TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Raças

Artigo: Raças. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2014  •  475 Palavras (2 Páginas)  •  3.820 Visualizações

Página 1 de 2

2. (Concurso Público, adap. CESPE – 2010) No que se refere ao racismo no Brasil, assinale a opção correta.

R: O racismo mascarado desempenhou importante papel na manutenção das desigualdades na sociedade brasileira.

Justificativa: Fato que fizeram com que a desigualdade no Brasil se mantivesse e se mantém até hoje.

3. O projeto nacional de branqueamento pode ser compreendido a partir das afirmações a seguir, exceto:

R: Os quilombos foram muito importantes no processo de branqueamento, uma vez que milhares de escravos negros se refugiavam nesses locais, bem afastados e de difícil acesso aos senhores brancos, abrindo espaço para o imigrante branco no mercado de trabalho.

Justificativa: Essa afirmação não é correta, não ocorreu essa história.

4. (Adap. UEM/CVU - Vestibular de Inverno/2009) Considerando seus conhecimentos sobre a diversidade étnica na cultura brasileira, assinale o que for correto.

I- Somente podem ser caracterizadas crime de racismo as manifestações de hostilidade justificadas pela cor da pele ou origem étnica que resultem em agressão física ou morte da vítima.

II- É necessário que existam práticas explícitas de segregação espacial, como a criação de guetos, para que se caracterize uma sociedade como preconceituosa ou excludente.

III- Os primeiros imigrantes asiáticos encontraram no Brasil uma sociedade cordial e hospitaleira, plenamente adaptada a um processo de democracia racial.

IV- A política imigratória restritiva, conduzida no Brasil nas primeiras décadas do século XX, baseava-se na ideia de que determinada raças eram indesejadas na composição das características étnicas da população brasileira.

A alternativa que apresenta somente afirmações corretas é:

R: Somente a IV.

Justificativa: Fatos que ocorreram em meados do século XX.

Conteúdo 4 - Modulo 3

1. Assinale a alternativa que melhor define o conceito de diáspora, vivida pelos negros após sua transferência forçada ao Brasil, a partir de 1550:

R: Desterrados de seu continente, separados de seus laços de relação pessoal, ignorantes da língua e dos costumes, o deslocamento dos negros foi de tal monta que acabou alterando cores, costumes e a própria estrutura da sociedade local.

Justificativa: Essa opção esta correta, pois foram fatos que ocorreram com os negros em sua transferência forçada ao Brasil em 1550.

2. (Concurso Público, adap. CESPE – 2004)

Com a queda da monarquia, em 1889, ainda que preservada a dominação oligárquica, o novo regime acaba beneficiando-se dos efeitos modernizadores, decorrentes da abolição da escravatura (1888), sobre o desenvolvimento da economia cafeeira que se dinamiza com a introdução do trabalho livre e de imigrantes europeus. Com a Primeira República, extingue-se o sistema censitário, mas os analfabetos são excluídos totalmente do direito de voto.

As primeiras pressões democratizantes buscando alterar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com