TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reciclagem de resíduos animais Agro Indústria Matão Ltda

Pesquisas Acadêmicas: Reciclagem de resíduos animais Agro Indústria Matão Ltda. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/7/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.284 Palavras (18 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 18

1. INTRODUÇÃO

O crescimento dos grandes centros urbanos mudou os hábitos dos consumidores, introduzindo no mercado novas necessidades, levando aos agropecuaristas a repensar as formas de atender a esse mercado, criando estrutura capaz de processar e transformar suas matérias primas, a fim de melhorar a logística de comercialização de seus produtos e de torná-los mais práticos, acessíveis e facilitar a manipulação e armazenagem dos mesmos para o consumidor final.

Devido às mudanças de hábitos de consumo, surge uma preocupação maior relacionada às questões ambientais, principalmente com relação à reciclagem.

A palavra reciclagem está relacionada a produtos como vidros, plásticos, metais e papeis. Entretanto existem outros produtos diferentes destes que sofrem este processo. A reciclagem de resíduos de origem animal se enquadra nesta situação, sendo pouco conhecida pela sociedade, mas possuindo uma função importante no meio ambiente, e também econômico para o setor, pois estimula as empresas a criar soluções para total aproveitamento dos subprodutos de origem animal.

Estes resíduos são resultado do abate de animais para o consumo humano que se acumulam em quantidades significativas causando problemas sanitários e ambientais. São geralmente gerados em áreas urbanas e podem causar impactos indesejáveis pelo alto teor orgânicos que contêm. Esses resíduos são normalmente denominados de resíduos de origem animal (ROA) e podem ser convertidos em produtos como sebos e farinhas de carne e ossos em plantas industriais conhecidas como Graxarias.

Dentro deste contexto, a Agro Indústria Matão Ltda, contribui no desenvolvimento de matérias primas para diversos segmentos industriais, utilizando produtos provenientes dos mercados pecuarista e agrícola.

2. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

A empresa Agro Indústria Matão Ltda. atua no segmento de agroindústria no ramo de reciclagem de subproduto animal há 30 anos. Fundada pelo sócio Walcy Ballista, possui uma estrutura exclusivamente familiar.

Localizada no município de Matão no estado de São Paulo, atualmente conta com 30 colaboradores e dedica-se a produzir farinha de carne e ossos e sebo também conhecido como gordura animal.

A farinha de carne e ossos é utilizada como ingrediente na formulação de diversos tipos de rações destinada, principalmente, à avicultura, suinocultura e ao pet foods, pois garante excelente fonte de proteínas, cálcio, fósforo, vitaminas e aminoácidos além de apresentar um índice de digestibilidade excelente que garante ao animal ganho de peso rapidamente.

O sebo é constituído por triglicerídeos composto principalmente por ácidos palmítico, esteárico e oléico que são utilizados como matéria-prima de indústrias farmacêutica, cosmética, higiene e limpeza, oleoquímicas, além de formulação de rações. Novas alternativas de utilização vem sendo pesquisadas levando em conta a mudança de mercado e novos destinos estão sendo dados ao sebo como a utilização em biodiesel e biogás.

Sempre levando em conta essas mudanças de mercados e novas tecnologias a empresa passa por um processo de adequação aos padrões nacionais e internacionais de produção levando em conta aspectos da bioseguridade e sustentabilidade que são exigências atuais de mercado e de órgãos fiscalizadores.

2.1. Declaração da Missão, Visão e Valores

Muitas vezes e principalmente nas Micro e Pequenas empresas, vemos que possuem a sua missão, visão e valores, porém esses não são declarados, não estão expostos e nem sempre são claros na mente de todos os colaboradores da empresa.

A missão, nada mais é do que o porquê da existência da empresa, a sua proposição, ou seja, a empresa foi criada para atender quais necessidades? Nada

mais é do que o propósito de existência da organização.

“A missão é a expressão da razão de existência da organização, é a função que ela desempenha no mercado, de modo a tornar útil a sua ação, justificar seus lucros do ponto de vista dos acionistas e da sociedade em que atua”. (LOBATO, MOYSÉS FILHO, TORRES e RODRIGUES, 2009 p.68)

Essa declaração deve ser sintética, clara e objetiva de forma individualize e diferencie a empresa das outras no mesmo ramo e mercado de atuação. A missão deverá descrever qual é o negócio da empresa, quem são seus clientes, quais suas vantagens competitivas e qual a sua contribuição para a sociedade. Nada mais é do que a determinação do motivo central do porque daquele negócio existir, em sua forma mais sincera e profunda.

A missão da empresa é atender com excelência nossos clientes, investindo no aprimoramento de novos meios de produção, garantindo sempre a alta qualidade dos produtos, tendo sempre em vista o cuidado com o meio ambiente e o bem estar de nossos colaboradores sempre tentando lhes assegurar melhor qualidade de vida

Uma vez definido o que é a empresa e para que ela existe, precisamos determinar o seu horizonte, o seu caminho, onde queremos chegar. A visão da empresa é a explicação do que ela tem por objetivo de posicionamento para o seu futuro. Sendo ainda a tradução da maneira pela qual ela deseja ser vista, bem como algo que seja motivador e tangível e possível de ser alcançado.

Garantir o crescimento sólido da empresa assegurando a qualidade na fabricação dos produtos e firmando sua marca no mercado interno além de abrir portas para o ingresso no mercado externo nunca abrindo mão da confiança de um grupo familiar é a visão da Agro Indústria Matão Ltda.

Outro fator empresarial a ser considerado são os valores da empresa. Os valores são os fundamentos éticos e morais que são considerados importantes em nossas vidas, ou seja, aquilo que damos importância. Os valores são nossas crenças e está fortemente enraizado nas pessoas. Esses valores pessoais são utilizados para definir os valores organizacionais, que servirão de base para direcionar o comportamento dos indivíduos dentro da empresa, focando na sociedade, no meio ambiente e nas pessoas.

Os valores que norteiam as decisões da empresa Agra Indústria Matão Ltda são:

Fornecer nossos produtos sempre com qualidade e com o maior valor possível para nossos clientes, conquistando e mantendo dessa forma seu respeito e sua lealdade.

1. Participar dos campos de interesse que ampliem nossas tecnologias, competências e os interesses dos clientes, que ofereçam oportunidades para crescimento contínuo e que nos permitam fazer uma contribuição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.5 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com