TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo PLT De Empreendedorismo Cap. 2 Ao 5

Dissertações: Resumo PLT De Empreendedorismo Cap. 2 Ao 5. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  1.585 Palavras (7 Páginas)  •  2.024 Visualizações

Página 1 de 7

Resumo do capítulo

2 ao 5 do PLT de empreendedorismo

José Dornelas 

Processo Empreendedor

O empreendedorismo surge em consequência dos avanços tecnológicos, e são os empreendedores que estão abrindo novos horizontes culturais e comerciais, globalizando e renovando conceitos econômicos, criando empregos e gerando riqueza para a sociedade.

Os empreendedores são apaixonados pelo que fazem, inovadores e não se contentam em ser mais um na multidão, desejam ser reconhecidos e admirados pelo seu trabalho.

Estados Unidos e alguns países da Europa são grandes exemplos a seguir de compromisso com empreendedorismo, pois possuem iniciativas governamentais e organizações privadas que encorajam e apoiam os empreendedores, convictos de que seu poder econômico depende desses futuros empresários e seus empreendimentos.

Empreendedorismo no Brasil

Na década de 90 foram criados Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) que dá ao pequeno empresário todo o suporte necessário para iniciar sua empresa e ajuda a resolver problemas pontuais de seu negócio; e Softex (Sociedade Brasileira para Exportação de Software) criado no intuito de levar empresas de software do país ao mercado externo, proporcionando capacitação em gestão e tecnologia ao empresário de informática.

Segundo estudos existem duas definições de empreendedorismo:

- De oportunidade: onde é planejada a criação da empresa visando lucros, geração de empregos e riqueza.

- De necessidade: onde o empreendedor si vê sem opção por estar desempregado e sem alternativas de trabalho, normalmente são criados informalmente e sem planejamento. Muitos fracassam rapidamente e sem gerar desenvolvimento econômico.

Surgimento do empreendedorismo

A palavra empreendedor(entrepreneur) tem origem francesa e significa aquele que assume riscos e começa algo novo.

Na Idade Média, o termo empreendedor era utilizado para definir aquele que gerenciava grandes projetos de produção. No século XVII o empreendedor começou a assumir riscos, estabelecendo acordo contratual com capitalista. Mas só no século XVIII foram diferenciados capitalista (aquele que fornece o dinheiro) e empreendedor (aquele que assume riscos).

Desde finais do século XIX e até hoje os empreendedores são confundidos com administradores. Todo empreendedor necessariamente deve ser um bom administrador para obter sucesso, mas nem todo administrador é um bom empreendedor.

Conceito do empreendedorismo

É o envolvimento de pessoas e processos que, em conjunto, levam à transformação de idéias em oportunidades. O empreendedorismo envolve a criação de algo novo, de valor, requer devoção, comprometimento de tempo e esforço para fazer a empresa crescer, assumindo-se riscos calculados.

O processo empreendedor possui 4 fases

1- Identificar e avaliar a oportunidade: é a parte mais difícil, muitos dizem que é questão de sorte o encontro da competência com a oportunidade.

2- Desenvolver o plano de negócio: pode ser o mais complicado para iniciantes.

3- Determinar os recursos necessários é consequência do planejamento de negócio, já capta-los se pode fazer por meio de empréstimos financeiros ou por capitalistas.

4- Gerenciar a empresa criada: o empreendedor põe em prática seu estilo de gestão, reconhece suas limitações, recrutando profissionais que lhe ajude a gerenciar a empresa e minimize os problemas, identificando o que é prioridade para seu negócio.

Identificando oportunidades

Não importa que a idéia seja ou não única, o importante é como o empreendedor utiliza transformando-la em um produto ou serviço que traga crescimento para sua empresa. Já as oportunidades são únicas, pois o empreendedor pode esperar durante anos para aproveitar a oportunidade se destacando de seus concorrentes.

Deve-se procurar criar negócios em áreas de conhecimento do empreendedor, facilitando assim o seu desenvolvimento, primeiro vem a paixão pelo negócio, e ganhar dinheiro será consequência.

Os empreendedores de sucesso estão sempre atrás de novas idéias e oportunidades de negócio, são curiosos e questionadores, e têm como dever estar sempre bem informado.

Deve-se analisar qualquer oportunidade de negócio:

Qual mercado ela atende?

Qual retorno econômico?

As vantagens competitivas?

Quem transformará essa oportunidade em negócio?

O empreendedor está realmente comprometido com o negócio?

Não adianta ser líder de mercado e não ter retorno financeiro compensatório, também deve ser analisado o lucro final. Tem que ser levado em consideração o montante de dinheiro investido para iniciar o negócio, o fluxo de caixa positivo só ocorrerá quando esse investimento inicial retorne à empresa.

Existem as 3 M’s que auxiliam o empreendedor na análise do potencial da oportunidade: “Demanda de Mercado”, “Tamanho e Estrutura do Mercado” e “Análise de Margem”.

Oportunidades na internet

Com o baixo custo na criação de sites na internet, surgiram inúmeros modelos de negócio, como os a seguir:

1- Intermediação de negócio: têm como objetivo aproximar compradores e vendedores, e ganham comissões sobre os valores das transações efetuadas.

2- Comercialização de propaganda: mensagens de propaganda são inseridas em sites, geralmente de horóscopo, notícias personalizadas, chats, etc., em formato de banners, e possuem duas formas de cobrança – o patrocínio, em que o cliente paga um valor fixo para ter uma determinada exposição por um tempo determinado, ou o page-views, que significa o número de vezes que o banner apareceu na tela.

3- Mercado virtual: venda de produtos ou serviços na web por empresas de varejo presentes no mundo real e que passam a atuar no mundo virtual, ou por empresas que só existem no mundo virtual.

4- Empresarial: empresas já consolidadas, com clientes ativos e bem definidos passam a expor e comercializar seus produtos na web.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com