TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DA DISCIPLINA DE METODOLOGIA APLICADA AO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

Por:   •  13/6/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  631 Palavras (3 Páginas)  •  472 Visualizações

Página 1 de 3

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DA DISCIPLINA DE METODOLOGIA APLICADA AO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

TÍTULO DO PRÉ PROJETO

Autor/ Aluno

Professor da disciplina

Observação: Não é necessário que o trabalho contenha capa e nem que seja encadernado. O título do trabalho, os componentes e a introdução podem estar na mesma página.

1 INTRODUÇÃO

(Introdução - apresentação do assunto do artigo em um único texto corrido; a conceituação do mesmo. Informa o tema, o objetivo e a finalidade do trabalho. Na introdução se faz o esclarecimento do ponto de vista sob o qual o assunto será enfocado, o método escolhido, os principais resultados obtidos. Deve apresentar o que já foi estudado por outros autores (revisão bibliográfica) numa correlação com o tema proposto através das citações bibliográficas e de acordo com as Normas Técnicas da Instituição. Embora a introdução seja a primeira seção do artigo, recomenda-se que seja a última a ser redigida). Escrever duas páginas de introdução incluindo citações).

1.1 JUSTIFICATIVA DO TEMA 

(Justificar o tema abordado nesta proposta de projeto sempre com bons argumentos, reforçando com citações e com informações quantitativas se for o caso).

1.2 DELIMITAÇÃO DO TEMA 

(Delimitar o projeto pontuando o que realmente será abordado, o que será estudado, até onde conseguirá ir com o estudo proposto).

1.3 PROBLEMA DA PESQUISA 

(Detalhar o problema que será estudado, sempre empregando citações).

1.4 OBJETIVOS 

(Deve conter, de forma concisa, o objetivo geral e específicos do trabalho, os dispositivos que se quer montar, os compostos que se deseja sintetizar, as ideias que se deseja corroborar ou refutar, etc. Também deve-se dar, de forma concisa, as razões pelas quais se quer atingir estes objetivos).

1.4.1 geral

(Iniciar com verbo no infinitivo. Nesse tópico cria-se somente um objetivo).

1.4.2 Específicos 

(No máximo 4 objetivos específicos).

1.5 HIPÓTESE 

(Deve conter, de forma concisa, a hipótese do trabalho).

2 METODOLOGIA

Na metodologia o aluno irá definir, com base na revisão bibliográfica ou em trabalhos preliminares, a metodologia que deverá ser utilizada para atingir os objetivos estabelecidos. Apresentar o procedimento de trabalho, o material que deverá ser utilizado, o tratamento da informação e o procedimento estatístico, se for o caso. Esta seção deve detalhar os aspectos da metodologia empregada nas atividades especificamente executadas pelo aluno e apresentar sua relação com as áreas do curso.

Portanto, a metodologia do pré-projeto deve apresentar o conjunto de procedimentos que serão executados e que garantirão a execução do pré-projeto. Deverão conter na metodologia os seguintes tópicos:

  1. Classificação da pesquisa
  2. Técnicas para coleta de dados
  3. Fontes para coleta de dados
  4. Caracterização da amostra pesquisada
  5. Instrumento para a coleta de dados
  6. Possibilidade de tratamento e análise dos dados

3 REFERENCIAL TEORICO

Também conhecido como Embasamento Teórico ou Revisão Bibliográfica, para fazer um referencial teórico é necessário consultar as referências bibliográficas que são condizentes a área de estudo a ser trabalhada, ou seja, verificar as pesquisas previamente feitas por alguns autores sobre a temática escolhida para ser desenvolvida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (117.1 Kb)   docx (26.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com