TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rebitagem Manual

Artigo: Rebitagem Manual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  526 Palavras (3 Páginas)  •  975 Visualizações

Página 1 de 3

Escola SENAI “Mariano Ferraz”

FERRAMENTAS

MANUAIS

PARA

REBITAGEM

SÃO PAULO

2014

CONCEITO DE REBITAGEM E SEUS USOS

Rebitagem ou "Clinch" é um processo para unir chapas através de deformação sem elementos adicionais, usando ferramentas especiais e assim obtendo uma união mecânica entre as chapas.

A rebitagem é usada principalmente na indústria automotiva, de linha branca e eletroeletrônica, onde substitui em muitos casos a soldagem a ponto. A rebitagem é um processo de deformação a frio, não requer corrente elétrica ou resfriamento de eletrodos normalmente associados com soldagem a ponto. Também não produz faíscas, vapores ou fumos.

Adicionalmente, a força de uma união por rebitagem pode ser verificada de forma não destrutiva, usando um instrumento de medição simples, para verificar a espessura resultante no fundo da união e o diâmetro do botão produzido de acordo com o tipo de ferramenta utilizada. A vida útil das ferramentas de rebitagem está próxima de uma centena de milhar de ciclos, o que é considerado um processo muito econômico.

Um beneficio adicional do processo de rebitagem é sua capacidade de unir chapas pré-pintadas, normalmente utilizadas na indústria de linha branca, sem afetar a superfície pintada ou galvanizada. A rebitagem também está voltada a um meio importante para unir chapas de alumínio, como por exemplo capô de automóvel, pela dificuldade de soldar a ponto o alumínio.

REBITE: CONCEITO, TIPOS E APLICAÇÕES

O rebite é formado por um corpo cilíndrico e uma cabeça. É usado para fixação permanente de duas ou mais peças. Os elementos de fixação, uma vez instalados, não podem ser retirados sem que fiquem inutilizados.

Um rebite compõe-se de um corpo em forma de eixo cilíndrico e de uma cabeça. A cabeça pode ter vários formatos. Os rebites são peças fabricadas em aço, alumínio, cobre ou latão. Unem rigidamente peças ou chapas, principalmente, em estruturas metálicas, de reservatórios, caldeiras, máquinas, navios, aviões, veículos de transporte e treliças.

 TIPOS DE REBITES E SUAS APLICAÇÕES

 MEDIDAS CONSTANTES DOS REBITES

A fabricação de rebites é padronizada, ou seja, segue normas técnicas que indicam medidas da cabeça, do corpo e do comprimento útil dos rebites.

Comprimentos úteis padronizados: de 10 até 150 mm (L)

Diâmetros padronizados: de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com