TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reações Quimicas

Casos: Reações Quimicas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2013  •  275 Palavras (2 Páginas)  •  503 Visualizações

Página 1 de 2

PROCEDIMENTO 4

Adicionando KMnO4 (0,02 mol L-1), que é um líquido de coloração roxa, em uma solução de água oxigenada (2mL), observou-se que ao iniciar a reação, a mistura adquire uma coloração amarronzada. A equação da reação é:

2KMnO4(aq) + 3H2O2(aq)  2MnO2(aq) + 2K+(aq) + 3O2(g) + 2OH-(aq) + 2H2O(l)

Sabendo que um dos produtos da reação é o sal MnO2, e o que dá a cor às soluções aquosas dos sais formados pelos metais do bloco B da tabela periódica, chamados de metais de transição, é a carga que cada um adquire quando se oxida ou se reduz. Uma vez que o Mn é um metal de transição, verificou-se que seu NOX reduziu de +7 para +4. A tabela abaixo mostra as cargas que o Mn pode ter com determinadas cores:

Cargas do Mn Coloração da solução

+7 Roxa ou violeta

+6 Verde

+4 Marrom

+2 Incolor ou levemente rosa

Assim, O NOX do magnésio do produto no óxido de magnésio é +4 e, ao comparar com a tabela, podemos ver que a coloração da carga de Mn +4 é marrom, explicando, portanto, a cor da solução.

Em seguida, adicionaram-se duas gotas de ácido sulfúrico (H2SO4) na solução e observou-se que houve um descoramento do permanganato, a solução se tornou incolor. A reação está expressa na seguinte equação:

2MnO2(aq)+ 2K+(aq)+ 3O2(g)+ 2OH-(aq)+ 2H2O(l) + 3H2SO4(aq)K2SO4(aq)+ 2MnSO4(aq)+ 8H2O(l)+ 5O2(aq)

Pela equação percebemos que novamente houve redução do NOX do Manganês de +4 para +2. Assim, ao comparar o novo valor do NOX do Mn com a tabela, acima, é possível perceber que íons do Mn com NOX +2 tem características de coloração incolor, o que explica o descoramento da solução de óxido de magnésio com ácido sulfúrico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com