TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reação De Carboidratos Redutores

Artigos Científicos: Reação De Carboidratos Redutores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2014  •  2.548 Palavras (11 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 11

1-Conceitue coração e cite sua localização, forma e tamanho.

R: O Coração é o órgão bombeado de sangue para todo o corpo. Está situado dentro da Caixa Torácica entre os dois pulmões. Tem um forma cónica invertida, cujo vértice se encontra ligeiramente inclinado para a esquerda. Tem mais ou menos o tamanho de um punho fechado

O interior do coração está dividido em quatro cavidade: duas aurículas e dois ventrículo.As aurículas são cavidades mais pequenas do que os ventrículos e de paredes menos espessas.

As duas válvulas auriculoventriculares são nomeadas de acordo

com a forma que possuem. Assim a válvula do lado esquerdo é chamada mitral ou bicúspide e a do lado direito tricúspide.

Qualquer das válvulas auriculoventriculares só se abre no sentido aurícula-ventrículo, fechando-se no sentido inverso, de forma a evitar que o sangue volte para trás.

A metade direita do coração encontra-se dividida da metade esquerda através de um septo.

O coração é constituído por três camadas distintas: pericárdio, miocárdio e endocárdio.

Pericárdio - Conjunto de membranas que envolve externamente o coração, evitando que os seus batimentos provoquem atrito nos outros órgãos.

Miocárdio - É o poderoso músculo do coração. Encontra-se mais desenvolvido na zona dos ventrículos, especialmente no ventrículo esquerdo.

Endocárdio - É a membrana que forra internamente as cavidades cardíacas.

Veias cavas - são vasos sanguíneos que se ligam à aurícula direita, levando até ela sangue venoso. Existem as veias cavas inferiores e veias cavas superiores.

Veias pulmonares - são vasos sanguíneos que se ligam à aurícula esquerda, levando até ela sangue arterial.

Artéria pulmonar - É um vaso sanguíneo que sai do ventrículo direito, transportando sangue venoso. No seu início, à saída do ventrículo encontra-se a válvulas semilunares, impedindo que o sangue volte para trás.

Artéria Aorta - É um vaso sanguíneo de grande diâmetro, que sai do ventrículo esquerdo, transportando sangue arterial. No seu início podemos encontrar também encontrar válvulas semilunares.

2. Explique a morfologia interna do coração (átrios e ventrículos).

R: O Átrio Direito recebe a veia cava superior e inferior e o seio coronário. As veias cavas canalizam o sangue venoso sistêmico e o seio coronário retorna sangue das coronárias. A parede medial e posterior do átrio direito é o septo interatrial que separa o átrio esquerdo do direito. O assoalho do átrio direito é a valva tricúspide, que se abre no ventrículo direito.

Visto pelo lado direito, o septo atrial apresenta uma estrutura característica, a fossa oval, a qual exibe contorno saliente e região central constituída por uma lâmina delicada. A porção mais anterior dessa lâmina pode não estar completamente aderida à borda da fossa oval, constituindo o chamado forame oval patente. Esta comunicação, patente na vida intrauterina, pode também ser encontrada em até 1/4 dos adultos normais, não levando a uma passagem de fluxo da direita para a esquerda, em virtude da pressão mais elevada existente no átrio esquerdo.

Deve-se observar que a porção mais baixa do átrio direito está separada do ventrículo esquerdo, por uma porção de tecido fibroso que se continua com o septo interventricular, chamada de septo fibroso. Isso ocorre devido os diferentes níveis de implantação das valvas tricúspide e mitral. A valva tricúspide tem inserção mais apical. Isso resulta na área conhecida como septo atrioventricular.

A desembocadura do seio venoso coronário situa-se posteriormente e medialmente à desembocadura da veia cava inferior, junto à transição atrioventricular. Nessa região podem ser encontrados remanescentes de valvas venosas, sendo a de Eustáquio junto à cava inferior e a de Thebesius relacionada ao seio coronário.

A aurícula direita (ou apêndice atrial) é uma projeção da cavidade atrial em “dedo de luva”, que recobre o sulco AV à direita. A superfície interna da aurícula direita, possui traves musculares paralelas que se estendem posteriormente, a chamada musculatura pectínea, terminando em uma banda muscular transversa e bastante proeminente chamada de crista terminal.

A cavidade ventricular direita possui um formato triangular e possui 3 porções bem distintas: a via de entrada, que compreende o aparelho valvar atrioventricular, a porção trabécula ou apical, e a via de saída.

No ventrículo direito, as trabéculas são grosseiras, ocupando toda a parede livre e a superfície septal, dando um aspecto esponjoso à parede. Uma trabécula em particular, se sobressai das demais, pela forma e localização. É a trabécula septo marginal, em forma de "Y", que se situa no septo ventricular, no limite entre a porção trabécula e a via de saída. Na extremidade mais apical da trabécula septo marginal existe uma banda muscular que une o músculo papilar anterior ao septo ventricular, chamada de banda moderadora. Entre os dois "braços" da trabécula septo marginal situa-se o septo infundibular que, em continuidade com uma prega muscular situada na parede livre, constitui a chamada crista supraventricular. Esta estrutura separa a via de entrada da via de saída, distanciando a valva tricúspide da pulmonar. O tronco da artéria pulmonar emerge, portanto, suportado por um infundíbulo completamente muscular e liso. A via de saída termina na valva pulmonar, que separa o VD da artéria pulmonar.

O Ventrículo direito contém 3 músculos papilares, que se projetam para a cavidade e suportam as cordas tenderias que se ligam as bordas dos folhetos da valva tricúspide. Os folhetos por sua vez se ligam a um anel fibroso que sustenta o aparelho valvar entre o átrio e o ventrículo.

ÁTRIO ESQUERDO:

O septo atrial, visto pelo lado esquerdo, não mostra pontos marcantes. As paredes do átrio esquerdo também são mais espessas e mais lisas, estando as trabéculas restritas ao apêndice atrial que possui um formato diferente da aurícula direita, geralmente de borda chanfrada, com projeção digitiforme de sua extremidade, além de uma base mais estreita com um colo, separando mais nitidamente a aurícula do resto da cavidade atrial, ao contrário do que ocorre à direita. Quatro veias pulmonares deságuam no átrio esquerdo.

VENTRÍCULO ESQUERDO:

A cavidade ventricular

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com