TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Radioterapia

Dissertações: Radioterapia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  368 Palavras (2 Páginas)  •  887 Visualizações

Página 1 de 2

Radioterapia

Suporte para Abdome:Nos casos de tratamento em decúbito ventral, os pacientes com abdômen em avental têm sua mobilização comprometida, pois nessa posição o abdômen funciona como um .mataborrão., impedindo a imobilização. Nesses casos,pode-se lançar mão deste acessório que consiste em uma mesa com orifício central para acomodar o abdome do paciente e assim impedir o movimento pendular. Este acessório pode ser confeccionado na oficina de moldes sem maiores dificuldades.

Máscaras Termoplásticas:Viabilizando um posicionamento personalizado, rápido e seguro dos pacientes, Essas máscaras são feitas de material sintético que tem a propriedade de amolecer com o aquecimento. São disponibilizadas em forma de placas sustentadas por moldura plástica que são submersas em um recipiente com água quente e imediatamente aplicadas sobre a superfície a ser mobilizada. Estas máscaras podem ser utilizadas em qualquer tipo de mobilização de tratamento: pelve, membros, mama, cabeça e pescoço, etc..

A placa plástica com a máscara é aquecida e imediatamente posicionada sobre a área a ser imobilizada e em minutos, após sua secagem, ela enrijece tornando a estrutura imobilizada. Esse procedimento pode ser realizado diretamente no simulador devido a sua rapidez e sob supervisão direta do médico.

Breast Board:É uma mesa de suporte para tratamento radioterápico da mama. Consiste em uma prancha apoiada em base anexa que permite angulação da paciente, além de ser apoio para suportes onde se repousa o braço a ser elevado de acordo com o posicionamento usual para o tratamento. Esses suportes são dispostos de acordo com referências alfanuméricas, que devem ser registradas na ficha de tratamento para guiar o posicionamento diário da paciente.

Retrator de ombros: Acessório para estabelecer o posicionamento em pacientes de cabeça e pescoço onde a abordagem com campos látero-laterais sobre região cervical é otimizada com a retirada dos ombros do campo de tratamento. O paciente é posicionado em decúbito dorsal e segura duas alças apoiadas sobre seus pés, tracionando o ombro e retirando sua superposição da região cervical. Pode ser também utilizado em outros posicionamentos, pois viabiliza um alinhamento melhor do paciente sobre a mesa. A configuração do retrator é registrada em folha de tratamento para reprodutibilidade diária. A utilização de acessórios adaptados, como exemplo uma corda com manetes amarradas em posições diferentes,também confere resultado satisfatório ao posicionamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com