TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Referencias Para Artigos Cientificos

Trabalho Universitário: Referencias Para Artigos Cientificos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  424 Palavras (2 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 2

ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA

Autor Análise bibliográfica

BRAVO, Maria Inês Souza. Serviço Social e reforma sanitária: lutas sociais e práticas profissionais/.2.ed. São Paulo, Cortez, 2007.

Este livro aborda o serviço social e a reforma sanitária. Sendo assim, os assistentes sociais, em diversas oportunidades, se debatem em torno de duas concepções, duas teses sobre a natureza e o processo da gênese do Serviço Social. Partindo disso, o Assistente social é o profissional qualificado que, privilegiando uma intervenção investigativa, através da pesquisa e análise da realidade social, que atua na formulação, execução e avaliação de serviços, programas e políticas sociais que visam a preservação, defesa e ampliação dos direitos humanos e a justiça social.

SANTINI, Maria Angela. Políticas Sociais III. Serviço Social / São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009. Este livro aborda a Política Nacional de Assistência Social é considerados serviços de proteção social básica aqueles que potencializam a família como unidade de referencia, visando a convivência, a socialização, o acolhimento e o protagonismo dos usuários. Sendo assim, cabe cada profissional de assistente social saber até onde possa se envolver com os problemas familiares que buscam assistência dentro da unidade de saúde.

HORVATH JÚNIOR, Miguel. Direito previdenciário. Barueri: Manole, 2011. 156p. (Coleção sucesso concursos públicos e OAB).

Através do debate do Serviço Social contemporâneo é uma realidade, mas também é verdade que a evolução da profissão, da sua prática, da sua produção teórica, do seu instrumento técnico-operativo, da sua postura e participação nas instituições públicas, e o surgimento de novas organizações empregadoras de assistentes sociais, tudo isto permite distinguir e distanciar a profissão na atualidade, demarcada da sua gênese.

Inicialmente a assistência social foi configurada e destinada para atender as necessidades básicas das pessoas, por meio da proteção à família, à maternidade, á infância, à adolescência, á velhice e à pessoa com deficiência.

Contudo, os serviços e benefícios da assistência social são destinados à população que não tem condições de prover o próprio sustento de forma permanente ou provisória, independentemente de contribuição á seguridade social.

MOSCOVICI, Felá. Desenvolvimento interpessoal. Treinamento em grupo. 11.ed. Rio de Janeiro: Jose Olympio, 2001.

Cabe o profissional de Assistente Social buscar de forma clara e objetiva a forma como fazer a comunicação com as famílias que são atendidas por ela. Por outro lado, daí a função primordial do fenômeno da percepção no processo de comunicação humana, principalmente, quando a família busca atendimento na área de saúde.

É importante ressaltar para que haja uma boa comunicação entre o assistente social e a família, precisa trabalhar o relacionamento interpessoal entre si, principalmente dentro da própria instituição de saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com