TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO O SEGREDO DE LUÍSA CAP 1

Pesquisas Acadêmicas: RESUMO O SEGREDO DE LUÍSA CAP 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  453 Palavras (2 Páginas)  •  915 Visualizações

Página 1 de 2

O Capítulo 01, intitulado "A motivação e o perfil do empreendedor" inicia-se com a narração de uma premiação ao "Melhor Empreendedor Global do Estado de Minas Gerais", sendo uma das concorrentes Luísa, personagem principal do livro. A partir de então o autor passa a expor conceitos de empreendedorismo de uma forma romântica e prazerosa.

A jovem Luísa mora em Ponte Nova MG com seus pais. Seu pai, Sr. Geraldo, deseja ver na filha o doutor que não pudera ser. Então, convence a filha de cursar Odontologia, e Luísa inicia o curso em Belo Horizonte.

Em Belo Horizonte Luísa alimenta seu sonho de empreendedora, quando decide criar uma empresa de produção e comercialização de goiaba-cascão. Essa ideia surgiu quando um de seus colegas de faculdade teria experimentado o doce e de tão gostoso, pegou restos espalhados na mesa para levar à sua mãe.

Para seguir seu sonho adiante, Luísa terá de persuadir e convencer seus familiares e namorado, pois todos esperam que a jovem forme-se dentista e volte para Ponte Nova para trabalhar de empregada em uma renomada clínica.

De acordo com o autor, "empreendedor é alguém que sonha e busca transformar seu sonho em realidade". Empreendedores nascem por influência do meio em que vivem. No caso de Luísa, quem a influenciou foi sua madrinha, Fernanda, proprietária de uma loja chamada Sereia Azul, muito badalada e frequentada no centro de ponte Nova.

A pessoa aprende a ser empreendedora no convívio com outros empreendedores, tendo em vista as chamadas relações, que podem ter três níveis: primário, secundário e terciário. O nível primário se dá no âmbito de familiares e conhecidos, e é considerada a principal fonte de formação de empreendedores; o secundário ocorre nas ligações em torno de determinada atividade ou redes de ligações; o terciário se dá pelo contato com livros, cursos, viagens, feiras, congressos, etc.

De acordo com a teria visionária de Filion (1991), as ideias iniciais de um negócio são chamadas de emergentes que, através das diversas relações, formam a visão central do negócio ou sonho. Esta teoria traz consigo os conceitos de energia, que é o resultado esperado de seu trabalho; o conceito de si, que é a autonomia, autoconfiança, acreditar em mudar as coisas e convencer as pessoas; liderança, persuadir terceiros a ajudá-lo a realizar o seu sonho. O conhecimento do setor em que deseja empreender também é fundamental.

Luísa viajou a Ponte Nova no final de semana e sua primeira parada fora a loja da tia, Fernanda. Alí estabeleceram o início da conversa que duraria até as duas da madrugada, com a madrinha sendo convencida pela afilhada de abandonar os anseios dos outros e tornar o seu sonho realidade. Então, a madrinha tornou-se seu "braço direito" para convencer seus pais, noivo, demais familiares e amigos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com