TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Radio Novela

Artigo: Radio Novela. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2014  •  3.216 Palavras (13 Páginas)  •  1.459 Visualizações

Página 1 de 13

O QUE É RADIO NOVELA :

Radionovela é uma narrativa folhetinesca sonora, nascida da dramatização do gênero literário novela, produzida divulgada em rádio. Ou seja, uma novela narrada.

Na era de ouro do rádio, as radionovelas foram fundamentais para que a história do rádio brasileiro se configurasse. Elas estimularam a imaginação dos ouvintes (fundamentalmente mulheres, as senhoras e senhoritas que as acompanhavam) e projetaram uma série de radio-atores que, posteriormente, migraram para a televisão.

Fez enorme sucesso no início do século XX, numa era pré-televisiva.

Boas histórias, bons atores e efeitos sonoros realistas eram o segredo do gênero para captar a atenção dos ouvintes. Diz-se que os grandes mestres da magia eram os sonoplastas - considerado mestre da sonoplastia era Urgel de Castro da Rádio Nacional RJ -, que para estimular a imaginação das pessoas, reproduziam todo tipo de sons e ruídos: O som da chuva, do telefone, da passagem de tempo, dos passos dos personagens. Em 12 de julho de 1941, às 10h30, teve início ‘Em busca da felicidade primeira radionovela transmitida no país, através da Rádio Nacional do Rio de Janeiro. A obra mexicana foi escrita por Leandro Blanco, com adaptação de Gilberto Martins. Seus capítulos ficaram no ar por aproximadamente três anos.Após seu término, começou a cubana ‘O direito de nascer’, que foi a principal radionovela do Brasil.

Ou seja, a radio novela basicamente é um teatro narrado no radio.

Efeitos sonoros:

Era preciso muita criatividade para criar os sons necessários que fizessem com que os ouvintes entendessem o que estava acontecendo na radionovela. Uma outra curiosidade sobre as novelas do rádio é que elas não tinham uma duração raticamente fixa, como existe hoje nas produções televisivas. Elas poderiam durar 2 meses, mas também chegavam a 2 anos. A mais longa durou 3 anos e foi “Direito de Nascer”. Cuba era um país que exportava muitas radionovelas, inclusive para o Brasil, a primeira produção do país foi em 1931. As radionovelas eram feitas pensando no público feminino, o que fazia atrair os anunciantes interessados em vender os seus produtos para esse tipo de consumidor. Em 1944, uma pesquisa revelou que 69,9% de quem ouviam a radionovela transmitida na parte da manhã eram as mulheres, seguidas dos homens, 19,5% e das crianças, 10,6.

Alguns efeitos de sonoplastia: Para fazer sons de trovoadas usavam-se placas de metal, estas quando sacudidas criavam um som muito semelhante. Para fazer ruídos de monstros, choros de bebes, usavam-se pessoas, imitando os sons com a boca.

Se quisessem imitar cascos de cavalos correndo no chão, pegavam cocos cortados no meio e batendo eles contra uma mesa, ou até mesmo no chão criava um som semelhante. . O fogo e a chuva, por exemplo, eram feitos com mesmo recurso, papel celofane amassado, que devia ser feito lentamente e bem perto do microfone. Claro, que exigia certa prática para fazer dois sons distintos.

HISTÓRIA DA RADIO NOVELA:

A primeira transmissão de rádio no Brasil foi ao ar em 7 de setembro de 1922, porém, demorou a fazer sucesso porque o aparelho “radio” era caro na época e a demora na implantação de retransmissoras. Quando as dificuldades físicas foram superadas, a forma encontrada para popularizar sua programação foi lançar mão do mesmo recurso que os jornais, quando da invenção da imprensa escrita: a narrativa folhetinesca.

Narrativa Folhetinesca era uma novela, que, nos jornais eram encaixadas. A cada jornal, um episódio, e assim ia despertando o despertando e curiosidade das pessoas.

Nasceu, assim, as primeiras transmissões de radionovelas no Brasil, fruto da dramatização de tramas literárias. Mas isso não quer dizer que as emissoras não realizassem radiodramatizações.

Em São Paulo, nos anos 40, a Rádio São Paulo (PRA5) levou ao ar inúmeras radionovelas, com roteiros de Otávio Augusto Vampré, Alfredo Palácios, Olegário Passos e Menotti del Picchia, dentre outros.No início da década de 40 ia ao ar, diariamente, um mini radioteatro, de autoria de Cardoso Silva, e interpretado por Cibéle Silva, nome artístico e de solteira de Cybele Palácios e Nélio Pinheiro.

A primeira radionovela transmitida no Brasil pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro foi Em busca da Felicidade, original cubano de Leandro Blanco com adaptação de Gilberto Martins. Também são consideradas pioneiras as radionovelas “Fatalidade”, escrita por Oduvaldo Vianna e a radionovela "Mulheres de Bronze", baseada num folhetim francês.

As adaptações de tramas internacionais perdurariam por anos, sobretudo das cubanas. Aliás, o maior sucesso em radionovela de todos os tempos foi “O Direito de Nascer” (1951), do cubano Félix Caignet, que ficou três anos no ar e que chegou a ser chamada popularmente de "O Direito de Encher".

Entre os brasileiros pioneiros na radiodramaturgia, estão Oduvaldo Vianna, Amaral Gurgel e Gilberto Martins. Em seguida, vieram os autores Dias Gomes, Mário Lago, Mário Brazzini, Edgar G. Alves, Alfredo Palacios, Janete Clair e Ivani Ribeiro. Muitos deles, inclusive, se imortalizaram escrevendo para outro gênero, a telenovela.

Umas das radionovelas nacionais de maior sucesso foi Jerônimo, o Herói do Sertão, criada por Moysés Weltman, em 1953. A trama foi, posteriormente, adaptada várias vezes para a televisão. No rádio Jerônimo viveu suas aventuras em 96 radionovelas transmitidas em todo o território nacional.

DECADENCIA:

O custo da produção das radionovelas era muito alto e com o crescimento da televisão, ocorreu um fenômeno de migração da verba publicitária para o novo veículo. Isso explica, em grande parte, o abandono do gênero radionovela pelo rádio. Ao longo da década de 1960, algumas emissoras ainda mantinham alguns horários de radionovelas ou de programas de rádio-teatro. Mas na década de 1970 o gênero desapareceu, apesar de algumas tentativas isoladas de reativá-lo. E com isso a radionovela foi se adaptando à nova era das televisões. Todas as radionovelas foram refeitas para as telenovelas. Na década de 70 praticamente não existiam mais radionovelas, só nas cidades do sul, mas ao poucos foram saindo do ar, por causa das adaptações à televisão.

CURIOSIDADES :

Para fazer a sonoplastia tanto de fogo, quanto de chuva usa-se o mesmo recurso: amassar lentamente, diante do microfone, um pedaço de celofane.

Muitos acreditavam que as radionovelas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com