TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recomendações nutricionais para diabetes mellitus

Seminário: Recomendações nutricionais para diabetes mellitus. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  Seminário  •  404 Palavras (2 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 2

Recomendações Nutricionais para Diabetes Mellitus

O diabetes constitui, atualmente, um dos mais importantes problemas de saúde em todo o mundo, principalmente nos países em desenvolvimento.

Caracterizado pelo aumento das taxas de açúcar no sangue, devido à deficiência ou ausência na produção ou mesmo devido a resistência a ação da insulina, hormônio produzido pelo pâncreas, o diabetes representa um dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares.

O diabetes mellitus pode ser classificado como:

Diabetes tipo 1: conhecido como diabetes juvenil, ou insulino dependente pois geralmente aparece antes dos 30 anos de idade, é caracterizada pela impossibilidade do organismo em produzir insulina, necessitando esses pacientes de suplementação freqüente desse hormônio. Geralmente os pacientes são magros e o início dos sintomas ocorre de forma repentina, com perda de peso, aumento do apetite , da sede e do volume urinário.

Diabetes tipo 2: também conhecido como não insulino dependente, forma mais frequente, representando 80% dos casos, quase sempre associada à obesidade. Caracteriza- se inicialmente por resistência à ação da insulina e posteriormente por redução da sua produção, levando a alterações no metabolismo de carboidratos. O controle desse tipo de diabetes pode ser através de dieta, regulando-se a ingestão de carboidratos ou com introdução associada à dieta, de medicamentos, como hipoglicemiantes orais. Não são absolutamente dependentes de insulina.

A orientação nutricional é um dos principais aspectos no tratamento do diabete, sendo a dieta um componente de grande importância para o controle da doença.

O principal objetivo da conduta dietoterápica, é auxiliar o paciente com diabete a manter a glicemia o mais próximo possível do valor normal, manutenção do peso ideal e atender às necessidades de calorias e nutrientes .

O plano alimentar do paciente diabético visa uma maior restrição no consumo de carboidratos.

Os carboidratos são classificados em simples e complexos. Os carboidratos simples : glicose, sacarose, frutose, maltose e lactose são encontrados no mel, açúcar e doces em geral, nas frutas, sendo a lactose encontrada exclusivamente no leite e derivados.

Os carboidratos complexos: amido, maltodextrina, celulose e hemicelulose, são encontrados nos cereais, massas, pães e tubérculos (mandioca, mandioquinha, cará, etc), grãos, sementes e legumes respectivamente.

Devido a absorção intestinal dos carboidratos simples ser muito rápida, devemos restringir o consumo, para que não ocorra aumento brusco da glicemia. Recomendamos que substitua esses por adoçantes e preparações dietéticas. Os adoçantes indicados são: ciclamato, sacarina, aspartame, sucralose e acessulfame K. Já a frutose tem o mesmo valor calórico do açúcar, não sendo recomendada o seu consumo como adoçante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com