TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO NR 11

Pesquisas Acadêmicas: RESUMO NR 11. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  476 Palavras (2 Páginas)  •  709 Visualizações

Página 1 de 2

NR 11

São considerados objetos dessa norma, elevadores, guindastes, transportadores industriais e maquinas transportadoras. Essas norma regulamentadora fornece diretrizes de segurança para operação desses equipamentos.

Durante a aquisição no processo de conhecer o fornecedor e o produto, é de fundamental importância para adequar a ferramenta ao trabalho, conhecer a tecnologia empregada em cada um e o devido treinamento. No dia a dia da utilização alguns métodos rotineiros devem ser adotados, seguidos e cumpridos, tais como, check list, realizar reparos ou manutenção caso necessário, substituição de peças, treinamento aos funcionários e inspeções permanentes.

A comunicação também se faz necessária e importante, visto que, o ambiente que utiliza esses equipamentos é ruidoso e a comunicação é fator de segurança, mas por ser ruidoso deve-se adotar uma comunicação visual e manual, como uma linguagem por sinais e de fácil interpretação para que esse evento ocorra durante o trabalho e seja eficaz em sua atuação.

Por se tratar de cargas pesadas, máquinas e equipamentos que realizam esse transporte é necessário indicar em lugar visível a carga máxima de trabalho permitida. Vários acidentes acontecem por não respeitar a capacidade e também por brincadeiras com tais máquinas, provocando acidentes ou perda de material, danificando os mesmos.

Para o transporte de pessoas também é adotado um plano de segurança, como para carros manuais é necessário ter proteção para as mãos, para os equipamentos de transporte com força motriz é necessário que o operador tenha recebido treinamento específico para adquirir a habilidade para operação.

Para os equipamentos de transporte motorizados os operadores deverão possuir habilitação e durante o horário de trabalho portar identificação em local visível contendo em um cartão o nome e fotografia. O cartão terá validade de um ano e para a revalidação o empregado deverá passar por exame de saúde completo por conta do empregador.

Os equipamentos de transporte motorizados deverão possuir sinais de advertência sonora como buzina e um alerta ao engatar a marcha ré, pois dependendo da posição o operador não tem visibilidade completa e também alerta aos demais que o equipamento está em movimento contrário.

Por se tratar de um ambiente com muitos resíduos e expostos ao clima, peças e demais componentes apresentam necessidade de troca com maior frequência e isso deve acontecer imediatamente ao ser constatado defeito ou deficiências em seu uso, o que também é

detectado através do check list que deve ser realizado a cada troca de turno.

Deve-se atentar a emissão de gases liberado por equipamentos motorizados em locais fechados, é necessário uma ventilação eficaz ou neutralização dos gases para que não haja grande concentração nos locais de trabalho prejudicando a saúde dos funcionários.

Para o transporte de sacas também é adotado normas de segurança do trabalho, como peso máximo para cada funcionário transportar, levantamento, deposição e piso não escorregadio.

Homens e máquinas podem trabalhar em perfeita harmonia se todas as normas de segurança forem respeitadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com