TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reações De Caracterização De Carboidratos

Trabalho Escolar: Reações De Caracterização De Carboidratos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  882 Palavras (4 Páginas)  •  2.112 Visualizações

Página 1 de 4

Bioquímica

Reações de caracterização de carboidratos

Introdução

A classificação dos carboidratos é feita de acordo com o tamanho que estes assumem. São então classificados como monossacarídeos, oligossacarídeos ou polissacarídeos. Os carboidratos também podem ser encontrados em associação com outras biomoléculas, sejam elas proteínas ou lipídios, que, de uma forma geral, originam os chamados glicoconjugados. Os monossacarídeos são os mais importantes e são os formados por cinco ou seis átomos de carbono. Por serem moléculas muito ricas em grupamentos hidroxila (-OH), os monossacarídeos podem ser facilmente desidratados por ação de ácidos fortes concentrados, como o ácido sulfúrico (H2SO4). O ácido rompe facilmente as ligações presentes em moléculas de polissacarídeos, quebrando-os e fornecendo seus monossacarídeos. Por sua vez, são desidratados e podemos ter como produto: o furfural , quando o monossacarídeo desidratado for uma pentose, e o hidroximetilfurfural quando for uma hexose.

A reação de Benedict é um reagente químico de cor azulada, geralmente usada para detectar a presença de açúcares e açúcares redutores, nos quais se incluem glicose, galactose, lactose, maltose e manose. Reagente de Benedict consiste de uma solução de sulfato cúprico em meio alcalino (com muitos íons OH-); A capacidade que esses compostos apresentam de reduzir íons metálicos em soluções alcalinas é um bom método de identificação desses compostos. A reação do princípio da

prova de Benedict, baseada na redução de íons Cu 2+ a Cu +, com formação de um precipitado vermelho ou amarelo:

A reação de Molisch identifica à presença de carboidratos em uma solução a (solução etanólica de αnaftol 5g/100 ml) sob a ação de ácido sulfúrico concentrado leva a formação de compostos furfúricos a partir dos carboidratos. Os compostos furfúricos reagem com o naftol formando um produto condensado colorido. Tanto o furfural quanto o HMF são substâncias incolores, impedindo que a reação seja visualizada. Para resolver esse problema, adiciona-se um composto fenólico ao meio (alfa-naftol, conhecido como reativo de Molisch). O fenol reage como os produtos incolores, e provoca o aparecimento deum anel de coloração lilás.

Parte Experimental

Reação de Molisch

Em dois tubos de ensaio foram adicionados 1,0 mL de proteína. Em seguida foram colocados nos tubos de ensaios 04 gotas de Reagente de Molisch, e foi feita a homogeneização. Logo após foi acrescido, nos tubos 1,0 mL de ácido sulfúrico, após aproximadamente 5 minutos observamos a formação de um anel violeta no meio da solução. Depois de homogeneizar, o anel se desfez e a solução obteve um aspecto de roxo bem forte, significa uma relação positiva, ou seja, a solução sofreu redução.

Reação de Benedict

Foram separados dois tubos de ensaios com 1,0 mL de glicose e 1,0 mL de sacarose, em seguida foi acrescentado 1,0 mL de Reagente de Benedict em cada tubo, logo após os dois tubos foram aquecidos por 5 minutos em banho maria a aproximadamente 100°C. Após passar os 5 minutos observamos a mudança de cor. A sacarose permaneceu com a cor azulada, não houve redução (reação negativa) já a glicose obteve a cor vermelho tijolo (reação positiva), ou seja, houve redução.

Resultados e Discussão

Segundo a Reação de Benedict utilizada para identificar carboidratos redutores, que possuem grupos aldeídos ou cetonas livres ou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com