TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO TÉCNICO DE INSTALAÇÃO DE UMA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA SINÓTICA

Artigos Científicos: RELATÓRIO TÉCNICO DE INSTALAÇÃO DE UMA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA SINÓTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/2/2014  •  715 Palavras (3 Páginas)  •  900 Visualizações

Página 1 de 3

RELATÓRIO TÉCNICO DE INSTALAÇÃO DE UMA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA SINÓTICA

1. Introdução:

A região do Vale do Itajai é alvo de constantes enchentes, inundações e delizamentos de terra. Nos últimos anos, a frequência e magnitude desses eventos vêm aumentando devido ao desordenado desenvolvimento urbano e ocupação do solo, trazendo graves consequências a população.

Em episódios de danos causados por desastres naturais, a Defesa Civil necessita de dados de estações meteorológicas que seguem as normas estabelecidas pela Organização Meteorológica Mundial (OMM).

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém uma rede de estações meteorológicas (implantadas de acordo com as normas da OMM) para monitoramento do tempo em boa parte do Vale do Itajai. No entanto, no Alto Vale do Itajaí existe uma carência de informações.

Neste trabalho são apresentados os procedimentos adotados para a implantação de uma estação meteorológica convencional sinótica na região do Alto Vale do Itajai, aumentando a cobertura da rede do Inmet.

Os dados dessa estação, também serão fornecidos aos agricultores, com o intuito de auxiliar suas atividades.

1.1 Objetivo geral:

Aumentar a área de cobertura da rede de estações meteorológicas convencionais do Inmet no Vale do Itajaí.

1.2 Objetivos específicos:

Análise da cobertura das estações convencionais atuais e definir o local para a implementação da nova estação.

Aquisição dos equipamentos necessários para a estação sinótica.

Construção do escritório meteorológico.

2. Materiais e Métodos:

Será utilizado o mapa das estações convencionais disponibilizado pelo site do INMET para escolha da região dentro do Vale do Itajaí.

Será utilizada a ferramenta google Earth para a escolha da cidade, levando em conta a característica topográfica e proximidades de obstáculos.

Será adquirido para a estação: um heliógrafo, um actinógrafo, um pluviográfo, um pluviômetro, um conjunto de geotermômetro de solo, tanque de evaporação, termômetro de mínima de relva, anemômetro e catavento de leitura instantânea, termômetro de mínima de relva, e um abrigo meteorológico contendo: evaporímetro de Pichet, termômetros de máxima e mínima, conjunto psicométrico, termográfo e higrógrafo. Para o escritório, será adquirido um anemógrafo universal, um barômetro e um barógrafo. (Como mostra a figura 1)

Obs: A imagem é apenas ilustrativa. Alguns dos instrumentos citados nesta, não conterão na estação.

O terreno será cercado com uma área de 12x18 metros, e o meridiano do cercado deve estar orientado para a direção norte-sul verdadeira. A superfície do solo deverá ser mantida coberta de relva.

O funcionamento da estação seguirá as normas estabelecidas pela Organização Meteorológica Mundial (OMM), do qual o INMET faz parte.

3. Resultados

O local escolhido foi a Cidade de Pouso Redondo no Alto Vale do Itajaí, por não ter estações do tipo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com