TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RUMO A EXCELÊNCIA

Dissertações: RUMO A EXCELÊNCIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2014  •  461 Palavras (2 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 2

RUMO A EXCELÊNCIA

O avanço tecnológico, a globalização, o aumento da competitividade, as inovações, entre outros desafios, têm exigido mudanças significativas no modo de gerir um negócio nas organizações. Com isso, as empresas têm buscado constantemente a melhoria dos seus processos e resultados para permanecer no nível elevado mesmo diante de tantas mudanças.

Na busca para essas melhorias surgiu o TQM, Total Quality Management, definição que ampliava o foco da qualidade como aspecto estratégico do gerenciamento do negócio.

No Brasil em 1992 foi criado o PNQ, Premio Nacional de Qualidade, que tem como referência o Modelo de Excelência da Gestão (MEG), cuja característica mais importante é de ser um modelo sistêmico e permite que os vários elementos de uma organização possam ser implementados e avaliados em conjunto de forma interdependente e complementar. A excelência em uma organização depende de sua capacidade de perseguir seus propósitos em completa harmonia com meio em que se vive.

O MEG se baseia em alguns fundamentos, são eles: o pensamento sistêmico, visão de futuro, aprendizado organizacional, geração de valor, responsabilidade social e etc. Quando estes fundamentos são utilizados eles produzem melhorias para os processos e produtos, redução de custos e aumento da produtividade para a organização, tornando a mais competitiva.

O grau de maturidade da gestão pode ser determinado por duas dimensões, que são: processos gerenciais e resultados organizacionais.

A dimensão dos processos gerenciais são compreendidos por: enfoque, aplicação, aprendizado e integração. Já a dimensão de resultados organizacionais decompõe de 3 fatores: a relevância, a tendência e o nível atual.

O MEG tem como objetivo ajudar a conduzir as organizações usuárias a níveis cada vez mais elevados de competitividade e a níveis de qualidade tanto nas suas praticas de gestão como nos seus resultados.

CONCLUSÃO

Verifica-se que dentro de um ambiente tão ágil e que vive em constantes mudanças é necessário estar antenado aos novos desafios e oportunidades, buscar se aperfeiçoar e conhecer bem o negócio oferecido para alcançar, fidelizar e atrair novos clientes e estar pronto para competir com a concorrência.

Com isso, toda essa avaliação realizada na gestão através da MEG permite identificar as oportunidades reais para melhoria da gestão e comprovar a utilização desse modelo e ao mesmo tempo motivar a organização a prosseguir nessa direção. Como também ajuda as organizações a alcançarem níveis mais elevados de competitividade e de qualidade, tanto com relação às práticas de sua gestão como nos seus resultados. Isso tudo com um único objetivo: rumo a excelência.

CINCO ESTRATÉGIAS:

- Mapear com clareza o seu negócio, fazendo uma avaliação da gestão como todo;

- Traçar um plano com o objetivo de melhorar os produtos e serviços;

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com