TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tcc trabalho de conclusão de curso engenharia mecânica

Por:   •  21/4/2019  •  Artigo  •  4.237 Palavras (17 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 17

OPERAÇÃO DE COMPRESSORES DE AR EM PEQUENAS EMPRESAS INSTALADAS NO SETOR URBANO

Jair Jhonnys de Araújo Reis Saraiva1; Wisman Coelho Neto1; Jovelino Balduino Filho2

1Faculdade de Talentos Humanos-FACTHUS, Uberaba (MG), Brasil, e-mail: jhonnys.10@hotmail.com

1Faculdade de Talentos Humanos-FACTHUS, Uberaba (MG), Brasil, e-mail: wismancoelho@hotmail.com

2Faculdade de Talentos Humanos-FACTHUS, Uberaba (MG), Brasil, e-mail: jovelinobalduino@facthus.edu.

                                 

RESUMO: O objetivo deste estudo é aprofundar conhecimento sobre fatores que predispõem as borracharias como ambientes de risco de explosão de vazos de pressão, agarramento, corte e choque elétrico para as pessoas que estão dentro e em seu entorno. A metodologia deste estudo destaca-se pela realização de uma pesquisa científica alinhada para o desenvolvimento de uma pesquisa empírica aplicada em 13 oficinas / borracharias localizadas no município de Uberaba, MG, onde foi aplicado um questionário estruturado, para a coleta de dados referente ao nível de conhecimento dos proprietários e colaboradores destas oficinas com relação aos riscos que envolvem os vasos de pressão, principalmente, com relação ao seguimento da Norma Regulamentadora– NR 13. Foi possível considerar que falta conhecimento com relação à NR 13, bem como fiscalização de profissionais competentes quanto à adequação das borracharias analisadas a referida norma. Pode-se verificar que a preocupação com os riscos em diversos ambientes de trabalho é um fato que determina a necessidade de conhecer melhor não só as normas reguladoras de segurança, destacadas pelo Ministério do Trabalho, mas também de levar as borracharias um esclarecimento dos riscos que envolvem a operação de compressores de ar.

PALAVRAS CHAVE: NR-13; Vazos de pressão; Riscos de acidentes; Borracharias.

RISKS IN THE OPERATION OF PRESSURE VESSELS IN SMALL COMPANIES LOCATED IN URBAN SECTOR

ABSTRACT: The objective of this study is to deepen knowledge about factors that predispose the tire as explosive environments of pressure vessels, grasping, cutting and electric shock to persons inside and in your surroundings. The methodology of this study is notable for conducting a scientific survey in line for the development of an empirical research applied in workshops/13 tire located in the city of Uberaba, Minas Gerais, where it was applied a questionnaire structured, for the collection of data regarding the level of knowledge of the owners and employees of these workshops in relation to the risks involving pressure vessels, mainly with respect to the follow-up of Regulatory Standard-NR 13. It was possible to consider that lack knowledge regarding NR 13, as well as supervision of competent professionals about the adequacy of the tire that standard analyzed. You can check that the concern with the risks in diverse environments.

KEYWORDS: NR-13; Pressure vessels; Risks of accidents; Tire.

INTRODUÇÃO

É fundamental que em um ambiente de trabalho haja condições que possam dar maior capacidade de segurança para o trabalhador, evitando-se assim que acidentes ocorram e que possa não só prejudicar o seu desempenho, como também, trazer consequências sérias ao trabalhador e a quem estiver em seu entorno. Para Chiavenato (2015) a segurança visa minimizar a ocorrência de acidente de trabalho, que pode ser entendido como um ato imprevisto, perfeitamente evitável na maioria dos casos.

Wachowicz (2012) explica que no ambiente de trabalho deve haver manutenção da saúde e segurança de todos os envolvidos no processo laboral. Desta forma, pode uma empresa trabalhar sem seguir Normas Regulamentadoras que garantem a segurança no ambiente de trabalho?

Diariamente, o trabalhador ao laborar, buscando produtividade, tem contato com um ambiente físico com diversos pontos de riscos, assim sendo deve procurar evitar que acidentes possam ocorrer. Por este motivo é necessário que tenha o mínimo de conhecimentos sobre as normas relativas à segurança e saúde no trabalho que visam evitar ou atenuar os riscos de acidentes (QUINTAS, 2014).

Chiavenato (2015) destaca a segurança como elemento norteador para que todo processo produtivo caminhe dentro de uma regularidade que é fundamental para o resultado da produção e para o sucesso do trabalho executado.

Neste aspecto, considerando o trabalho do risco de operação de vasos de pressão  em empresas instaladas em setor urbano procura-se ampliar a atenção referente a NR – Normas Regulamentadoras, como: NR – 10 (Segurança em instalações e servicos em eletricidade), a NR -12 -Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos e NR 13 - Caldeiras, Vasos de Pressão e Tubulações, editadas, pelo MTE – Ministério do Trabalho e Emprego, Portaria GM n. 3.214, de 08 de junho de 1978, atualizada pela Portaria MTB n. 1.084, de 28 de setembro de 2017.

No Brasil, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) visando à saúde do trabalhador regulamentou as Normas Regulamentadoras (NR), que obrigam aos empregadores a realizar análise, avaliação e adequação as condições ambientais, prevenindo-se assim, doenças ocupacionais, acidentes de trabalho, enfim, resguardando a saúde do trabalhador. A preocupação com os acidentes e suas consequências é algo evidente no contexto da Segurança do Trabalho, principalmente, quando envolvem operações que por si mesmas, trazem riscos ao trabalhador.

Sendo assim, é fundamental que as borracharias procurem analisar risco de acidente pela exposição diária de pessoas no trabalho com vasos de pressão.

Neste caso é importante destacar que há itens obrigatórios que representam, risco grave e eminente (RGI) com relação à segurança no trabalho: calibração do manômetro/ Indicador de Pressão; calibração de calibração de válvula de segurança/ Alívio; Calibração de Pressostatos; termômetro/ Indicador de Temperatura e Treinamento dos operadores.

Portanto, o objetivo deste estudo é aprofundar conhecimento sobre fatores que predispõem as borracharias a risco de explosão de vasos de pressão para as pessoas que estão dentro e em seu entorno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.9 Kb)   pdf (253.8 Kb)   docx (25.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com