TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reciclando Ideias

Ensaios: Reciclando Ideias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  1.232 Palavras (5 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Lucimara R. Biaggioni – 3314512254

Luzia de Fátima de Faria Felizardo – 2626479126

Maria José Dos S. Carvalho – 3327015474

“Projeto Educativo- Reciclando as Ideias”

“Projeto Multidisciplinar III”

Trabalho apresentado à Maria Clotilde Bastos para avaliação parcial da disciplina de Projeto de Multidisciplinar III 4º semestre, do curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera UNIDERP, polo de São José dos Campos.

São José dos Campos – SP

2013

Sumario

1. Resenha (“Projeto: uma nova cultura de aprendizagem”) .............................04

2. Síntese (“Projeto educativo e sua relevância em educação”)........................06

3. A escolha do Tema.......................................................................................08

4. Projeto educativo: RECICLANDO AS IDÉIAS............................................09

4.1. Recursos Disponíveis.......................................................................10

5. Bibliografia....................................................................................................11

1. Resenha

(“Projeto: uma nova cultura de aprendizagem”)

O trabalho com projeto é uma metodologia de ensino que envolve os alunos em investigações de problemas atrativos, que geram resultados originais. Os projetos que apresentam mais oportunidades de ensino em sala de aula podem variar muito em termos de tema e abrangência e podem ser apresentados em quase todas as séries.

Métodos de ensino direto que dependem de apostilas, aulas e avaliações tradicionais não funcionam bem no mundo interdisciplinar e aberto do ensino com projeto. Em vez disso, os professores atuam mais como orientadores e modeladores e menos informantes. O professor precisa realmente estar disposto a assumir riscos para superar os desafios iniciais.

Trata-se de uma nova cultura do aprendizado que não se fará por reformas ou novos métodos e conteúdos definidos por especialistas que pretendam impor melhorias ao sistema educacional vigente. É uma mudança radical, que deve tornar a escola capaz de:

Atender às demandas da sociedade; considerar as expectativas, potencialidades e necessidades dos alunos;

Ter espaço para que professores e alunos tenham autonomia para desenvolver a aprendizagem de forma cooperativa, com trocas entre si e liberdade responsável;

Ter capacidades de trabalhar em equipe, tomar decisões e resolver problemas relacionados com situações contextuais;

Desenvolver a habilidade de aprender a aprender, de forma que cada um possa reconstruir o conhecimento, integrando conteúdos e habilidades segundo o seu universo de conceitos, estratégias, crenças e valores;

As novas tecnologias não apenas para expandir o acesso à informação atualizada, mas principalmente para promover uma nova cultura do aprendizado.

Portanto, é preciso compreender o que vem a ser o trabalho com projetos, entender que o trabalho envolve o descobrir ou produzir algo novo e a busca de respostas para as questões ou problemas que já existe, ou seja, que o projeto deverá partir de uma problemática.

2. Síntese

(“projeto educativo e sua relevância em educação”.)

A aprendizagem por projetos ocorre por meio da interação e articulação entre conhecimentos, conexões que se estabelecem a partir dos conhecimentos cotidianos dos alunos, sendo expectativas, desejos e interesses, construção de conhecimentos científicos, portanto sem fragmentação disciplinar. Cabe ao professor provocar a tomada de consciência sobre os conceitos dos projetos e sua respectiva formalização, mas é preciso empregar o bom-senso para fazer as intervenções no momento apropriado.

O professor que trabalha com projetos de aprendizagem respeita os diferentes estilos de trabalho dos alunos desde o inicio do planejamento, escolha do tema e respectiva resolução a ser investigada e concluída. Não é o professor quem planeja para os alunos executarem, ambos são parceiros e sujeitos de aprendizagem, cada um atuando segundo o seu papel e nível de desenvolvimento.

O professor é o consultor, articulador, mediador, orientador, especialista e facilitador do processo em desenvolvimento pelo aluno. A criação de um ambiente de confiança, respeito às diferenças e reciprocidade, encoraja o aluno a reconhecer os seus conflitos e a descobrir a potencialidade de aprender a partir dos próprios erros.

A interdisciplinaridade oferece uma nova postura diante do conhecimento, uma mudança de atitude em busca do contexto do conhecimento, em busca do ser como pessoa integral. A interdisciplinaridade vai garantir a construção de um conhecimento globalizante, rompendo com os limites das disciplinas. No entanto é preciso mais empenho dos órgãos responsável (órgãos da educação, escola, professores, alunos, comunidade escolar entre outros).

A partir de uma mudança pessoal e profissional é que se começa a refletir sobre a mudança da escola para uma escola que incentive a imaginação criativa, favoreça a iniciativa, a espontaneidade, o questionamento e a inventividade, promova e vivencie a cooperação, o diálogo, a partilha e a solidariedade.

Mas para transformar o sistema educacional é preciso que essa reciprocidade extrapole os limites da sala de aula e envolva todos que constituem a comunidade escolar: dirigentes, funcionários administrativos, pais, alunos, professores e a comunidade na qual a escola encontra-se inserida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com