TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESTAURANTE FELLINI Gestão Com Pessoas

Exames: RESTAURANTE FELLINI Gestão Com Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  1.027 Palavras (5 Páginas)  •  463 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

DESENVOLVIMENTO 4

CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

INTRODUÇÃO

Este estudo é baseado no restaurante Fellini, uma empresa familiar que ganhou vários prêmios, e onde os funcionários também tem participação nos lucros. O seu principal gestor e fundador Sr. Nelson Laskowsky que é apaixonado pelo que faz! Conseguiu transforma-lo em um Restaurante de muito sucesso.

A Seguir você encontrará algumas informações sobre:

• o estresse e seus fatores;

• Ações de qualidade de vida no trabalho;

• Modelo de liderança;

• E um dos processos utilizados na área de RH.

DESENVOLVIMENTO

Identificou-se que nos Restaurantes Fellini, os proprietários estavam estressados e prejudicando a produtividade dos demais. Os fatores estressores eram a concorrência ao redor do Restaurante, que era ampla, pois existiam diversos restaurantes reconhecidos na cidade que oferecuam aos clientes as mais diversas opções em gastronomia e em qualidade de serviço. O Restaurante Fellini fazia uma boa comida, mais não tinha nenhum sucesso.

* Segundo o médico Hans Selye na revista científica Nature, Estresse (português brasileiro) ou stresse (português europeu) pode ser definido como: a) a soma de respostas físicas e mentais causadas por determinados estímulos externos (estressores) e que permitem ao indivíduo (humano ou animal) superar determinadas exigências do meio ambiente; e b) o desgaste físico e mental causado por esse processo.

O termo estresse foi tomado emprestado da física, onde designa a tensão e o desgaste a que estão expostos os materiais e foi usado pela primeira vez no sentido hodierno em 1936. O estresse pode ser causado pela ansiedade e pela depressão devido à mudança brusca no estilo de vida e a exposição a um determinado ambiente, que leva a pessoa a sentir um determinado tipo de angústia. Quando os sintomas de estresse persistem por um longo intervalo de tempo, podem ocorrer sentimentos de evasão (ligados à ansiedade e depressão). Os nossos mecanismos de defesa passam a não responder de uma forma eficaz, aumentando assim a possibilidade de vir a ocorrer doenças, especialmente cardiovasculares.

Para minimizar o estresse e melhorar a qualidade de vida no trabalho o Gestor desenvolve as seguintes ações:

• Oferece uma alimentação saudável e balanceada aos seus funcionários, com apoio de uma Nutricionista;

• Anualmente os colaboradores tomam vacinas antigripais e recebem gratuitamente os remédios;

• Plano de saúde;

• Incentivo a prática de esportes;

• Incentivo Cultural onde a programação é feita pela própria equipe;

• Programa de inclusão digital;

• Oferecimento de curso de culinária saudável;

Tudo isso evidencia os colaboradores como detentores de merecida importância pela Instituição que, envolvidos em diversos níveis, são abordados como parceiros e, não mais como recursos humanos, mas integrando indivíduos à organização de forma harmoniosa, mantendo sua integridade física e mental, valorizando-o literalmente como pessoa, considerando fatores psicológicos, políticos, econômicos e sociais do trabalhador. Assim essas ações contribuem muito para o sucesso da empresa.

A Qualidade de Vida no trabalho é uma consequência da compreensão comprometida e abrangente das condições de vida no trabalho, incluindo aspectos como bem-estar social, saúde, segurança e capacitação sendo uma poderosa arma de competitividade do mercado, melhorando o desempenho e a produtividade além do aumento da confiabilidade do cliente. Mezzomo (2001, p.73) define Qualidade como sendo “um conjunto de propriedades de um serviço (produto) que o torna adequado à missão de uma organização (empresa) concebida como resposta às necessidades e legítimas expectativas de seus clientes”.

A liderança pode ser considerada um papel social que deve ser desempenhado tendo como suporte alguns princípios básicos. A liderança que procura seguir estes princípios desencadeia o potencial humano individual de integrante (Covery, 2001, p.11). Do líder dependem muitas pessoas, que depositam nele suas esperanças para melhorar suas condições de trabalho e realizar seus objetivos individuais. Kernerg (2000, p.125) define como atributo do líder a tarefa de proteção dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com