TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Radiologia

Seminário: Trabalho de Radiologia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2013  •  Seminário  •  858 Palavras (4 Páginas)  •  802 Visualizações

Página 1 de 4

Instituto de estudos e desenvolvimento humano - IEDUCARE

Disciplina: Biossegurança

Professor:

Aluno(a):

Trabalho de Radiologia

01. Com suas palavras defina Biossegurança.

Biossegurança é um conjunto de ações que os trabalhadores pode realizar para prevenir,diminuir ou eliminar os riscos que ele possa estar exposto na realização de seu trabalho.

02. Quais os tipos de riscos que o trabalhador está exposto? Exemplifique.

 Físicos: Radiações, pressões normais, umidade, ruídos e vibrações, campos elétricos, equipamentos que geram calor ou chamas,equipamentos de baixa temperatura (frio).

 Químicos: Poeiras, fumos, névoas, substâncias tóxicas (inflamação, absorção ou ingestão),substâncias explosivas, nocivas, oxidantes, corrosivas, cancerígenas, líquidos voláteis, iodo.

 Biológicos: Provenientes dos seres vivos: Plantas, animais, bactérias, fungos, protozoários, insetos...

Amostras de animais e seres humanos como sangue, urina, escarro, secreções, fezes, peças cirúrgicas, biópsias etc...

03. Caracterize o termo infecção.

Invasão e multiplicação de microrganismos nos tecidos do organismo,que pode ser clinicamente inaparente ou resultar em lesão celular local devido ao metabolismo competitivo,toxinas,replicação intracelular,ou resposta antígeno-anticorpo.A infecção pode permanecer localizada,subclinica e temporária se os mecanismos de defesa do corpo forem eficazes,uma infecção pode persistir e disseminar-se por extensão para tornar-se uma infecção clinica ou estado de doença aguda,subaguda ou crônica.Uma infecção local pode também tornar-se sistêmica quando os microrganismos ganham acesso ao sistema linfático ou vascular.

04. Diferencie flora transitória e flora residente. Dê exemplos.

Uma pessoa saudável vive em harmonia com a flora microbiana normal, que se estabelece (colonização) em determinadas zonas do corpo. Esta flora, que em geral ocupa um lugar concreto, recebe o nome de flora residente. Em lugar de causar uma doença, essa flora costuma proteger o corpo dos microrganismos que provocam doenças. Se for por algum motivo alterada, rapidamente recupera. Os microrganismos que colonizam o hospedeiro desde algumas horas até algumas semanas, mas que não se estabelecem nele de forma permanente, são chamados de flora transitória.Diversos fatores do meio ambiente (como a dieta, as condições sanitárias, a poluição do ar e os hábitos higienicos) têm influência no desenvolvimento das espécies que vão constituir a flora residente de um indivíduo.Por exemplo, os lactobacilos são microrganismos que costumam viver no intestino daqueles que consomem muitos produtos lácteos. O Haemophilus influenzae é uma bactéria que coloniza as vias respiratórias das pessoas que padecem de doença pulmonar obstrutiva crônica.Em determinadas condições, os microrganismos que fazem parte da flora residente podem provocar uma doença. Por exemplo, os estreptococos piogênicos podem viver na garganta sem fazer nenhum mal, mas, se as defesas do organismo enfraquecem ou se os estreptococos forem de uma variedade particularmente perigosa, podem provocar uma faringite estreptocócica (infecção da garganta ou angina). De forma semelhante, outros microrganismos que fazem parte da flora residente podem tornar-se invasores, provocando doenças num indivíduo que tenha as suas barreiras defensivas alteradas. Por exemplo, aqueles que sofrem de cancro do cólon estão vulneráveis à invasão de microrganismos que normalmente vivem no intestino; eles podem deslocar-se através do sangue e infectar as válvulas cardíacas. A exposição a doses maciças de radiações podem igualmente ocasionar uma invasão por parte desses microrganismos e implicar uma infecção grave.

05. Defina microorganismos. Quais os tipos? Relate os pós e contras.

Os MICRORGANISMOS são seres muito pequenos que não podem ser vistos a olho nu e,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com