parque Shopping. E pelas franquias: Aramis, Brooksfield, City Shoes, Fascar, Hering Store, Stroke, Mandi, Adidas, Lilica e Tigor, Água de Coco, Apple, Lacoste e PUC. Além de contar também com as lojas próprias Bettini, Visão Sport e Visão Calçados. Hoje, o Grupo Visão possuí aproximadamente 550.000 clientes no Cartão Visão e gera aproximadamente 1.800 empregos diretos. Investindo em seu capital humano como grande diferencial de mercado através de treinamentos constantes e ações de promoção humana e profissional. Em 1996, fomos eleitos a empresa Top de Marketing pela ADVB/PA, Em 2001, recebemos o prêmio Top de Marketing Social da ADVB/PA com projeto Minha Visão do 3º Milênio, Em abril/1996, cria o primeiro cartão para dependentes, nasce o Cartão Visão Teen, Em 1998, larga na frente outra vez, criando o primeiro Programa de Fidelidade no mercado local - Programa Thanks, Ainda em 1998, inaugura o 3º Piso da Visão, um mix de lojas e diversão totalmente inovador e ganha o prêmio de Líder de mercado eleito em 1º lugar pela Opinião pública. Em 2005, insere no mercado um novo conceito de auto atendimento através da Loja Visão Calçados, atual Visão BR. Essas são apenas algumas de nossas conquistas. São resultados de um trabalho em equipe que vem se consolidando há mais de 46 anos e conquistando seu espaço num mercado cada vez mais competitivo. A proposta no recrutamento seria um recrutamento misto, oferecendo oportunidades ao funcionário interno que teria uma qualificação maior do que o cargo que executa, mas também aqueles candidatos externos que estão cheio de vontade de fazer a diferença na empresa e que oxigenaria a empresa.

MISSÃO:

Ter nossa marca sempre relacionada pela comunidade em geral ao fornecimento de produtos de qualidade, com atendimento diferenciado feito por pessoas visivelmente motivadas e felizes, dentro de ambientes seguros e confortáveis.

NOSSOS VALORES:

1. O cliente é nosso objetivo:

Visão, a essência de nossas ações e decisões está voltada para atrair e manter clientes atendidos e satisfeitos em suas necessidades e anseios como consumidor e cidadão.

2. As pessoas são nosso diferencial:

O Colaborador Visão, em qualquer esfera de ação, deve ser valorizado e respeitado, desenvolvido e acompanhado, pois reconhecemos que desta forma os profissionais estarão melhores preparados para o desempenho de suas atividades.

3. Somos todos Vendedores:

Vendemos serviços, produtos, e principalmente a imagem da empresa. O atendimento faz parte de todos nós independente da função que exercemos dentro da Empresa, pois trabalhamos com um único objetivo: a satisfação de nossos clientes. Temos que identificar as necessidades do cliente que vem as nossas lojas, para lhe oferecer o melhor atendimento possível e diferenciado.

4. Ética, respeito e transparência:

A integridade nas relações internas (entre os Colaboradores) e externa (com o cliente), o respeito entre as pessoas e respectivas áreas de atuação e transparência de intenções, ações, decisões devem permear a conduta profissional na Visão. Honestidade: Verdade no discurso e nas ações.

5. Comprometimento e Parceria:

Cada qual em sua área de atuação, os nossos profissionais devem partilhar dos objetivos e estratégias da empresa, tendo como foco e resultado final de trabalho, instrumentos, que direta ou indiretamente, proporcionem o alcance dos objetivos

6. Modernidade:

A Visão já faz parte do futuro. Todo corpo profissional precisa estar engajado com o que há de mais moderno em tecnologia, comunicação, varejo e serviços, bem como na atitude profissional aberta à evolução, fidelidade, dinamismo, adaptabilidade, humildade e parceria.

OS FATORES POSITIVOS OU NEGATIVOS DAS AÇÕES DE GESTÃO DE PESSOAS DENTRO DA ORGANIZAÇÃO.

POSITIVO:

• Os processos são diversificados e não há uma única solução para todos os problemas.

• Rodízio: É o remanejamento do posto de trabalho do funcionário, visando prepará-lo para uma nova função e obter uma visão global do trabalho a ser realizado num determinado setor.

• Ter habilidade em ouvir e perceber as deficiências e carências individuais e coletivas frente às necessidades requeridas pelas competências do negócio.

• O gestor é aquela pessoa que se torna referência para sua própria equipe como alguém a ser seguido.

• Ter as pessoas envolvidas e comprometidas com os resultados, alinhando os processos ao planejamento estratégico da organização e com comunicação transparente.

NEGATIVO:

o É um trabalho estressante porque concilia variáveis humanas com de negócios e nem sempre há o reconhecimento de que sua profissão contribui para estratégia da empresa.

o As situações em que o treinamento e desenvolvimento é visto como custo e não como investimento.

o Uma das principais dificuldades que é implementar e transformar as teorias em práticas organizacionais. Principalmente pelo fato de lidarmos com o capital humano, que é tão complexo e com tanta diversidade.

o Quando o RH é considerado apenas um departamento pessoal, omisso em relação às estratégias e apenas operacional.

o Nos segmentos de RH, um resíduo da mentalidade conservadora na qual há pouca ousadia em processar mudanças substanciais na valorização do ser humano, quer seja em treinamento e remuneração.

3. PLANO DE AÇÃO

METODOLOGIA

As informações foram adquiridas através de experimento de campo, pesquisa descritiva e pesquisa de exploração do ambiente, tendo como instrumento de desenvolvimento, pesquisa sob forma de questionários com perguntas fechadas, constituída da avaliação de fatores como: saúde no trabalho, condições de trabalho, níveis de motivação, salários e benefícios, higiene e segurança no trabalho, além de perguntas abertas. Foi estudada a qualidade de vida no ambiente organizacional. Neste sentido, ter qualidade de vida é trabalhar com satisfação, sem medir esforços para atingir o crescimento organizacional, é fazer com que as pessoas sintam-se verdadeiros parceiros da empresa e formem equipes visando alcançar os objetivos organizacionais. Portanto, o presente estudo resulta em benefício para a instituição na qual foi aplicado proporcionando uma avaliação sobre o seu grau de qualidade de vida, demonstrando a importância do assunto para a melhoria dos seus processos organizacionais. Também servirá de base para uma ampliação do conhecimento referente ao tema proposto nos demais estudos, subsidiando novas pesquisas e incentivando os interessados a adotarem programas de qualidade de vida, visando o bem estar da sociedade em geral.

O QUE FAZER:

Melhorar a qualidade de vida das pessoas dentro da empresa.

O Por quê?

Buscamos por pessoas criativas, que fazem diferença dentro da empresa. Por isso, se você quer equipes motivadas, envolvidas com seu trabalho, criativas, que opinam, sugerem, criticam, e apontam melhorias, crie um ambiente de trabalho onde as pessoas gostem de estar e passar a maior parte do dia. Investir em áreas de lazer e convívio comum, com sofás confortáveis, mesa de bilhar, em salas de reunião; pode tornar o ambiente mais descontraído e favorável para que os colaboradores expressem suas opiniões, e contribuam com ideias inovadoras.

Objetivo Geral:

No mundo dos negócios, em que um dos principais diferenciais competitivos das organizações de ponta são as pessoas. O objetivo do presente estudo foi realizar um estudo de caso em um ambiente organizacional, sendo este focado na área de Qualidade de Vida nas Organizações, de forma a identificar o nível de qualidade de vida no trabalho, sob a forma de uma análise da situação da empresa no que se refere à aplicação de programas de qualidade de vida para a melhoria do bem estar coletivo, identificado através da verificação das condições de trabalho oferecidas pela empresa, bem como a consequente satisfação dos colaboradores diante destas.

COMO FAZER:

1. Criar uma sala de reunião

Empregados mais alertas e motivados: Fazer as pessoas ter contato imediato com seus gestores, sentindo-se próximo aos seus líderes, vai automaticamente se sentir dentro da empresa;

2. Dentro da sala de reunião colocar um quadro de informação.

Retroação do próprio trabalho: a tarefa de proporcionar informação de retorno á pessoa para que ela própria possa auto avaliar seu desempenho;

3. Oferecer Plano de Saúde para os funcionários.

Baixas taxas de enfermidade: Uma grande e atrativa vantagem para a empresa que investe em qualidade de vida é a diminuição significativa dos custos gerados pelo afastamento do funcionário.

4. Eventos para comemorar o sucesso dos negócios

Melhorar o clima organizacional: Empregado feliz é produtivo, e quem mais ganha com isso é a empresa, por isso esta conscientização é tão importante e válida.

QUANDO FAZER:

Cronograma de Atividades

ITEM Atividades MÊS

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

1 Selecionar uma sala de reunião

2 Dentro da sala de reunião colocar um quadro de informação.

3 Oferecer Plano de Saúde para os funcionários.

4 Eventos para comemorar o sucesso dos negócios

QUEM IRÁ FAZER: Gerente e a Equipe de Recursos Humanos.

COM QUE FAREMOS:

Identifica uma sala climatizada com mesa e cadeiras disponível para as realizações das reuniões.

Realizar a compra de um quadro de aviso com o custo de R$ 50,00.

Para a implantação do Plano de Saúde será descontado do salário mínimo de cada colaborador 3% que corresponde a R$ 20,34 (vinte reais e trinta e quatro centavos).

Os eventos serão comemorados sempre que a empresa atingir resultados com retorno financeiro, que oferecerão a ela certo conforto para a realização dos eventos, portanto o custo dos eventos serão mensurados de acordo com o nível de resultado financeiro alcançado pelas organizações.

Acompanhar a execução do PLANO DE AÇÃO

Uma das primeiras ações é deixar claro qual é o papel deste colaborador e qual será o seu desafio na nova jornada. Assim como é extremamente necessário o conhecimento dos gestores para a realização do plano de ação. Passando estas informações com transparência, o funcionário passa a se sentir engajado. Para acompanhar a realização da execução de cada etapa, a troca de informações entre os profissionais que ocupam os mais diversos cargos na empresa é essencial e nada melhor do que uma boa comunicação entre Gestor e os colaboradores, podendo assim melhorar ainda mais os resultados que ambos irão alcançar. Se o plano realizado não for executado, acompanhado, controlado e o mais importante, corrigido se necessário, de nada adiantará realizar o plano. A comunicação interna é uma forma de facilitar a troca de informações entre colaboradores e gestores. Esse tipo de comunicação deve ser estruturado de acordo com o objetivo de melhoria da qualidade de vida dos colaboradores dentro da organização, podendo assim realizar reuniões e conversas entre equipes. Várias ações podem ser desenvolvidas para comunicar todos os níveis da empresa com eficácia, como e-mails, mural, informativo interno, etc. O Gestor e equipe de Recursos Humanos devem assegurar que todos os envolvidos entenderam claramente os seus objetivos, o plano de ação e as responsabilidades e autoridade de cada pessoa. É responsabilidade do Gestor criar e manter os canais de comunicação para garantir que todas as informações fluam com rapidez e clareza, e que os problemas que surjam sejam prontamente relatados e resolvidos.

Resultado esperado com a realização do Plano de Ação:

Um bom sistema de comunicação é o que fará com que todos dentro da empresa trabalhem na mesma direção, focalizando os esforços para alcançar os mesmos objetivos. E é este sistema que fará com que clientes, fornecedores e outras pessoas externas à organização entendam qual é a função da empresa na sociedade. Não adianta empenhar tempo e dinheiro na elaboração de projetos se a empresa não é capaz de transmitir suas idéias de maneira clara e precisa a seus colaboradores, parceiros e clientes. Um profissional saudável, que se sente bem no ambiente de trabalho, produz muito mais do que aquele que não se sente bem. E esta produtividade é tanto em termos qualitativos (melhor relacionamento, atendimento ao cliente, clareza mental, comunicação, motivação e confiança) como em termos quantitativos (aumento de vendas, redução de desperdícios e acidentes de trabalho). Antigamente, uma forma de motivação muito utilizada pelas empresas era o retorno financeiro. Hoje os fatores que mais mantem os profissionais motivados no trabalho, estão ligados ao bom relacionamento com as pessoas no trabalho, reconhecimento profissional, e ter a possibilidade de trabalhar com o que se gosta.

BIBLIOGRAFIAS

www.lojas visão.com.br

O engajamento do RH | Portal Carreira & Sucesso

http://www.administradores.com.br

CHIAVENATO, Idalberto. Os novos paradigmas: como as mudanças estão mexendo com as empresas. São Paulo: Atlas, 2003.

WOOD JR., T. (coord.). Mudança organizacional. São Paulo, Atlas, 1999.

...

Baixar como  txt (20 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »