TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DO LIVRO "O MONGE E O EXECUTIVO"

Artigos Científicos: RESENHA DO LIVRO "O MONGE E O EXECUTIVO". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2014  •  564 Palavras (3 Páginas)  •  531 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA CRÍTICA

HUNTER, James C. O Monge e o Executivo: Uma História Sobre A Essência da Liderança.

O autor no livro ”O Monge e o Executivo” relata a história de John Daily, um gerente-geral de uma grande indústria de vidros planos.

O livro mostra que John Daily personagem principal da narrativa, era gerente-geral de uma fábrica de vidros, casado com Rachel e tinha dois filhos: Sarah e John, mas seu relacionamento com a esposa e filhos não ia bem assim como ao seu trabalho. Um nome lhe chamava atenção desde sua infância “Simeão”, vivia tendo sonhos que lhe diziam para procurá-lo. Após uma conversa com a esposa, ele procura o pastor de sua igreja, que o indicou a afastar-se, participando de um retiro num mosteiro cristão chamado João da Cruz, perto do lago Michigan. Sua esposa também o incentivou a ir e apesar de um pouco relutante ele aceitou. Chegando lá, John é recebido pelo padre Peter que o conduz ao seu quarto e durante uma conversa com o padre, ele fica sabendo que há dez anos o reitor do mosteiro, James, tinha dado a Len Hoffman, um ex-executivo, o nome de irmão Simeão, onde o mesmo regia o curso de liderança. John fica um pouco atordoado com a notícia, e passa a noite pensando se seus sonhos teriam virado realidade ou que isso fosse somente coincidência.

O mosteiro era regido por cinco cerimônias religiosas diárias além de aulas durante o dia. Depois da primeira cerimônia, John tem o primeiro encontro com Len consertando o vazamento do sanitário e John sentiu-se confuso, olhando para o chão e vendo Len Hoffman. No dia seguinte começam os encontros diários com Len.

Simeão define as características de um bom líder como honestidade, bom exemplo, compromisso, bom ouvinte, etc. Ele relata a diferença entre líder e liderança, gerente e gerência. Definindo liderança como a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum. E afirmando que pessoas são lideradas e objetos gerenciados. Habilidade e influência são palavras chaves para a definição de liderança. Aborda a diferença entre autoridade e poder, apresenta liderança com o significado de amor ágape.

O livro possui um estilo claro o objetivo, aborda coisas simples sobre liderança, fornece esclarecimento sobre os preceitos da liderança, exemplificando tais assuntos de forma a deixar clara, a abordagem dos temas juntos aos diálogos decorrentes em cada dia.

Com o estudo dessa obra, podemos pensar como as pessoas são tratadas e ver que o princípio básico da liderança é saber servir. Outro ponto relacionado à obra, é a relação que o autor faz sobre necessidades e vontades, mostrando que deve-se atender as necessidades e não as vontades dos empregados.

Apresenta como algumas características de um bom líder:

• Saber ouvir;

• Liderar pessoas e não gerenciar;

• Servir, pois um líder deve servir a todos e não o contrario;

• Atender as necessidades e não as vontades;

• Ser honesto;

• Respeitar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com