TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Hidricos

Dissertações: Recursos Hidricos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  2.586 Palavras (11 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 11

Recursos Hídricos

Recursos hídricos, quais são e para que servem? São os nossos recursos naturais renováveis, que dão sustentação para os seres vivos. Estão distribuídos por boa parte do mundo, são eles os mantos aqüíferos subterrâneos, rios, lagos, lagunas... Ou seja, águas superficiais e subterrâneas que estejam disponíveis para a nossa utilização. Nosso planeta é composto de mais água do que terra, porém somente 3% dessa água que nos rodeia é potável, e apenas 1,5% está ao nosso alcance.

A hidrografia Brasileira é formada por várias bacias hidrográficas, contendo um alto potencial hidráulico por que a maioria dos nossos rios são rios de planalto, o que nos permite a geração de energia elétrica. O Brasil possui a maior reserva de água potável do mundo, 12%. Temos a bacia Amazônica, a bacia de São Francisco e a bacia Platina. Explicarei cada uma delas abaixo:

Bacia amazônica:

É a maior bacia hidrográfica do mundo, drenando boa parte do território nacional. O maior rio do mundo é o Amazonas, representando 72% de todo o volume de água encontrado no Brasil.

Bacia São – Franciscana:

É a maior bacia exclusivamente brasileira, ganhando o apelido de ‘‘nilo brasileiro’’ por causa do seus grande volume de água inclusive em grandes períodos de seca, banhando grande parte da região Nordeste do nosso país. Recebeu o apelido de rio integração Nacional por que permite a integração socioeconômica das duas regiões mais populosas do País, a região Sudeste e Nordeste do Brasil. É de grande importância, pois representa alto potencial para a nossa agricultura e para a geração de energia elétrica.

Polemica: A transposição das águas do Rio São Francisco. Há um antigo projeto do governo Federal para tentar amenizar a seca, que tem como proposta transportar parte das águas do rio para regiões do Nordeste que sofram com a seca. Seriam dois eixos: norte e leste, que transportariam águas para regiões que não são abastecidas. O eixo norte seria a partir da cidade de cabrobó, onde seriam bombeados 99m³/s e o eixo leste seria a partir do lago Itaparica, onde sairiam 28m³/s de água. O que acabaria interferindo na dinâmica natural do rio.

Bacia Platina:

Bacia fundamental para o Brasil devido ao seu alto potencial hidrelétrico. Tem sua formação através dos rios Paraná, Paraguai e Uruguai. É lá que se localiza a usina de Itaipu, que tem quase toda a produção de energia consumida pelo Brasil.

Poluição Hídrica, Impactos Ambientais

Nosso planeta é rodeado com 70% de água, sendo que 97% dessa água vêm do mar, 2% é gelo ou neve e menos de 1% é própria para o nosso consumo. Sabemos que a água é um recurso renovável, mas devido à forma que a utilizamos, sem pudor, desencadeando o consumo desenfreado, não promovendo a sustentabilidade e agredindo ao meio ambiente, vemos um quadro alarmante sobre o futuro da nossa água e de futuras gerações. Financiamos o mau consumo, a poluição e o desperdício. Tudo isso gerado por uma má fiscalização, falta de conscientização e também de informação.

Graves Impactos Ambientais

1. Indústrias

Um dos grandes causadores de poluição são as indústrias. Embora tenha tido um grande avanço ao se falar em filtros atmosféricos, vemos em contrapartida um retrocesso ao se falar no despejo de resíduos químicos e industriais. Isso tem feito do Brasil um poluidor de suas águas, desencadeamento e alarmando a poluição hídrica.

2. Agricultura

A agricultura vem fazendo parte dessa poluição hídrica ao exceder o consumo da água em suas irrigações e a construção de aqüíferos, onde é liberado um espaço que vai da superfície até a água liberada nos aqüíferos, onde depois são despejados pesticidas e agrotóxicos no local exposto, contaminando a sua água subterrânea.

3. Pecuária

Com o excessivo uso de água na hora do abate e corte do boi, e também na água para os animais.

4. Minérios

O mercúrio que é utilizado para retirar os minérios da água dos rios acaba contaminando a água e com isso também prejudicando populações próximas a esse rio, que muitas vezes dependem seu sustento e alimentação a isso.

5. Domésticos

A falta de tratamento do saneamento urbano, onde apenas 25% do esgoto do Brasil é tratado. O uso excessivo e desmedido de água em casa.

6. Barragens

Os muros que são construídos para barrar a água, para a produção hidrelétrica e uso da irrigação, destruindo habitats e saturando pontos hídricos.

7. Lixões

Os lixões na cidade que liberam gás metano e chorume, que infiltram no solo alcançando o lençol freático poluindo e contaminando essa área, podendo chegar até rios.

8. Diversos fatores

Aquecimento global, má distribuição, aumento da população, contaminação e desmatamento.

Possíveis Soluções

- Investir nas estações de tratamentos de água residual, ou seja, tratar os resíduos da água.

- Indústrias com o uso mais consciente da água, quem sabe reutilizando essa água.

- Sistemas de irrigação mais inteligentes, como o gotejamento.

- Uma população mais informada, consciente, onde nossos órgãos cumprissem com suas obrigações na hora da fiscalizam, como também em campanhas e planejamentos para a diminuição desse consumo.

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com