TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ROLAMENTOS

Trabalho Universitário: ROLAMENTOS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  696 Palavras (3 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 3

ROLAMENTOS

Rolamentos são normalmente elementos metálicos que apresentam formas cilíndricas, composto por vários sub elementos. São vazados em sua parte central visando o acoplamento em um eixo. Possuem principalmente a função de sustentar (apoio) um sistema de transmissão de torque suportando muitas vezes esforços simples ou combinados.

As recentes necessidades em relação aos mecanismos dos mais diversos tipos de máquinas que utilizam os rolamentos, cada vez mais aumentam e diversificam-se. Consequentemente para o rolamento, componente essencial de suma importância das máquinas, as exigências quanto à capacidade nas suas inúmeras ramificações como: aumento da confiabilidade, liberação da manutenção, redução da dimensão e massa, aumento do limite de rotação, resistência em meios especiais, entre outros, são continuamente acentuadas.

Os mancais de rolamento são em geral, constituídos por anéis, corpos rolantes e gaiolos; e principalmente, em função da direção da carga que irá apoiar, são divididos em rolamentos radiais e rolamentos axiais. Ainda, em função do tipo de corpo rolante é possível separar em rolamentos de esferas e rolamentos de rolos; podem também ser classificados em função da configuração e a aplicação específica destes.

TIPOS E CARACTERÍSTICAS DOS ROLAMENTOS

1 - Rolamento Fixo de Uma Carreira de Esferas

Os rolamentos fixos de uma carreira de esferas são entre os rolamentos, os de tipo mais representativo e atendem um extenso campo de aplicações. O canal da pista no anel interno e no anel externo apresenta um perfil lateral em arco, com raio ligeiramente maior que o raio das esferas. Além da carga radial, permite o apoio da carga axial em ambos os sentidos.

O torque de atrito é pequeno, sendo o mais adequado para aplicações que requerem baixo ruído e vibração, e em locais de alta velocidade de rotação. Neste rolamento, além do tipo aberto, existem os blindados com placas de aço, os vedados com proteção de borracha, e os com anel de retenção no anel externo. Geralmente, as gaiolas utilizadas são as prensadas de aço.

Rolamentos de carreira simples composto por elementos girantes esféricos. Exemplos de aplicações: Motores elétricos, alternadores, ventilação industrial, compressores, bombas de aquecimento, secadoras, instalações frigoríficas, foto copiadoras, carregadores de acumuladores, máquinas têxteis, compressores de esteiras mecânicas, motores elétricos e aparelhos eletrodomésticos.

2 - Rolamentos de Rolos Cônicos

Os rolos cônicos trapezoidais inseridos como corpos rolantes são guiados pelo rebordo maior do anel interno. De grande capacidade de carga permite o apoio da carga radial e num único sentido à carga axial, e também possui uma alta capacidade de carga. Em geral, igualmente ao rolamento de esferas de contato angular, duas peças do rolamento são usadas contrapostas.

São projetados para os rigores do uso diário em aplicações em que velocidades moderadas e altas, cargas radiais altas, temperaturas elevadas e contaminantes são desafios constantes, Projetado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com