TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reflexão sobre a abordagem Sistêmica na Negociação

Por:   •  19/9/2013  •  Seminário  •  396 Palavras (2 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

Etapa 1

Aula-tema: Reflexão sobre a abordagem Sistêmica na Negociação.

a) Após consenso da equipe, os 4 (quatro) conceitos de negociação escolhidos são:

1 - Negociação:É a arte de alcançar um acordo,resolvendo as diferenças por meio do uso da criatividade.Envolve dois lados que tentam chegar a um acordo,uma solução que idealmente deixará ambas as partes felizes"a clássica solução ganha-ganha"

(Livro Negociação Conceito e Aplicações Práticas-Dante Martinelli;Flávia Angeli Ghisi;Talita Mauad Martins)

2 - Negociação:É comunicação.

(Livro Como conduzir discussões e negociações-Louis Laurent)

3 - Negociação:Serve para criar algo novo que nenhuma das partes poderia fazer por si só,ou para resolver um problema ou uma disputa entre as partes.

(Fundamentos da Negociação 2º Edição-Roy L.Lewicki;David M.Saunders;John W.Minton)

4 - Negociação:É um processo de tomada de decisão conjunta.É comunicação direta ou implícita,entre indivíduos que estão tentando chegar a um acordo para benefício mútuo.(www.ppgia.pucpr.br)

b) Após discutir as respostas que cada aluno deu no Passo 2 e após consenso da equipe, apresentamos o resumo para as respostas das questões 2 e 3 do passo 2.

2. Você considera ser mais fácil ou ser mais difícil ter que negociar com pessoas da família e bem próximas a você? (justifique sua resposta) Exemplo: Ter que negociar algum assunto importante com o cônjuge, com os filhos, com os pais ou com algum amigo íntimo (seja uma viagem, uma aquisição, definir alguma prioridade doméstica,mudança no emprego ou de cidade etc.).

Nós consideramos mais fácil negociar com pessoas da família,cônjuges ou amigos,justamente pelo fato da convivência e da proximidade,você acaba sabendo o que a pessoa espera ou precisa e pelo fato da intidade achamos mais fácil de se chegar a um acordo que seja bom para os dois lados,afinal a intenção é que todos ennvolvidos na negociação ganhem.

3. O fato de ter intimidade e proximidade auxilia ou prejudica o processo de negociação? Se fosse negociar o mesmo assunto com alguém desconhecido, sua postura ou atitude seria diferente em algum aspecto? O que seria igual?

O fato da proximidade auxilia o processo de negociação,justamente por você conhecer muito bem a pessoa com quem vai negociar;saber as necessidades e o que ela está buscando.Se fossemos negociar o mesmo assunto com alguém desconhecido nossa atitude seria diferente,pois teríamos que nos informar muito bem sobre a pessoa que iríamos negociar;sobre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com