TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REQUISITOS NECESSÁRIOS PARA ABERTURA DE UM EMPREENDIMENTO COMERCIAL

Artigo: REQUISITOS NECESSÁRIOS PARA ABERTURA DE UM EMPREENDIMENTO COMERCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2014  •  5.129 Palavras (21 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 21

REQUISITOS NECESSÁRIOS PARA ABERTURA

DE UM EMPREENDIMENTO COMERCIAL

Projeto Interdisciplinar desenvolvido para obtenção de aprovação desta disciplina do curso de Tecnologia em Gestão Financeira da Faculdade Anhanguera de Jaraguá do Sul, sob orientação da Profª. Esp. Jane Marli Spredemann

Anhanguera Educacional

Junho/2014

RESUMO

Para os objetivos propostos relacionam-se diversas etapas para a formalização de um empreendimento. Alem de abrir uma empresa, gerir exige um conjunto de habilidades e conhecimentos.É preciso conceituar os itens necessários para a abertura do negócio; analisar custos e despesas; identificar as leis tributárias e trabalhistas; entender o mercado, o público que se deseja atingir. Elaborar um bom plano de negocio ajudará o novo empreendedor a traçar seus objetivos e os passos que deve seguir para alcançá-lo, isso permite também identificar e restringir seus erros no papel antes de se expor ao mercado. No Brasil reunir toda a documentação para abrir uma empresa é um processo burocrático e demorado, que pode levar até 119 dias, e nos casos de empresas de baixo risco, é possível finalizar todas as etapas em 49 dias. Também devemos considerar os custo e despesas neste processo que dependendo da configuração da empresa o processo de abertura pode envolver até 12 órgãos diferentes, podendo ser eles das esferas federal, estadual e municipal. Faz-se necessário a ajuda de um contador, para o planejamento tributário, visto que além de tributos abusivos, a legislação ainda traz complicações e alterações, que acontecem praticamente todos os dias.Portanto,o planejamento estratégico do negócio está na captação, elaboração e, principalmente, no bom senso em avaliar o conjunto de fatores de viabilidade financeira e mercadológica, que possibilitarão ao empreendedor coordenar um plano de ação, através do caminho mais adequado para a abertura da sua empresa.

Palavras-chave: Planejamento. Burocracia. Empreendimento.

Sumário

1.INTRODUÇÃO 5

2.OBJETIVOS ESPECÍFICOS 7

3.PLANO DE NEGÓCIO 7

4.REQUISITOS NECESSÁRIOS PARA ABERTURA DE UM EMPREENDIMENTO COMERCIAL 13

5.PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO 16

6.DESPESAS PARA ABRIR UMA EMPRESA 17

7.AQUISIÇÃO DE PONTO COMERCIAL 20

8.PRAZO DE RETORNO DE INVESTIMENTO 21

9.CONCLUSÃO 22

10.REFERÊNCIAS 24

1. INTRODUÇÃO

Este projeto tem por finalidade identificar e demonstrar os requisitos necessários para abertura de um empreendimento do ramo comercial, de maneira a orientar futuros empresários que pretendem ingressar neste tipo de mercado, passando conhecimento e evitando assim erros básicos que possam comprometer todo o sucesso do negócio.

Abrir e gerir uma empresa exige um conjunto de conhecimentos. É preciso entender o mercado, o público alvo e planejar bem o negócio. Uma das primeiras dúvidas é: o que é preciso para abrir uma empresa?O projeto trás respostas e informações claras que irão afastar alguns mitos que tanto assombram os novos empreendedores.

Sabemos que há uma serie de requisitos a serem conhecidos antes de abrir uma empresa. Mas quais são eles? Documentos? Capital de giro? Conhecimento administrativo? Quais são eles?

Em virtude da importância destes conhecimentos o tema será fragmentado nas mais distintas áreas, de forma a mostrar os principais pilares que garantam sucesso do futuro empresário.

Logo no inicio do projeto o leitor encontrará uma ferramenta indispensável a qualquer empresa, que é “o plano de negócio”. Se desenvolvida de forma correta essa ferramenta irá trazer perguntas e respostas assertivas, sobre o mercado, o publico, o produto e até mesmo condições financeiras. Ou seja, é um “Raio-X” do futuro negócio que o empresário está idealizando.

Após conhecer o plano de negócio e passar para o item seguinte, “requisitos necessários para abertura de um empreendimento”, o leitor terá a oportunidade de esclarecer duvidas e aprofundar seus conhecimentos nas áreas burocráticas. Conhecer cada órgão público e suas exigências evitará muitas dores de cabeça e prejuízos. É necessário também conhecer toda documentação e sua finalidade. A ausência de documentos exigidos por lei poderá implicar inclusive no impedimento ou autorização de funcionamento da empresa.

Seguindo o trabalho serão apresentadas informações sobre “planejamento tributário” e “despesas para abrir uma empresa”.

Não menos importante do que os itens anteriores, um bom planejamento tributário irá garantir o sucesso da empresa. Ter um bom contador, conhecer tributos, impostos e legislações são indispensáveis e trará segurança ao negócio.

Outro item bastante relevante e apresentado no projeto são as despesas para abertura do negócio. Despesas com taxas, documentos e até mesmo com escritório de advocacia são necessárias para dar inicio ao processo de abertura da empresa.

Por fim o projeto trás informações sobre, “prazo para retorno de investimento”. É importante que o empreendedor tenha conhecimento de quanto será investido no negócio, o capital de giro necessário e o período para obter retorno do capital investido. Sem conhecer essas informações o novo empresário poderá virar estatística de empresas com mortalidade prematura.

2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Criar plano negócio;

• Conceituar os itens necessários para abertura de uma empresa;

• Analisar custos e despesas na abertura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.3 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com