TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Com A Abertura Dos Portos, O Brasil Tornou-se O Maior Centro Comercial E Naval Do Império, Após A Tomada De Lisboa Pelos Franceses.

Exames: Com A Abertura Dos Portos, O Brasil Tornou-se O Maior Centro Comercial E Naval Do Império, Após A Tomada De Lisboa Pelos Franceses.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2013  •  2.115 Palavras (9 Páginas)  •  739 Visualizações

Página 1 de 9

Colégio Lourdinas

1-Origem e clientela:

Nome da escola: Nossa Senhora de Lourdes

origem do nome: História de Lourdes

Como tudo começou...

No dia 11 de fevereiro de 1858, Bernadete, com 14 anos, partiu da sua casa aos arredores de Lourdes para colher lenha, juntamente da sua irmã Toinette e uma amiga. Chegaram à Gruta de Massibielle. Suas companheiras atravessaram o canal para recolher lenha no interior da gruta, um lugar de má fama e onde habitualmente viviam os porcos da povoação. Bernadette hesitou acompanhá-la, devido a sua débil saúde. Ficou sozinha do outro lado da margem.

Eis que, de repente, para Bernadete começou a grande e abençoada aventura das Aparições: “Depois de um golpe de vento”, conta-nos Bernadette, “vi alguma coisa de branco, como uma pequena senhora. Queria fazer o Sinal da Cruz, mas não consegui. O meu braço caía. Então a jovem senhora o fez e , finalmente, também consegui fazê-lo”.

Quando narra a aparição, Bernadette diz: “uma jovem pequena, não (muito) maior que eu, mais bela que todas e que me sorri...”.

Eis o essencial da mensagem: “Deus é o primeiro a Amar”.

As palavras “Oração” e “Penitência” vêm depois da revelação do “Amor”. “Por isso, podemos afirmar que a mensagem de Lourdes é uma mensagem de Amor”. O “Eu sou a Imaculada Conceição”, é Maria que aparece à Bernadette. Ela que, entre nós, é a primeira discípula do amor). O sinal do amor de Deus desde sempre e para sempre. Os pobres, os doentes e pecadores que se dirigirem à Lourdes, buscam um sentido para a sua existência e lá eles descobrem que são amados como filhos e filhas.

data da fundação:

fundação do Instituto

A fundação se deu com três jovens dos Altos Pirineus da França: Marie Eugenia, que recebeu o nome de Madre Maria de Jesus Crucificado, Elise Abadie e Jeanne Marie, todas acompanhadas pelo mesmo orientador espiritual, o Padre Jean Louis Peydessus. Em 15 de dezembro de 1863, no Santuário de Nossa Senhora de Garaison, as três jovens fizeram a Profissão Religiosa professando os votos de pobreza, castidade e obediência.

“A pequena Congregação”, como costumava chamar Madre Maria de Jesus Crucificado, crescia. A casa tornou-se muito pequena e as dificuldades não faltavam. Nesta época, um grande número de peregrinos começou a afluir em Lourdes.

Fundadores (Eugênia Ducombs e Padre Jean Louis Peydessus)

Petit Couvent – Lourdes (Fraça)

Caminho do convento até a gruta – Lourdes (Fraça)

SUA FUNDAÇÃO NA CIDADE DE GOVERNADOR VALADARES:

O Colégio Nossa Senhora de Lourdes foi fundado em 11 de Março de 1963 na cidade de Governador Valadares(Mg), sob a orientação das Irmãs da Imaculada Conceição de Nossa Senhora de Lourdes.

Começou com apenas algumas séries do antigo curso Primário, à Rua Ribeiro Junqueira, nº 78.

Em 1968, transferiu-se para um prédio do bairro Vila Rica.

Prédio construído no Bairro Vila Rica – atual TV LESTE

Em 29 de setembro de 1971, estabeleceu-se no atual prédio situado a Av. Rio Doce, 2813 Ilha dos Araújos.

governo vigente na época da fundação: - João Goulart - 07/07/1961 - 01/04/1964 Parlamentarismo que antecedeu ao regime militar de 1964.

número de alunos que atende níveis de escolaridade que oferece: em torno de mil alunos

Educação Infantil

É a primeira etapa da Educação Básica, que possui identidade própria e objetivos definidos de atender aos interesses e necessidades das crianças, que são peculiares nessa faixa etária, visando desenvolver ao máximo suas capacidades e potencialidades. Nesta etapa, as crianças nos primeiros anos de vida, aprendem conhecimentos, hábitos, comportamentos de formas variadas e em contextos diversos.

Toda proposta educativa deve ser orientada por pressupostos teóricos que explicitem as concepções de desenvolvimento, de ensino e aprendizagem, fundamentando, ao mesmo tempo, as ações dos educadores.

Na fase da Educação Infantil, enfatiza-se a importância da participação das crianças nos trabalhos em grupo, nas brincadeiras e nos jogos com regras. Nessas atividades, elas exercitam a defesa, seus direitos e seus pontos de vistas, uma oportunidade para o exercício da autonomia.

Ensino Fundamental

Ensino Fundamental

O Ensino Fundamental procura proporcionar ao educando a formação necessária ao desenvolvimento das suas potencialidades como elemento de auto-realização, à sondagem de aptidões, à iniciação para o trabalho, e ao preparo para o exercício consciente da cidadania.

Os objetivos gerais do Ensino Fundamental expressam a capacidade que os alunos devem adquirir relativas aos aspectos cognitivo, afetivo, ético, estético, de atuação e de inserção social. As capacidades devem receber uma abordagem integrada em todas as áreas constituintes do Ensino Fundamental. O ensinar e o aprender em cada série enfocam as necessidades e possibilidades que os alunos deverão atingir para que progressivamente cumpram as intenções educativas gerais.

Oferecemos o Ensino Médio Regular:

Aulas pela manhã e à tarde, laboratórios de física/química;

Componentes Curriculares

- Ciências HUMANAS e suas Tecnologias: História, Sociologia, Filosofia, Geografia e Educação Religiosa.

- Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias: Matemática, Física, Química, e Biologia.

- Linguagem e suas Tecnologias: Arte, Literatura, Português (Gramática e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com