TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reciclagem e Reutilização - Repensando atitudes

Artigo: Reciclagem e Reutilização - Repensando atitudes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2014  •  Artigo  •  321 Palavras (2 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 2

Reciclagem e Reutilização - Repensando atitudes

Todo dia as pessoas jogam fora pacotes de biscoitos, papéis, saquinhos, latas, restos de comida e muito mais. Mas quase ninguém pensa onde esse montão de coisas vai parar.

O lixo que sai de nossas casas forma uma montanha de entulho, ocupa espaço e às vezes até pode causar doenças. Muitos objetos demoram séculos para se desmanchar e desaparecer.

E a maior parte das coisas que jogamos fora poderia ser reaproveitada. Podemos reutilizar muitos dos materiais que normalmente vão para o lixo. Embalagens plásticas ou de vidro podem ser usadas na confecção de objetos artísticos, brinquedos, objetos de uso doméstico, entre outros. Além da contribuição que proporciona ao ambiente, a reutilização pode gerar renda a muitas pessoas. Doar e reformar os móveis e roupas também são iniciativas muito bem-vindas. Sem todo esse desperdício, haveria menos poluição no planeta, menos enchentes e mais árvores seriam preservadas. Enfim, viveríamos melhor e a natureza nos agradeceria.

Depois de passas por processos especiais, papéis, vidros, latas, plásticos e outros materiais podem ser reaproveitados, ou seja, reciclados.

Só para se ter uma idéia, a reciclagem de uma tonelada de papel salvaria 40 árvores adultas. Aqui no Brasil consumimos cerca de 5 milhões de toneladas de papel por ano.

Reciclar e reutilizar são formas de reaproveitamento de materiais que revelam bom senso e melhoram a qualidade de vida no planeta, além de poupar a natureza e economizar recursos financeiros e energia.

Quando se trata de melhorar a qualidade de vida e proteger o ambiente devemos pensar globalmente e agir localmente. Em nossas ações, é necessário:

Reduzir = deter o consumo desenfreado e evitar desperdícios, reduzindo o volume de lixo.

Reciclar = reaproveitar na indústria metais, plásticos, vidros, papéis e restos orgânico.

Reutilizar = só jogar no lixo aquilo que não pode ser reutilizado de forma alguma. Aproveitar sucata, doar objetos, reformar roupas e utensílios.

Repensar = encarar a questão do lixo como um problema que afeta a todos nós.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com