TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELEVÂNCIA DO ESTUDO

Tese: RELEVÂNCIA DO ESTUDO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2013  •  Tese  •  9.408 Palavras (38 Páginas)  •  570 Visualizações

Página 1 de 38

ntabilidade nesse tipo de empresa, principalmente a contabilidade gerencial.

1.5 RELEVÂNCIA DO ESTUDO

A importância deste estudo é a de mostrar os benefícios alcançados com a utilização da contabilidade gerencial pelas microempresas e empresas de pequeno porte. A função da contabilidade, que é a de fornecer informações que ajudarão os gestores na administração de uma empresa, é desconhecida pela maioria dos pequenos empresários que tomam suas decisões baseados apenas na experiência que acreditam ter. As maiorias dos contadores, por sua vez, apenas se dedicam a cumprir obrigações fiscais, e deixam de assessorar seus clientes no que diz respeito a principal finalidade da contabilidade. A contabilidade gerencial pode e deve ser utilizada pelas pequenas empresas, tornando-se uma ferramenta indispensável na tomada de decisão.

1.6 ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO

Este trabalho identifica as micros e pequenas empresas e a contabilidade como ferramenta indispensável a qualquer negócio, independente do porte. Identifica também, a importância da contabilidade gerencial aplicada às micro e pequenas empresas e os benefícios de sua utilização.

No capítulo 1, são apresentados a introdução, os objetivos e a delimitação do estudo.

O capítulo 2 apresenta a revisão de literatura, onde são mostradas as definições de empresa, microempresa e empresa pequeno porte, o conceito de contabilidade e de contabilidade gerencial. Apresenta também modelo Simplificado de Balanço Patrimonial, Demonstração de Resultado do Exercício e Demonstração de Fluxo de Caixa para as microempresas e empresas de pequeno porte do setor de comércio varejista, através dos quais se torna possível a elaboração de índices econômicos e financeiros.

O capítulo 3 apresenta os procedimentos utilizados na elaboração desse estudo, definindo o método utilizado, o tipo de pesquisa.

O capítulo 4 mostra a conclusão e os resultados alcançados com essa pesquisa, na seqüência às referencias bibliográficas.

2 REVISÃO DA LITERATURA

2.1 EMPRESA

Quando pensamos em negócios, logo surge em nossas mentes a empresa, mas; o que é uma empresa, qual conceito devemos ter dessa palavra? Diversos autores mostram os mais variados conceitos para definir e conceituar esta palavra, entretanto a mais usual seja a de que:

Empresa é a unidade econômica organizada, que combinando capital e trabalho, produz ou faz circular bens ou presta serviços com finalidade de lucro. Adquire personalidade jurídica pela inscrição de seus atos constitutivos nos órgãos de registro próprio, adquirindo dessa forma capacidade jurídica para assumir direitos e obrigações. A empresa deve ter sua sede, ou seja, deve um domicílio, local onde exercerá seus direitos e responderá por suas obrigações. (FABRETTI, 2003, p.36),

Sendo a empresa uma unidade econômica cuja finalidade é o lucro, torna-se necessário a utilização de ferramentas que otimizem as chances de sucesso da organização e assim obtenha o lucro esperado, ou o retorno do que foi investido, ou que pelo menos reduza as possibilidades de fracasso, ou que uma decisão equivocada possa prejudicar sua continuidade.

Torna-se então necessária a adoção de estratégias, ou seja, um conjunto de ações articuladas para que as decisões sejam seguras e levem o gestor a alcançar os objetivos previamente estabelecidos.

Para que os objetivos sejam alcançados as empresas contam com alguns recursos, de acordo com Fabretti (2003):

A empresa contrata força de trabalho, com ou sem vínculo empregatício, combinando capital e trabalho e adotando tecnologia e métodos de administração eficientes, organiza sua atividade econômica, objetivando a produção ou circulação de bens ou a prestação de serviços, visando obter lucro que lhe permita desenvolver-se e remunerar adequadamente o capital nela investido (FABRETTI, 2003, p.36).

Neste aspecto, a empresa surge como a maneira estruturada, organizada e gerida a fim de atingir um determinado resultado, e isto acontece através da combinação dos diferentes que integram o processo.

Para Padoveze (2005, p.3), “as empresas nascem a partir de investimentos nas operações necessárias para vender os produtos e serviços escolhidos”. Nesta nova visão, para que haja os recursos necessários para que a empresa cresça e se desenvolva, são necessários investimentos que servirão como parâmetros iniciais da etapa financeira da empresa.

Ainda, segundo Padoveze (2005, P.3), “a finalidade da empresa é criar valor para seu proprietário”. Este valor é o lucro que o investidor espera, ou ainda o preço pelo risco que este está correndo ao aplicar seu capital em um determinado investimento.

2.2 MICROEMPRESAS E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE

Segundo Chér (1991, p.17), “existem muitos parâmetros para definir as pequenas e médias empresas, muitas vezes dentro de um mesmo país, como no Brasil”. Isso mostra que nenhuma definição que se possa ter a respeito de micro e pequenas empresas serão algo absoluto, mas apenas limitado a determinados pontos de vista, ou órgãos aos quais essas definições estão vinculadas.

Ainda, segundo Chér (1991, p.17), “[...], para se conceituar as pequenas e médias empresas, algumas variáveis são tradicionalmente utilizadas, tais como mão-de-obra empregada, capital registrado, faturamento, quantidade produzida, etc.”.

O Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas – Sebrae, apresenta classificações para micro e pequenas empresas, com base no número de empregados e com base no faturamento.

Conforme classificação baseado no número de empregados temos:

Quadro 1 - Classificação das MPEs segundo o número de empregados

Fonte: Sebrae – SP

O quadro 1 apresenta a classificação das Micro e Pequenas Empresas em função do número de empregados. Segundo esta classificação:

• Indústrias e empresas de comércio e serviço com até 19 empregados são consideradas microempresas.

• Indústrias com 20 a 99 empregados e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com