TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Química Aplicada a Engenharia Civil

Por:   •  25/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  329 Palavras (2 Páginas)  •  498 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Matéria: Química Aplicada a Engenharia Civil

        

RELATORIO DA PALESTA SOBRE CONTROLE DE ÁGUAS PLUVIAIS E URBANAS: ALTERNATIVAS DE DRENAGEM

PALESTRANTE: Eng. Eufrosina Teresinha Leão (Go)

Eufrosina possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Goiás (1984) e mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Goiás (2008). Doutora em Geotecnia pela UnB 2013. Tem experiência na área de Engenharia Civil inclusive obras públicas, com ênfase em Processos Construtivos, atuando principalmente nos seguintes temas: concreto armado e fundações, orçamento e especificação, infiltração de água no solo, elementos de infiltração, instalações hidro sanitárias e drenagem urbana.

Ela falou sobre o controle de águas pluviais e urbanas: alternativas de drenagem que tem como objetivo suprir a carência técnicas adequadas ao manejo de águas pluviais, assim como apresentar as mais recentes tecnologias de controle de inundações e de poluição hídrica, ainda pouco divulgadas e compreendidas no meio técnico.

Falou também do manejo de águas pluviais que tem sido um dos grandes desafios enfrentados no planejamento urbano de cidades com maior fluxo de pessoas. A ocupação do solo e sua consequente impermeabilização e promove o desequilíbrio do ciclo hidrológico do local e, a parcela mais afetada é a infiltração.

 No caso da água que deixa de ser infiltrada contribui no aumento do escoamento superficial, contribuindo para as enchentes. O crescimento urbano e as intervenções no meio ambiente é um desafio para a engenharia em se. A técnica para controle de fluxos de águas pluviais, oferecer soluções que minimizem os impactos da impermeabilização nas cidades e o aumento do fluxo de água.

Palestra Ministrada na Quarta – Feira,

                                                       dia 11 de Novembro de 2015.

PORTO NACIONAL – TO 2015.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (100.1 Kb)   docx (40.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com