TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Radiologia

Trabalho Universitário: Radiologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  528 Palavras (3 Páginas)  •  929 Visualizações

Página 1 de 3

Programa de controle de qualidade: A visão do técnico de radiologia

Alunos: Joelma hora chagas

Lucilene Reis da Silva

Michele Nascimento Ribeiro

Rosangela Barbosa Bezerra

Shuirlei da Silva Alves

Campos de atuação da Radiologia 1

Professor: Sandro Menezes

INTRODUÇÃO: Objetivo: Mostra o quanto a radiologia é importante na medicina e sua eficacia nos exames e mostra o quanto é necessario implementar um programa de controle de qualidade, e a importancia de materiais de proteção radiologica.

Materiais e Metodos: Fala a respeito de uma pesquisa feita com técnicos da região norte de portugal e constituida por 48 técnicos. Foi feita para recolher dados e foi montando um questionário dividido em quatro partes:

A primeira parte é a apresentação das questões ( o que eles sabem e o que eles não sabem). A segunda é fazer saber do controle de qualidade, das leis e obrigações de um radiologista. A terceira são os pontos obtidos para se existir, o controle de qualidade, e quanto maior for o valor dos pontosobtidos nas questões, maior é a sua importancia. A quarta parte é falando da proteção radiologica, relacionado ao cuidado que se deve tomar e que muitos desconhecem. Os questionados foram informados do fundamento e objetivo do estudo da confidencialidade e anonimato para que possam se recusarem a participar.

Resultados: Com base no PCQ, os técnicos em estudo, não tinham o devido conhecimento sobre a importância na qualidade do atendimento radiológico por nao ter acesso a ação de formação na área da qualidade promovida pela sua instituição, porém acham fundamental a instauração de novos recursos que atenderem os pacientes com maior dedicação nos serviços prestados.

Conclusão: Observa-se que o presente estudo trata-se de um tema cientifico investigado que requer decisão importante, propondo repensar com cuidado a respeito de variáveis envolvidas, quanto a supervisão de um programa de controle de qualidade, em radiologia, iniciando-se assim no ser humano. Com suas individualidades pessoais e ou profissionais até mesmo à espectativa de implementar um PCQ, como forma de se poder verificar casos técnicos que diagnosticam e terapeutas demonstram ser necessario e de grande valia. Também da existencia de materiais de proteção radiológica em suas terapias.

Chegamos a conclusão que, caso os profissionais em radiologia não tenham conhecimento do PCQ, Seria de grande ajuda conhecer.

Referências

1. França M. Qualidade e segurança do doente na ordem do dia. Qualidade em saúde. 2005;13:23-5.

2. Secca MF.Bases fisicas das diferentes técnicas. In: Pisco JM, editor. Imagiologia básica- texto e atlas. Lisboa: Lidel; 2003. p. 3 -6.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com