TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha - O Monge E O Executivo

Dissertações: Resenha - O Monge E O Executivo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2013  •  527 Palavras (3 Páginas)  •  789 Visualizações

Página 1 de 3

Hunter, James C.; Hunter, James C. O Monge e o Executivo - Uma História Sobre a Essência da Liderança Editora: Sextante / Gmt , 2004.

O livro em questão traz a tona uma questão muito pertinente em nossos dias. Qual é o verdadeiro significado ou conceito da palavra liderança?

“O Monge e o Executivo”, com argumentos fortes e precisos, vem ressaltar a importância das pessoas e do relacionamento humano no que tange a liderança. Trata-se da história de John Daily, um executivo de sucesso que passando por uma crise referente a relacionamento interpessoal tanto em sua casa como pai e marido, quanto como chefe, em seu local trabalho é convencido por Rachel, sua esposa a partir para um retiro num mosteiro beneditino, porém o que mais impele John a retirar-se em tal lugar é a possibilidade de encontra-se com Leonard Hoffman, um homem famosíssimo no mundo dos negócios que possuía uma carreira brilhante antes de abandonar tudo e se tornar um integrante do mesmo mosteiro. John participa então de um seminário sobre liderança onde o preletor é o próprio Hoffman e a partir deste encontro começa toda a explanação sobre o tema.

James C. Hunter fala em sua obra da verdadeira essência de ser líder; a comparação de velhos e novos paradigmas; exercer liderança utilizando-se do poder ou da autoridade; a verificação de modelos históricos de liderança; a comparação entre amar no sentido prático e liderar; a responsabilidade de nossas encolhas frente a uma diversidade de situações.

Após sete dias de palestras em regime de internato a personagem principal entende que se as necessidades (não vontades) básicas de seus liderados, principalmente as emocionais, não forem atendidas, bem como se os princípios básicos sobre o verdadeiro ato de liderar não forem postos efetivamente em prática jamais atingira seus objetivos de for aceitável e plausível. O livro é altamente recomendável para todo aquele que exerce ou pretende exercer um cargo de liderança, vou até mais longe, recomendo também para todos os pais e mães que deseje fazer de seus filhos pessoas mais conscientes e sensíveis em relação a autoridade, formando assim cidadãos mais preparados para encarar um mundo altamente e competitivo onde respeitar as regras é essencial a sobrevivência.

O “Monge e o Executivo” também deixa bem claro em suas páginas que existe uma enorme abismo entre gerenciar a liderar, pois ninguém gerencia pessoas e sim números ou algo parecido já a verdadeira liderança tem a ver com gente, com pessoas dotadas de personalidades diferentes e sentimentos que precisam de cuidado, atenção, carinho e principalmente respeito pelo que são e não pelo que podem oferecer ou produzir. O livro propõem de maneira muito evidente e assertiva que com amor, dedicação e humildade é possível fazer com que os liderados sigam o seu líder por vontade própria e de forma confortável o time atinja os objetivos almejados. Pois a verdadeira essência da liderança é servir em todos os sentidos da palavra.

Esta é uma obra agradável, interessante e muito proveitosa para análises e estudos, pois creio, que até quem não tem o mínimo interesse pelo tema em questão vai se deliciar nas linhas bem escritas de O “Monge e o Executivo” de James C. Hunter.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com