TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O papel do professor: repensando a prática pedagógica rumo a educação de qualidade

Artigo: O papel do professor: repensando a prática pedagógica rumo a educação de qualidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/7/2013  •  Artigo  •  1.153 Palavras (5 Páginas)  •  901 Visualizações

Página 1 de 5

Brasil Escola

Cidades do Brasil

Canal do Educador

Guerras

Vestibular

Monografias

Brasil Escola

Esqueci minha senha

Cadastre-se

Biológicas

Biologia

Doenças e Saúde

Educação Física

Odontologia

Saúde

Sexualidade

Exatas

Economia e Finanças

Física

Informática

Matemática

Química

Humanas

Administração

Artes

Biografia

Brasil

Educação

Espanhol

Filosofia

Folclore

Geografia

Gramática

História

História do Brasil

História Geral

Inglês

Literatura

ONG

Pedagogia

Poemas e Poesias

Política

Português

Psicologia

Redação

Religião

Sociologia

Diversos

Acordo ortográfico

Atualidades

Concursos

Curiosidades

Drogas

Meu Artigo » Educação » O papel do professor: repensando a prática pedagógica rumo a educação de qualidade

O papel do professor: repensando a prática pedagógica rumo a educação de qualidade

Por: Maria Angélica Ferreira Fonseca

Resumo

Palavras chave: Introdução

Não é intenção atribuir ao professor a culpa pelo fracasso escolar, mas sim, avaliar dentro do contexto de sala da aula quais são os problemas enfrentados pelo professor e, conseqüentemente, o erros mais comumente cometidos por estes profissionais que tem comprometido de maneira alarmante o processo ensino-aprendizagem de milhares de crianças, Brasil afora. Tais indagações terão como apoio e fundamentação teórica os pensamentos de autores renomados na área de educação como: Edgar Morin, Paulo Freire, Luiz Carlos de Menezes, Albertina Maria Rocha Salazar, além de dissertações, artigos e periódicos publicados por fontes idôneas como: Revista Nova Escola, Ministério da Educação, Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, Coleção Projeto Veredas: Formação Superior de Professores, dentre outros. O método utilizado será o hipotético-dedutivo e terá como embasamento a pesquisa bibliográfica que possibilitará toda fundamentação teórica.

Segundo Góis ao jornal Folha de São Paulo (12/07/2009) apesar dos avanços, o Brasil ainda tem 11,5% das crianças de oito e nove anos analfabetas. E completa, uma criança não alfabetizada com mais de oito anos de idade apresenta dificuldades não apenas em português, mas em todas as outras disciplinas, já que sua capacidade de compreender textos é limitada.

A reportagem da Revista Nova Escola ainda afirma:

Termômetros da qualidade, os indicadores de evasão e repetência continuam altos (...) E “não se pode culpar o aluno por isso. A responsabilidade de ensinar bem é da escola (grifo nosso), e o governo precisa ajudá-la nessa tarefa” diz Maria de Salete Silva, coordenadora de Educação do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Brasil. (REVISTA NOVA ESCOLA, 2011, p. 112)

Neste sentido, propõe-se um passeio pela profissão de educador e de sua importância para a formação do cidadão:

Neste sentido é essencial compreendermos que os profissionais da educação da atualidade e, em especial o professor, necessitam de um engajamento profissional e pessoal diferente daquele que se tinha e bastava a alguns anos atrás, quando os alunos aguardavam atentos e perfilados em suas carteiras a chegada do mestre, meros espectadores de uma “educação bancária” (PAULO FREIRE, 1983), desprovida de sentido e preocupada apenas em atender as necessidades de uma sociedade capitalista emergente, pois, como afirma Menezes (2011, p. 82) “ensinar bem requer, além de conhecimento e competência, doses de responsabilidade e envolvimento emocional”.

O papel do professor no desafio de se alcançar uma educação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com